TV Brasil encerra Mostra Hugo Carvana com ‘Bar Esperança’ nesta quarta (27)

Último filme da faixa foi consagrado no Festival de Gramado com três premiações

Postado em: 27-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: TV Brasil encerra Mostra Hugo Carvana com ‘Bar Esperança’ nesta quarta (27)
Último filme da faixa foi consagrado no Festival de Gramado com três premiações

A Mostra Hugo Carvana, apresentada pela TV Brasil para homenagear o ator e diretor que completaria 80 anos em 2017, termina nesta quarta (27), às 23h, com a comédia Bar Esperança, o último que fecha (1983). Com tramas repletas de irreverência, a filmografia do artista reúne clássicos do cinema e ganhou uma janela em televisão aberta nesse tributo.

Atração dessa semana, o longa teve grande elenco. Além do próprio cineasta, participaram do filme nomes como Marília Pera, Sylvia Bandeira, Paulo Cesar Pereio, Louise Cardoso, Antonio Pedro e Anselmo Vasconcelos. Bar Esperança foi reconhecido com os prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Atriz  Coadjuvante no Festival de Gramado. Também levou o Prêmio de Melhor Filme do Festival da  Costa Atlântica (Espanha). Outra conquista da obra foi o Prêmio de Melhor Filme concedido pela UNEAC no Festival de Havana (Cuba).

Continua após a publicidade

Ao todo, a emissora pública exibiu cinco produções do saudoso Hugo Carvana, nessa sessão especial que fez parte da faixa Cine Nacional, e foi uma das atrações da programação de fim de ano da TV Brasil.A mostra contemplou as seguintes realizações de Carvana para a sétima arte: Vai Trabalhar, Vagabundo! (1973), Vai Trabalhar, Vagabundo II – A Volta (1991), Se Segura, Malandro! (1977) e Apolônio Brasil – Campeão da Alegria, além do longa em cartaz essa semana.

Antes de cada filme, atores e amigos de Carvana, que morreu há três anos, falam sobre a obra, recordam a experiência do convívio com o artista e contam curiosidades sobre os bastidores das filmagens ao lembrar dos trabalhos que fizeram com diretor. A TV Brasil gravou depoimentos com personalidades da dramaturgia nacional como a atriz Zezé Motta, o ator Paulo Cesar Pereio, a atriz e roteirista Denise Bandeira, o ator Antônio Pedro, a biógrafa Regina Zappa e o produtor Júlio Carvana, filho do homenageado.

Enredo do Bar Esperança, o último que fecha

As frustrações, amarguras e alegrias – de artistas, intelectuais, bêbados e anônimos ao redor das mesas de um bar da Zona Sul do Rio – é o mote para a história do longa Bar Esperança, o último que fecha (1983). Anna Moreno (Marília Pêra) vive com o marido Zeca (Hugo Carvana) um casamento tipo delícias e horrores. Atriz, mãe de dois filhos, Anna trabalha na televisão – é personagem odiada de uma novela de sucesso. Zeca escritor e autor de teatro e TV, entra em crise e passa por transformações radicais.

Bar Esperança conta as peripécias desse casamento, separação e reconciliação pontilhado de sequências hilárias e momentos de lirismo. O longa foi produzido na época da anistia, quando ocorriam as primeiras eleições diretas para governadores, e existia grande expectativa de abertura política. No bar cenográfico criado por Mário Monteiro, o chope corria de verdade e o papo rolava solto.

SERVIÇO

Cine Nacional – Mostra Hugo Carvana – ‘Bar Esperança, o último que fecha’: quarta-feira (27), às 23h, na TV Brasil.

Mais informações no site da emissora pública: www.tvbrasil.ebc.com.br 

Veja Também