Carnaval e pele saudável: juntos na avenida

Presidente da SBD-GO, Adriano Loyola, dá dicas para proteger a pele durante a folia

Postado em: 06-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Carnaval e pele saudável: juntos na avenida
Presidente da SBD-GO, Adriano Loyola, dá dicas para proteger a pele durante a folia

Muitas pessoas já se preparam para aproveitar os dias da maior folia do mundo. A ordem é dançar, pular, cantar e se divertir, mas é importante não deixar de lado alguns cuidados com a saúde, a beleza e o bem-estar durante este período. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), Adriano Loyola, é possível deixar cabelo, corpo e pele bem tratados: “É necessário se atentar ao uso de filtro solar – incluindo o labial –, óculos, chapéus, bonés; fazer uso de água termal, loções hidratantes e calmantes pós-sol; proteger os fios de cabelo; fazer a limpeza correta da pele; hidratar-se e se alimentar bem”.

Quanto ao uso de filtro solar, Loyola orienta: “Como a maioria das pessoas que mora no Brasil tem pele oleosa ou mista, sugiro procurar um filtro solar oilfree ou em gel com fator de proteção (FPS) 30. O ideal é passar o filtro de 20 a 30 minutos antes da exposição solar, e reaplicar o produto, a cada duas horas, enquanto estiver em contato direto com o sol. Não se esqueça de proteger ombros, orelhas, pescoço, colo, mãos e dorso dos pés. Dê preferência a filtros que sejam resistentes à água – se você for nadar ou ficar muito tempo na água. É importante que o produto tenha também uma ação hidratante e antioxidante, como a vitamina E. Evite o sol entre 10h e 16h – este período é quando o sol está mais forte e prejudicial”.

Continua após a publicidade

O filtro solar labial também é lembrado pelo especialista: “Não podemos esquecer esta delicada área. É importante se atentar às bebidas com limão, por exemplo, que, em contato com o sol, podem manchar e queimar a pele ao redor dos lábios. Lembre-se sempre de proteger e lavar bem os lábios”. E Loyola completa: “Evite o contato, com a pele exposta ao sol, de bebidas e picolés com frutas cítricas, como limão, tangerina e caju”.

Não só a pele, mas também os cabelos devem estar protegidos. “Óculos, chapéus e bonés,assim como alguns tipos de roupas especiais, ajudam a filtrar os raios ultravioleta (UV) e garantem uma proteção solar ainda maior para o cabelo e a pele”, diz o especialista, que complementa: “Use sempre máscaras que contenham filtro solar, e, depois da folia, hidrate bastante os fios”.

Loções e limpeza

Para o presidente da SBD-GO, a água termal é importante, “porque repõe água, sais minerais e oligoelementos da pele, promovendo a hidratação durante a exposição solar, além de acalmar a pele e evitar aquela sensação de ressecamento”. E ele dá uma dica: “Guarde a água termal, na geladeira, e só retire quando for sair de casa. Sua pele irá agradecer”.

Loções hidratantes e calmantes pós-soltambém são indicados. “Se exagerou no sol ou se a pele está ardida, use e abuse de loções calmantes com aloe vera, alfa bisabolol e muitohidratante, pois sua pele precisa dele para se recompor. Dê preferência aos hidratantes à base de óleo de semente de uva, de amêndoas doces, de macadâmia, dentre outros, pois ajuda a manter a saúde da pele, principalmente no Carnaval”, enumera Loyola.

Ao chegar a casa, é hora de cuidar da pele, pois, segundo Loyola, o cansaço não é motivo para pular as etapas de tratamento. “Retire totalmente a maquiagem com removedor específico. Em seguida, lave o rosto com sabonete facial. Lembre-se de que as muitas horas passadas na rua deixaram excesso de impurezas e resíduos na pele. Em seguida, aplique o tônico adstringente. Finalize com o hidratante indicado ao seu tipo de pele”, diz o dermatologista, que completa: “Se você já está quase deitada (o), e não têm ânimo para fazer uma limpeza adequada para a sua pele, pelo menos use lencinhos demaquilantes. Deixe-os na mesa de cabeceira da cama, e, assim não terá desculpas para dormir de maquiagem”.

Alimentação

A combinação de calor, álcool e exercício físico, como dança e caminhada, causa desidratação. O álcool é diurético, então, de acordo com Loyola, não adianta beber mais cerveja para tentar se hidratar. “É preciso, preferencialmente, água. Água de coco e suco também podem ser utilizados. Beba muito líquido durante o dia. Dois, três litros de água podem fazer milagres pela sua pele –no Carnaval ou em qualquer época!”

O presidente da SBD-GO alerta para a importância de se comer bem: “Não deixe de fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa ou do hotel. Aposte em frutas, leite, pão, cereais, queijo ou ovo. Para ter mais saciedade e evitar qualquer problema de ordem digestiva, faça refeições fracionadas. Não pule refeições ou fique horas sem comer. Uma dieta balanceada e variada, composta por frutas, verduras, legumes e grãos também reflete – e muito – na saúde e beleza da sua pele”, diz Loyola.

Outras dicas

Se os pequenos vão curtir o Carnaval de rua, Loyola dá as dicas: “Evite fantasias com tecidos sintéticos que esquentam e podem causar alergia; aproveite fantasias que tenham chapéus, principalmente os de aba larga; não deixe as crianças com roupas molhadas para não provocar micoses (tudo isso também serve para os adultos).

Os pés também devem estar protegidos. “Proteja os pés de calosidades, traumas e risco de cortes. Use calçados confortáveis e folgados, como tênis. Se tiver bolhas nos pés, não estoure para não infeccionar”, lembra o dermatologista.

Sprays muitas vezes são inevitáveis, portanto Adriano Loyola alerta e finaliza: “Os sprays de espuma contêm substâncias tóxicas, então tome cuidado, pois o contato com a pele pode causar reação alérgica”. 

Veja Também