Prefeitura anuncia criação do Coro Juvenil de Goiânia

Seleção dos integrantes está prevista para fevereiro de 2018. Novo grupo será o quarto a integrar a rede de música de concerto sob a coordenação do município

Postado em: 25-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura anuncia criação do Coro Juvenil de Goiânia
Seleção dos integrantes está prevista para fevereiro de 2018. Novo grupo será o quarto a integrar a rede de música de concerto sob a coordenação do município

A Prefeitura de Goiânia lançará, em 2018, seu mais novo grupo musical: o Coro Juvenil de Goiânia. O anúncio foi feito pelo regente da Orquestra Sinfônica do município, maestro Eliseu Ferreira. O novo coro se somará aos outros três grupos de música sinfônica existentes na Capital, e, segundo o maestro, já são referência nacional na área. 

Com 48 integrantes, o Coro Juvenil de Goiânia será um grupo de formação de cantores profissionais, com idade entre 18 e 35 anos. O início da seleção dos alunos está previsto para o mês de fevereiro do ano que vem, e os detalhes para a inscrição ainda serão divulgados pela Prefeitura. “A ideia é possibilitar essa formação específica de canto em coral”, explicou Eliseu Ferreira. “Com o novo grupo, completaremos o leque de possibilidades nas áreas de atuação da música sinfônica em Goiânia, que já é referência nacional em termos de música de concerto”, completou. 

Continua após a publicidade

Sob a coordenação do município, Goiânia conta atualmente com três grupos musicais: a Banda Juvenil de Goiânia, a Camerata Juvenil de Goiânia e a Orquestra Jovem Municipal Maestro Joaquim Jaime. Ao todo, 215 músicos, incluindo a Orquestra Sinfônica, integram a rede de música de concerto em Goiânia. Juntos, esses grupos já realizaram mais de 50 concertos e apresentações em 2017. 

Rede Municipal de Núcleos Musicais

O maestro Eliseu Ferreira também destacou que, no próximo ano, a Prefeitura pretende fortalecer a Rede Municipal de Núcleos Musicais. O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Goiânia (Secult) e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), visando a oportunizar a crianças, adolescentes e jovens o contato com a música de forma mais efetiva.

“Para isso, atuaremos em escolas municipais, centros comunitários, casas de cultura e igrejas buscando levar ao maior número possível de pessoas o contato com a música”, afirmou o maestro. “Já iniciamos as atividades em quatro escolas da rede municipal, número que pretendemos quadruplicar em 2018”, falou. “A ideia da Rede Municipal de Núcleos Musicais é justamente fazer com que o trabalho seja pensado como uma rede, com práticas pedagógicas e filosofias que agreguem músicos, professores, alunos, pais e comunidade, sempre levando e, consideração as mudanças na sociedade em todos os aspectos”, finalizou.  

Veja Também