Mr. Gyn reúne fãs e amigos em um show de 20 anos de carreira

Banda muito querida pelos goianos encerra o ano com uma proposta nostálgica e beneficente

Postado em: 28-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mr. Gyn reúne fãs e amigos em um show de 20 anos de carreira
Banda muito querida pelos goianos encerra o ano com uma proposta nostálgica e beneficente

Bruna Policena*

Uma das bandas mais populares de Goiânia, a Mr. Gyn, celebra os seus 20 anos de carreira de forma solidária, mas com muita animação e alegria. Na próxima quinta-feira (28), no Boshoi Club, os integrantes Anderson Richards (vocal), Rodrigo Baiocchi (baixo), Marcos César (bateria) e Alessandro Pertille (guitarra) promovem a festa-show Mr. Gyn 20 anos, com toda a renda da bilheteria a ser revertida para o Ministério Filantrópico Terra Fértil – entidade que assiste meninos e meninas de rua em situação de risco elevado. O show também é uma prévia do DVD Mr. Gyn 20 Anos, que já foi gravado e será lançado em 2018.

Continua após a publicidade

Dona de sucessos como Sonhando, Minha Juventude, A Minha Paz e outros hits, a Mr Gyn chega aos 20 anos com um sentimento de muita gratidão ao público, e variados motivos para comemorar: como o fato de permanecer na ativa sobre os palcos por 20 anos ininterruptos, ter gravado oito CDs e lançado dois DVDs ao vivo – e com outro a caminho, que chega ao mercado no ano que vem. Por último, mas não menos importante,  o fato de comemorar uma data tão significativa reunindo amigos e fãs em ritmo de muita alegria e energia, festa que se repete há exatos dez anos para celebrar o aniversário da banda.

O vocalista e compositor Anderson Richards conta que chegar a vinte anos de carreira é uma conquista e tem muita coisa a ser levada em consideração. “Tiveram muitas mudanças de integrantes nesse tempo todo, mas a banda nunca parou, e acho que é a nossa primeira grande conquista. É obvio que com o tempo, com vinte ou com quarenta anos, se tem anseios, desejos e projetos diferentes. Houve um momento de busca por conquista nacional, nós chegamos muito perto e não aconteceu, mas passamos a entender e curtir esse mercado que a gente conquistou, destaca o cantor”.

“E meu mundo girava, e eu nem acreditava

Que aquilo era tão bom

Minha juventude brotava, e eu me apaixonava

Pela vida e por meu som” (Minha Juventude)

“As pessoas começaram a curtir nosso trabalho e, hoje em dia, a gente marca os shows para alegrar as pessoas e vê-las sintonizadas com o que a gente faz e, por isso, vale à pena continuar, produzir e viajar. Hoje com outra realidade (cada um com suas famílias, casados) obviamente isso muda nossos interesses, mas quando a gente pega um público interessado no que a gente faz, temos a sensação de que estamos fazendo a coisa certa”, acrescenta Anderson. 

“Minha mãe comemorava me abraçava e beijava

Me deixando tão contente, minha juventude acabava

E outra historia começava, sou homem daqui pra frente”. (Final da Minha Juventude)

A banda 

Em 21 de dezembro de 1997, a banda Mr. Gyn fazia seu primeiro show. De lá para cá, um número crescente de  apresentações, que ultrapassa a marca de 1.100, foram feitas em diversos estados,  e mais de 140 mil CDs e DVDs  foram vendidos. Esses são índices expressivos da sólida trajetória da banda de pop rock goiana Mr. Gyn. O primeiro álbum da banda foi Coisa de Brasileiro, CD demo lançado em 1999, que trazia, entre as cinco faixas, a música Sonhando –uma homenagem do vocalista ao pai falecido – considerada por muitos o hit de maior sucesso da história da banda. 

Em 2001, foi a vez do álbum Pirata Pra Quê encantar os fãs e, ao mesmo tempo, mostrar a postura do Mr. Gyn diante do entrave da pirataria – colocando os CDs a venda por um valor mais acessível e enaltecendo a democracia e a cultura popular. Neste trabalho, a música que mais se destacou foi Minha Juventude, seguida pelas canções Por quê?, Quanto Tempo, Minha Razão e A Minha Paz, que foram bastante tocadas nas rádios de Goiás e de outros estados, como Minas Gerais, Tocantins e São Paulo, o que possibilitou a realização de diversos shows nestas regiões.

Três anos depois, em 2005, a banda Mr. Gyn lançou o álbum multimídia Cada Dia, com 13 faixas acompanhadas de um vídeo clipe. Esse CD tinha um formato mais interativo, norteado pelas tendências de mercado. Assim, mais uma vez, o grupo ultrapassou a fronteira goiana ampliando o mecanismo de distribuição e divulgação, conquistando novos fãs Brasil afora. Já com nove anos de carreira e quatro CDs lançados, a banda de pop rock gravou, em 2007, seu primeiro DVD.

Em 2010, depois de realizar uma grande turnê com o DVD, o grupo lançou seu quinto álbum, O Melhor Lugar do Mundo, que foi baixado em formato MP3 por mais de 18 mil fãs do Mr. Gyn, através do próprio site da banda. Entre os hits mais tocados do CD estão Boa Companhia, Surfista de Verão e 3 Minutos, além das releituras de Mais uma de amor e Amante Profissional. Já em 2011, no dia 8 de outubro, os fãs da banda lotaram o Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO), para participar do show que daria origem ao sexto CD e segundo DVD do Mr. Gyn, intitulado Onde Estiver.

Em 2013 a banda lança o CD intitulado A História Continua. O novo álbum conta com 10 canções inéditas, com letras que falam de amor e também pitadas de irreverência. Características do grupo permanecem neste CD, mas há novidades quanto a produção. É que, desta vez, quem assina o trabalho é o próprio baixista Rodrigo. “Ele começou a mexer nos programas de áudio, passou a compor e a produzir melhor e empolgou a todos com os novos elementos que trouxe para sonoridade da banda”, enfatiza Anderson. De acordo com o vocalista, a produção de Rodrigo Baiocchi explica as novidades de timbres e arranjos que podem ser conferidas no álbum. 

Nestes 20 anos completos de trajetória, o Mr. Gyn (nome que surgiu a partir do código aéreo de Goiânia, em homenagem as origens da banda) contou com o talento de outros músicos, sendo que o vocalista Anderson Richards foi o único a permanecer no projeto desde o início. Já fizeram parte do Mr. Gyn: o saxofonista, Wellington; o tecladista, Eddy; o baterista, Júnior, além dos guitarristas Pedro Lutti, Hesthon Henrique e Aurelio Louzada. Entretanto, independente das alterações na composição, a banda seguiu mantendo os fãs de anos atrás e conquistando novos admiradores, de Norte a Sul do País, sempre com hits tocados nas rádios. Toda essa história comprova a consolidação do pop rock goiano e lembra a todos que em Goiás há mais do que música sertaneja para ouvir. 

Solidariedade

“Quando as coisas começaram a acontecer com a banda, Sonhando estava fazendo sucesso, então eu senti a necessidade de devolver para o público e agradecer aquilo que estava acontecendo, até por que o artista tem a oportunidade de falar para muita gente, a responsabilidade é muito bacana e você tem possibilidade de poder ajudar. De lá pra cá eu conheci o Ministério Filantrópico Terra Fértil e, depois, pude participar de outras ações em várias instituições. Nós  viemos fazendo muitas coisas nesse sentido, até que dez anos atrás pintou essa idéia de fazer um show de final de ano”, relata o cantor. 

“Convidei o Bolshoi, e o dono de lá também adora estas ações, então seria um show que a portaria seria metade nossa e metade do pub, e a gente doaria nossa metade para a instituição. O Bolshoi gostou tanto da proposta que também vai doar sua parte dpara a mesma instituição, que tem duas unidades que cuidam de ex menores de rua, uma que acolhe meninas, e outra meninos, além de 18 creches. Então é uma instituição que precisa!”.

Ano Novo

Já contaram muitas histórias de amor, da procura da pessoa certa e das desventuras dos relacionamentos. As letras da banda retratam as vivências dos caipiras metropolitanos e traça uma identidade do goiano– que sempre está em constante construção, mas é de uma especificidade muito gostosa. Goiano é aquele que trabalha o ano inteiro para ter grana para viajar para a praia, comprar uma prancha e surfar no verão. “E eu acho que essa energia toda de fechar o ano agradecendo, fazendo um show beneficente e reunindo amigos é uma energia especial, e a gente se diverte e comemora. Acho que sempre deu certo!”, afirma o vocalista. 

“Reggae vai, reggae vem

Sou goiano, sou surfista

Eu pego onda também

Reggae vai, reggae vem

Já comprei minha prancha

vou treinando nesse trem”. (Surfista de Verão)

Anderson conta que em 2017 a banda gravou oterceiro DVD comemorando os 20 anos de carreira: “A gente deve lançá-lo no primeiro semestre de 2018, então já é a primeira surpresa, um DVD gravado em Uberlândia. Nós já tínhamos dois DVDs gravados em Goiânia e sempre teve um público muito especial na cidade mineira. Acho que é uma oportunidade de outros lugares, além de Goiás, terem contato com a banda”. 

“O público pode esperar, obviamente, o lançamento deste DVD Mr. Gyn 20 Anos e muita coisa bacana. O show desta quinta-feira já vai ser uma prévia do que terá neste DVD, e as versões anteriores vêm com novos arranjos e produção de Leandro Carneiro, e naturalmente esperamos que este projeto renda muitos shows como em 2017. Estão todos convidados!”, finaliza o vocalista. 

“O melhor lugar do mundo

é a boa companhia

meu Deus que alegria!

Você perto de mim”. (Boa Companhia)

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov.

Veja Também