Orquestras encerram temporada de 2017

Concertos trazem canções que agradam o público, além do espírito natalino do mês de dezembro

Postado em: 19-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Orquestras encerram  temporada de 2017
Concertos trazem canções que agradam o público, além do espírito natalino do mês de dezembro

GABRIELLA STARNECK e GUSTAVO MOTTA*

Continua após a publicidade

Com o fim do ano se aproximando, a Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta Natal em Concerto no encerramento da temporada 2017, na terça-feira (19) e na quarta-feira (20), às 20h no Teatro Sesi.  Em uma noite de encanto, magia e muita emoção, o evento vai proporcionar, além das músicas favoritas do público, canções que remetem ao espírito natalino, sob regência do maestro Eliseu Ferreira. A programação ainda conta com participação do Coro Sinfônico de Goiânia. 

Na mesma noite, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se apresenta em conjunto com a Orquestra Sinfônica Jovem Pedro Ludovico e a Banda Sinfônica Jovem de Goiás, às 20h no Teatro Basileu França. O concerto vai ter regência dos maestros Eliel Ferreira, Leonardo Caire e Leonardo Labrada, com participação de Helena Vilela ao piano.

‘Natal em Concerto’

Segundo Eliseu Ferrreira, o intuito do concerto é convidar as pessoas a refletirem e pensarem sobre a união das pessoas em torno do bem comum, em questões humanas. “Mais do que comércio, o que a gente busca mais é esse lado humano”, completa o maestro. O intuito do evento é festejar a noite com o público que, neste ano, acompanhou mais os concertos. “A comunidade voltou a comparecer às apresentações. Por causa da diversidade do repertório, o público tem respondido de forma positiva”, ressalta Eliseu. 

“Nós iremos apresentar algumas obras que foram destaque na temporada – as preferidas do público –, e algumas canções de natal. “Procuramos trazer um repertorio diferente, que ainda não tinha sido apresentado por aqui”, afirma o maestro”. O repertório do concerto conta com canções como: Star Wars Suite, de Williams; Marcha Radetzky, Johann Strauss; Aleluia, de Handel; Gloria in Excelsis Deo, de Dan Goeller e Medley Brasileiro de Natal, de Sergio Kulhmann.  A expectativa da última apresentação da temporada 2017 é que muitas pessoas compareçam para prestigiar a apresentação nos dois dias de evento. 

Temporada 2017

O maestro Eliseu destaca o bom rendimento da Orquestra Sinfônica de Goiânia  na temporada 2017. “Neste ano, fizemos cerca de 50 concertos; os trabalhos quase triplicaram em relação ao ano passado”, ressalta o maestro. Ele ainda conta sobre o cunho pedagógico que a orquestra vem aderindo em relação ao trabalho de formação musical nas escolas municipais. Eliseu destaca que o bom desempenha da orquestra, neste ano, também está ligado à gestão. “O apoio institucional da prefeitura, a modificação do repertório que agora está mais eclético, e a programação definida com antecedência colaboraram para que essa temporada fosse um sucesso”, ressalta o maestro. 

Em relação ao ano que vem, Eliseu destaca que a expectativa é continuar o trabalho artístico com excelência, buscando melhorias estruturais para orquestra, como equipamentos, salas de ensaio, além de fazer uma programação com convidados em nível nacional. Outro aspecto que o maestro ressalta é a intenção de realizar um trabalho voltado para a periferia. “Nós queremos democratizar o acesso do público a esse estilo musical”, destaca o maestro. “Neste ano, tivemos um salto gigantesco, e essa apresentação de encerramento vem coroar esse êxodo todo”, completa Eliseu. 

SERVIÇO

‘Natal em Concerto – Uma Celebração Musical’

Quando: terça (19) e quarta-feira (20) 

Onde: Teatro Sesi ( Av. João Leite nº 1.013, Setor Santa Genoveva – Goiânia) 

Horário: 20h

Entrada: 2kg de alimento não perecível ou um livro literário 

Concerto no Basileu 

A apresentação de fim de ano que a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realiza hoje (19), em conjunto com a Orquestra Sinfônica Jovem Pedro Ludovico e a Banda Sinfônica Jovem de Goiás, traz um repertório que inclui composições como a Fanfarra para o Homem Comum, de Aaron Copland; Divertimento em Dó, de Franz J. Haydn; e a composições A Christmas Festival e Sleigh Ride, de Leroy Anderson. 

O concerto encerra a temporada 2017 das orquestras, e ocorre com apoio da Associação de Pais e Mestres, além da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás (SED-GO). “A SED tem nos fornecido suportes necessários para realizarmos o nosso trabalho”, afirma o maestro da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Eliel Ferreira. “Inclusive há duas semanas, o governo estadual concedeu a liberação de mais bolsas para a orquestra”, comemora o músico. A expectativa é de que o número de bolsistas aumente de 100 para 230 no próximo ano.

Iniciativa

O regente afirma que teve a iniciativa de pensar um evento realizado conjuntamente pelos três grupos musicais. “Queremos integrar todos os conjuntos, e proporcionar uma troca de experiências entre os alunos”, reforça. Para o maestro, essa é a oportunidade de encerrar a temporada com chave de ouro. Eliel Ferreira afirma que existem diferenças etárias entre os membros de cada grupo, o que torna mais interessante o trabalho entre as equipes.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem uma faixa etária maior, enquanto que Orquestra Sinfônica Jovem Pedro Ludovico conta com um coletivo infanto-juvenil. “A banda conta com pessoas que nunca tocaram com uma orquestra”, ressalta o maestro. O regente acredita que o repertório escolhido reúne bem as sonoridades e propostas de ambos os conjuntos.

Temporada

“Tivemos um grande crescimento nesse ano”, comemora o maestro das Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Ao longo de 2017, a orquestra recebeu convites para participar do Festival de Música de Trancoso (BA), considerado um dos mais importantes eventos musicais do país. A programação do festival inclui música clássica, além de jazz, soul e tendências internacionais. “Também fomos convidados ao Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), um dos mais famosos da América Latina”, comemora.

“Promovemos muitos concertos populares e palestras, além de termos recebido muitos solistas e regentes convidados”, aponta. Eliel Ferreira acredita que o prestígio do conjunto se deve ao trabalho dos músicos, realizados em um ano considerado proveitoso. “Esperamos colher mais frutos na temporada do ano que vem”, finaliza o regente.

SERVIÇO

Fechamento da temporada 2017 das Orquestras Sinfônicas Jovem de Goiás e Jovem Pedro Ludovico, em conjunto com a Banda Sinfônica Jovem de Goiás

Quando: terça-feira (19)

Onde: Teatro Basileu França (Av. Universitária, nº 1.750, Setor Leste Universitário – Goiânia)

Horário: 20h

Entrada: R$ 5

*Integrantes do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também