Cuidados para não estragar a festa de fim de ano

Profissionais dão dicas de como aproveitar comemorações do Ano Novo sem excessos

Postado em: 29-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cuidados para não estragar a festa de fim de ano
Profissionais dão dicas de como aproveitar comemorações do Ano Novo sem excessos

Bruna Policena*

O período de fim de ano é marcado pelas confraternizações entre a família, amigos e colegas de trabalho. A união da mesa farta e bebidas alcoólicas de diferentes tipos pode ser a causa de transtornos no dia seguinte. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas de saúde e manter o equilíbrio durante, e após as festas. A ceia, que também é protagonista do Ano Novo, vem carregada de pratos pesados como pernil, lentilhas, farofas e muita bebida alcoólica. 

Continua após a publicidade

Para aqueles que exageraram, uma dica para evitar a ressaca é não misturar os destilados (cachaça, uísque, vodca) com os fermentados (vinho e cerveja). Hidratar-se antes, durante e após ingerir qualquer bebida alcoólica também é fundamental para evitar os sintomas da indisposição – que incluem fadiga, sede, dor de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz e ao som e tonturas. A água é importante para que o organismo funcione melhor, auxiliando o metabolismo a eliminar as toxinas ingeridas durante o dia, e evitar o mal-estar da ressaca.A nutricionista Gleicy Kelly Nunes, da Clínica Vittá Goiânia, aponta que durante as festas os exageros e compulsões alimentares se tornam comuns. “O grande número de eventos de confraternização costumam ter preparações mais elaboradas, calóricas e ricas em gordura e/ou açúcar , o que pode levar ao ganho de alguns quilos extras”, salienta. De acordo com a especialista, a melhor forma de evitar problemas alimentares e, prevenir o ganho de peso indesejado, é evitar os exageros, dar preferência para preparações mais saudáveis, evitar frituras e doces e consumir os petiscos em pequenas quantidades.

Neste período de verão, as saladas também podem e devem ser lembradas. Colorir a mesa reunindo folhas e frutas da estação podem balancear os pratos que contenham alimentos mais pesados, bem como carnes e massas. Além disso, também é necessário moderar no consumo de gorduras – principalmente as de origem animal– que aumentam os níveis de colesterol no sangue, contribuindo para o aparecimento de doenças como a hipertensão. Segundo a especialista, alimentar-se de três em três horas e evitar jejum prolongado são estratégias para não chegar na hora da ceia com muita fome. 

Medicamentos

Além dos métodos naturais, como hidratação e repouso, os medicamentos também são aliados no processo de recomposição da saúde. Eles ajudam a evitar a sobrecarga dos órgãos envolvidos no processo de digestão, bem como o fígado e o estômago. O farmacêutico Adriano Umbelino de Souza, da Drogaria Santa Marta, revela que os medicamentos mais procurados nesse período são os ligados à desintoxicação do corpo, que incluem ativadores hepáticos e ajudam no funcionamento do fígado; antiácidos, para a má digestão; analgésicos para dores de cabeça e mal-estar da ressaca, além dos antieméticos (remédios para enjoo e náuseas). “Nessa época, recomendamos ingerirem bastante líquido para melhorar a desintoxicação e evitar comidas pesadas e muito condimentadas para prevenir problemas maiores”, finaliza o farmacêutico.

o Dr. Aier Adriano Costa ressalta que, entre viagens e festas, é importante tomar alguns cuidados para não acabar com as comemorações de final de ano: “beber muita água, ter cuidado com os alimentos ingeridos, manter  a rotina e horários, tomar  cuidado com a conservação dos alimentos e com a cervejunha a mais e divertir-se, mas sem descuidar da saúde”. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov. 

Veja Também