Pirenópolis recebe exposição de veículos antigos com lançamento nacional do novo modelo Puma

Pirenópolis irá receber o lançamento do Puma GT Lumimari no 5º Encontro Centro-Oeste da marca

Postado em: 16-08-2022 às 08h15
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Pirenópolis recebe exposição de veículos antigos com lançamento nacional do novo modelo Puma
Com visual esportivo arrojado, o novo Puma GT Lumimari traz a marca de volta à tona | Foto: Divulgação

Em 20 anos, entre 1964 e 1984, foram produzidos no Brasil e no exterior, mais de 25 mil veículos da marca Puma, que se tornou um verdadeiro ícone da indústria automobilística nacional. Foram criados 34 modelos diferentes, entre eles o GTE (veículo fechado), GTS (conversível), GTB (4 lugares), Puma 4T (caminhão) e os modelos AM2 e P-018, considerados raros por conta da pequena quantidade de exemplares fabricados.

Amantes da marca e colecionadores de veículos criaram inúmeros Pumas Clubes por todo o país e também ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Suíça, Itália, África do Sul e Japão. Com o antigomobilismo em alta, ocorre também, uma atividade frenética na recuperação de veículos antigos e alta valorização das unidades bem conservadas. Atualmente, é comum a venda de exemplares produzidos nos anos 60, 70, 80 e 90 por centenas de milhares de reais.

Para celebrar os quase 60 anos de história da Puma, a marca volta ao mercado pelas mãos do filho de um dos fundadores, com o ousado projeto do Puma GT Lumimari, que vem sendo desenvolvido nos últimos cinco anos, com a promessa de, mais uma vez, revolucionar o mercado brasileiro de veículos esportivos. 

Continua após a publicidade

A entrega das únicas dez unidades desse lote inaugural aos investidores, está prevista para ser feita após o evento de lançamento do novo modelo. Segundo o presidente do Puma Clube de Goiás, Gastão Goulart, “por sorte, um dos investidores é membro do clube goiano, o que abriu espaço para que o lançamento nacional do Puma GT Lumimari ocorra durante o 5º Encontro Centro-Oeste do Puma Clube do Brasil, em Pirenópolis-GO”.

A cidade se prepara para receber, nos dias 20 e 21 de agosto de 2022, “pumeiros” de todo o país, além dos apaixonados por veículos esportivos interessados em conhecer de perto o novo modelo, que promete ser um sucesso de críticas e de mercado, marcando a retomada da indústria automobilística legitimamente brasileira. 

O evento terá início na manhã de sábado (20), com a recepção dos veículos Pumas, que ficarão expostos para visitação até o meio dia de domingo (21), no espaço Beira Rio. São esperadas cerca de duas mil pessoas que poderão apreciar mais de cem veículos de diversos modelos da marca Puma, entre eles, o GT Lumimari e os mais raros. Os visitantes contarão ainda, com uma praça de alimentação completa para lazer.

Sobre o Puma GT Lumimari

Com visual esportivo arrojado, o novo Puma GT Lumimari traz a marca de volta à tona. O veículo é um targa, ou seja, conversível em que apenas a seção central do tri teto é removível. Foi desenhado pelo designer Du Oliveira, que se inspirou no Puma GTE de 1970 para fazer a releitura. Lumimari é uma junção das sílabas iniciais dos sobrenomes dos sócios Luíz Roberto Alves da Costa, Milton Masteguin, Mário César Camargo Filho (Marinho) e Gennaro (Rino) Malzoni.

O desenho manteve toques originais, em especial os faróis e as colunas traseiras fendidas por entradas de ar. A refrigeração é garantida ainda, pelos dutos logo após as portas. A traseira conta com lanternas próprias de leds e saídas de escapamento integradas ao para-choque. Com carroceria de fibra de vidro e de carbono, o peso ficou na marca de 915 kg. O motor é flex quatro cilindros transversal traseiro, 1.6 turbo, 205 cavalos e 25 kgfm de torque. 

Mantendo a tradição e requinte, o carro continua tendo apenas dois lugares com bancos modelo concha e o símbolo da marca. O interior apresenta refinamento nos revestimentos, em especial no painel. Os instrumentos são completos e avançam sobre o console, que chama atenção pela central multimídia sensível ao toque. O câmbio é manual de cinco marchas.

As suspensões são independentes, típicas das pistas. Os freios são ventilados com pinças de alumínio de quatro pistões para garantir frenagens curtas. As rodas de liga leve aro 18 polegadas valorizam os pneus de alta performance, Goodyear Eagle F1, nas medidas 245/40 à frente e 265/45 atrás.

Limitadíssimo, estão sendo produzidas apenas dez unidades do novo Puma GT Lumimari, que terão numeração de 0001 a 0010. Os investidores ganharão um certificado de aço inox e fibra de carbono, convites VIP para todos os eventos da marca, descontos e prioridade na compra de produtos e revisões feitas na fábrica sem custo.

Veja Também