Exposição imersiva Van Gogh & Impressionistas chega nesta quinta-feira (29), em Goiânia

Espetáculo 'Van Gogh & Impressionistas' leva arte, tecnologia e imersão para todos os públicos

Postado em: 29-09-2022 às 09h48
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Exposição imersiva Van Gogh & Impressionistas chega nesta quinta-feira (29), em Goiânia
Em entrevista ao Essência, o Diretor Geral da Lightland Davi Telles, contou o diferencial dessa experiência | Foto: Divulgação

Para mergulhar de cabeça, se envolver e se emocionar. Essa é a premissa da exposição imersiva ‘Van Gogh & Impressionistas’, que chega hoje (29), no Passeio das Águas Shopping ocupando uma área com mais de 1.000 m2, incluindo módulos imersivos de entrada, atelier de projeções e loja de souvenirs. Além da sensação de estar dentro dos quadros desses artistas, o público goiano irá experienciar a tecnologia de super projetores com 20k lumens, equipamentos capazes de proporcionar uma indescritível qualidade de imagem.

É certo que a tecnologia imersiva se torna cada vez mais popular, principalmente nos setores de cultura e entretenimento. Em entrevista ao Essência, o Diretor Geral da Lightland Davi Telles, o diferencial dessa experiência em relação às demais exposições do pintor holandês é definida pela tecnologia. “Nossa exposição traz pela primeira vez ao Brasil a tecnologia de superprojetores Christie 20k a laser para uma experiência indoor. Estamos falando de equipamentos de potência e qualidade descomunais. Tudo isso para exibir um trabalho artístico de alto refinamento estético, que preza pelo envolvimento e pela emoção do público em cada cena. Vale ressaltar a nossa trilha sonora também, criada por sound designers e DJs fantásticos”. 

Inspirado em grandes atrações internacionais, como o Atelier des Lumières (Paris, França), um dos precursores em exibições imersivas, e no Museu de Arte Digital (Tóquio, Japão), o espetáculo oferece ao visitante a sensação de estar dentro das obras de arte de Van Gogh e outros grandes artistas, sendo um espaço ideal para contemplação e para fazer fotos e vídeos incríveis, inclusive em família. 

Continua após a publicidade

‘Van Gogh & Impressionistas’ abrange e deslumbra todos os públicos. Questionado sobre como foi pensada essa acessibilidade para todos, inclusive para crianças, Davi destaca: “Não faria sentido para nós se não pudéssemos receber as crianças com seus pais, seus avós… Nas nossas últimas semanas, inclusive, abriremos, como sempre fazemos, nosso chamamento para escolas públicas e instituições sociais se inscreverem e poderem trazer suas crianças e jovens”.

O gerente de Marketing do Passeio das Águas, Rayan Raison, diz que esta era uma exposição muito aguardada pelo shopping, pois é um sucesso por onde passa e já consta resultados positivos para o estabelecimento. “A expectativa para a exposição é de sucesso. O Evento é o recordista em toda a história da exposição. Em poucos dias atingimos o marco de 13 mil ingressos vendidos. Então a expectativa para o shopping são as melhores, pois o evento é alinhado com o público do shopping”, afirma.  

Os impressionistas 

O impressionismo é um movimento artístico francês surgido no final do século XIX. Artistas impressionistas prestigiaram questões técnicas, como a luz natural e a pintura ao ar livre. ‘Impressão, nascer do sol’, de Claude Monet, é a obra que deu nome ao movimento impressionista. Vincent Willem van Gogh é considerado pós-impressionista pois além da técnica, valorizava a expressividade e a emoção no momento da criação.

A exposição ‘Van Gogh & Impressionistas’ oferece um bônus aos visitantes com outros quatro brilhantes artistas impressionistas e pós-impressionistas: Monet, Renoir, Gauguin e Cézanne. “Van Gogh, ainda bem jovem, começou experimentando estilos bem diferentes daquele pelo qual ficou imortalizado. Foi o contato com os artistas modernos impressionistas, quando viveu em Paris a convite do seu irmão Theo, que revolucionou sua arte. Daí também passa a ser considerado um pós-impressionista. Por isso, achamos fundamental oferecer ao público um bônus com os impressionistas e pós-impressionistas que tanto o influenciaram”, explica o Diretor da atração.

São 42 minutos que podem ser resumidos em uma emocionante viagem pelo genial universo do pintor holandês, com direito a célebres obras, sons e sensações. O evento fica em Goiânia em curta temporada. Os ingressos já estão disponíveis para venda on-line no site (www.lightland.com.br) e, após a abertura da atração, também estarão disponíveis em bilheteria presencial.

Veja Também