Quinta-feira, 28 de março de 2024

Você sabe quais são os benefícios de ter um cachorro em casa?

Para você que já tem ou está pensando em ter um "aumigo", veja quais são os benefícios de ter um cachorro em casa.

Postado em: 26-09-2022 às 17h06
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Você sabe quais são os benefícios de ter um cachorro em casa?
Para você que já tem ou está pensando em ter um "aumigo", veja quais são os benefícios de ter um cachorro em casa | Foto: reprodução

Os benefícios de ter um cachorro em casa são vários. Você com certeza já ouviu falar que o cão é o melhor amigo do homem. Isso se dá pelo companheirismo, pela lealdade e pelo amor que o pet sente pelo dono. As mamães e os papais de pet entendem o quanto o cachorro necessita de atenção, cuidados e momentos de lazer com o tutor. Um cão tratado da forma correta, pode mudar a vida de uma família. E quando há dedicação a educação do animal, você terá um companheiro fiel durante muitos anos. Você sabe quais são os benefícios de ter um cachorro em casa?

Para você que já tem ou está pensando em ter um “aumigo”, veja quais são os benefícios de ter um cachorro em casa:

Detecção de doenças

Câncer

Continua após a publicidade

O Projeto KDOG, idealizado pelo Instituto Curie, centro de pesquisa e tratamento de câncer da França, se destaca como ferramenta que pode auxiliar os médicos no diagnóstico precoce do câncer de mama. O projeto chegou ao Brasil em parceria com a Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia (SFBO). O objetivo é utilizar cães na biodetecção precoce de câncer em estágio inicial a partir de uma técnica simples, barata e não invasiva de rastreamento do câncer através do olfato canino.

O projeto brasileiro treina cães para detectar mais de 40 tipos de câncer de mama em um laboratório, onde cones oferecem diversas amostras de odores do corpo humano. O responsável técnico pelo projeto no país, Leandro Lopes, destaca: “Os cães vão ajudar a salvar vidas de pessoas e, o mais importante, com qualidade de vida para os cães”.

Outra pesquisa, realizada nos Estados Unidos, aponta que cães são capazes de “farejar” o câncer em amostras de sangue e saliva com 95% de precisão. Segundo a pesquisadora Heather Ann Junqueira, em um dos testes realizados, os animais apontaram indícios de câncer de mama em uma paciente 18 meses antes de o tumor ser diagnosticado por meio da mamografia.

De forma geral, os animais já conseguem identificar “cheiros” relacionados a câncer de mama, pulmão, próstata, colorretal, tireoide, melanoma, linfoma e carcinoma de células renais. Em amostras de sangue, o índice de precisão chega a 97% dos casos.

Identificar gravidez

A veterinária Rita Ericson admite que os cachorros podem reconhecer mulheres grávidas sem necessidade de treinamento. “A gente conhece muitas histórias de mulheres grávidas que dizem que o cachorro, muito antes dela saber que estava grávida, estava ali focado na barriga ou na mama, porque certamente tem um um cheiro diferente para ele. Ele não foi treinado, mas ele está interessado. Então, eu acredito que a medicina ainda vai avançar muito nessa parceria com o focinho do cachorro, porque eles são incríveis nessa função”, comentou.

Saúde mental

Segundo dados de um estudo elaborado pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI), ter um pet em casa ajuda consideravelmente a redução de sintomas de ansiedade, estresse e depressão. 

Foi realizada uma pesquisa com 2.000 pessoas que tem animais de estimação. 74% relataram uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu pet e 75% relatam melhora da saúde mental de um amigo ou familiar devido a presença do animal.

A presença de um animal também contribui para a diminuição da sensação de solidão e pode ajudar com a autoestima através da transmissão de sensações positivas.

Missão espiritual dos cães

Agora que você sabe quais são os benefícios de ter um cachorro em casa, vamos falar sobre espiritualidade e a missão do cão na Terra.

Os cães são seres de luz que não vêm ao nosso encontro por acaso. O cachorro vibra positivamente e tem a capacidade de alegrar o dia de um estranho na rua através de um simples balanço de rabo. Um pet pode salvar a relação de uma família ao absorver a energia geradora de desequilíbrio no lar. Não pense que o seu companheiro de quatro patas não tem uma missão especial para a sua vida. Além de identificar suas necessidades, o cachorro te acompanhará durante sua jornada, como um guia que te ama incondicionalmente. Terapeuta da alma, o cachorro tem o dom de levar harmonia ao ambiente sem pedir nada em troca. Seu carinho e sua atenção significam o mundo para o seu cão.

Leia também:

Veja Também