Polêmica dos blocos de Carnaval do Rio pauta o ‘Sem Censura’ desta segunda (8)

Para conversar sobre o tema, a atração da emissora pública conta com Rita Fernandes, da Sebastiana, associação dos blocos de rua, e a sambista Dorina, que coordena o bloco Mulheres de Zeca

Postado em: 08-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Polêmica dos blocos de Carnaval do Rio pauta o ‘Sem Censura’ desta segunda (8)
Para conversar sobre o tema, a atração da emissora pública conta com Rita Fernandes, da Sebastiana, associação dos blocos de rua, e a sambista Dorina, que coordena o bloco Mulheres de Zeca

O programa Sem Censura entra no debate sobre a folia nesta segunda (8), ao vivo, às 17h, na TV Brasil. A apresentadora Vera Barroso recebe convidados para debater a situação do carnaval de rua no Rio de Janeiro em 2018.

Para conversar sobre o tema, a atração da emissora pública conta com Rita Fernandes, da Sebastiana, associação dos blocos de rua, e a sambista Dorina, que coordena o bloco Mulheres de Zeca. O programa também tem a presença do cantor Zé Vitor filho do ator Jackson Antunes.

Continua após a publicidade

Presidente da Sebastiana, liga que reúne diversos blocos de rua da cidade, Rita Fernandes fala sobre a decisão do prefeito do Rio de Janeiro que pretende levar o carnaval de rua para a Zona Oeste da cidade. A proposta é que vários blocos passem a se apresentar no Parque Olímpico, na Barra.

A Riotur informou recentemente que 486 blocos se inscreveram para participar do carnaval de rua do Rio de Janeiro este ano. São 16 solicitações a mais que em 2017. Os festejos começam ainda em janeiro com as saídas de blocos no pré-carnaval. A data oficial do evento está marcada para a primeira quinzena de fevereiro.

Segundo a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, reuniões ainda estão sendo realizadas para definir possíveis mudanças em trajetos de blocos. A polêmica reside na proposta criação de uma ‘Arena dos Blocos’ no Parque dos Atletas para ser o palco de blocos que arrastaram mais de um milhão de foliões como Cordão do Bola Preta e o Bloco das Poderosas, de Anitta.

A iniciativa da administração municipal, que visa transferir alguns dos blocos carnavalescos que percorrem as ruas do Centro e da Zona Sul do Rio para o Parque Olímpico, é desobstruir o trânsito. Além da questão do tráfego, a medida busca atender a solicitações de moradores incomodados com a algazarra.

A sambista Dorina, coordenadora do bloco Mulheres de Zeca, aborda a falta de patrocínio, que pode impedir o desfile de vários blocos importantes e tradicionais pelas ruas da Cidade Maravilhosa.

SERVIÇO

‘Sem Censura’: segunda-feira (8), ao vivo, às 17h, na TV Brasil

Mais informações no site da emissora pública: www.tvbrasil.ebc.com.br 

Veja Também