Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Bloco toca trilha sonora de cinema em ritmos carnavalescos

O Cinebloco é uma fanfarra formada por oito a dez instrumentistas de sopro e percussão. Piti é a única mulher

Postado em: 02-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bloco toca trilha sonora de cinema em ritmos carnavalescos
O Cinebloco é uma fanfarra formada por oito a dez instrumentistas de sopro e percussão. Piti é a única mulher

Alana Gandra Repórter da Agência Brasil

Continua após a publicidade

Bloco que une duas grandes artes, que são a música e o cinema, o Cinebloco toca trilhas sonoras de filmes em ritmos populares brasileiros, como coco, xote, samba, maracatu, marchinha, baião. O grupo existe há seis anos e surgiu da ideia de três amigos cinéfilos e amantes de música que queriam unir essas duas paixões. “Eles se reuniram e tiveram essa sacada genial de formar um bloco de carnaval”, contou ontem (1º), à Agência Brasil, a diretora do Cinebloco, Piti Lacerda. Ela ainda adiantou que os três fundadores não estão mais no bloco, mas deixaram o legado.

O Cinebloco é uma fanfarra formada por oito a dez instrumentistas de sopro e percussão. Piti é a única mulher. Ela toca surdo e quer trazer mais representantes do sexo feminino, “porque tem muito macho nessa banda”. O Cinebloco está aberto ao ingresso de mulheres, em especial as formandas da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), porque “já sabem tocar, já têm know-how (conhecimento prático) do instrumento, mas não estão envolvidas em muitos projetos”, disse Piti Lacerda. Há duas percussionistas reserva, mas estas só participam do Cinebloco quando os músicos oficiais não podem comparecer.

O grupo faz apresentações pela cidade do Rio de Janeiro e outros municípios no período pré-carnavalesco, durante o carnaval e também após o evento festivo. O espetáculo completo inclui projeção feita especialmente para cada música. “É uma maneira de trazer o cinema mais para perto do público, porque cinema é uma arte audiovisual”, informou Piti.

A primeira apresentação deste ano é hoje (2), no Sesc Jacarepaguá, zona oeste da capital. No dia 16, a apresentação será no Sesi de Petrópolis, na região serrana. Nos dias 22, 23 e 24, fechando a participação no carnaval 2018, os espetáculos do Cinebloco ocorrerão nos Sesi de Macaé, Campos e Itaperuna, respectivamente, todas cidades do norte e noroeste fluminense.

Piti Lacerda revelou que a marca registrada do bloco é que todos os integrantes, quando sobem ao palco, assumem uma personagem de filme. A escolhida pela diretora é a Rainha de Copas, do filme Alice no País das Maravilhas. “Todo mundo assume uma personagem de cinema quando está no palco. Ninguém ali é só músico. Todos somos aquelas personagens”.  

Veja Também