Gosto de Carnaval baiano com Psirico

Goiânia foi invadida pela energia da amada Bahia neste fim de semana e só quem passou pelo Laguna Gastrobar para entender o que foi o show de Psirico neste sábado (17)

Postado em: 19-12-2022 às 14h32
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Gosto de Carnaval baiano com Psirico
Goiânia foi invadida pela energia da amada Bahia neste fim de semana e só quem passou pelo Laguna Gastrobar para entender o que foi o show de Psirico neste sábado (17). | foto: Sercio Freitas

Goiânia foi invadida pela energia baiana neste fim de semana e só quem passou pelo Laguna Gastrobar para entender do que eu estou falando. A banda Psirico, comandada por Márcio Victor, levantou o público goiano neste sábado e não deixou nem um sucesso de fora. Um verdadeiro Carnaval fora de época, músicas como ‘Lepo Lepo’, ‘Toda Boa‘, ‘Tá Quente‘, entre outras, deixaram um gostinho de quero mais e inflou a expectativa para o feriado de fevereiro. Sem mais, a noite foi uma daquelas bem animada.

O fim de semana teve programação para todos os gostos, mas o destaque foi para o show da banda Psirico, que passou por Goiânia e deixou uma grande expectativa pelo Carnaval. Márcio Victor, frontman do grupo, é um exemplo nítido de que Salvador é um grande exportador de sucessos. Ele é um dos maiores representantes do axé, gênero que o Brasil abraçou e grupos como Psirico eternizaram. Na Capital não seria diferente, lotando a casa, o público cantou incansavelmente e dançou com muita ginga. 

Característica de Márcio Victor, ele alia música com a alegria inerente ao povo baiano e que se aproxima da receptividade dos goianos, que sem pensar se entregaram ao show. O Psirico está na estrada há 20 anos e lançou no mercado fonográfico vários sucessos de grande repercussão junto ao público como a música ‘Pianinho’, um dos primeiros hits da banda. E quem não se lembra do estouro da ‘Escovadinha’? A música tornou-se uma das mais executadas durante todo o Carnaval de 2003 e eles seguem como destaque da comemoração.

Continua após a publicidade

Populares por onde passam, grupo se reuniu no início dos anos 2000 para erguer um muro de igreja. “Eles estavam precisando, então juntamos uma turma de amigos e fizemos um som. Eles venderam todos os ingressos e o muro subiu”, recorda Márcio Victor em entrevista ao ‘UOL’. Ele seguiu contando como o nome Psirico surgiu. “O meu bairro, em Salvador, é do samba. E os sambistas sempre ficavam na praça jogando dominó e repetindo muito essa palavra: psirico”, continuou. 

Segundo ele, o significado de Psirico é namoro. “A gente dançava em quadrilha, e quando saía de mãos dadas com a parceira, os sambistas já falavam: ‘ó o psirico ali’”. A palavra acabou batizando a banda que ele fundou, depois de tocar com nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Daniela Mercury. “Eu queria um nome pra banda que viesse do povo. E Psirico dialogava com o que eu queria pra banda: uma música jovem, aberta, com uma linguagem jovem, que reunisse todos os elementos dentro da nossa raiz”, finalizou.

Márcio Victor começou o dia mostrando muita empolgação de estar em Goiânia e convidando o público que estivesse afim de espalhar energia positiva e acredita que a vida pode ser melhor. O seu desejo foi concretizado, as pessoas presentes entoavam em uma só voz a celebração da vida. As férias já batem à porta e que venham outras atrações, como esta, que façam Goiânia entrar no clima. Nada melhor do que viver experiências energizantes e renovadoras. Psiricio, a capital goiana já te espera de volta.

Aclamado e premiado

Psirico é um dos grupos mais conceituados do cenário nacional e representante baiano. Liderado por Márcio Victor, um ícone da percussão brasileira, (trabalhos com Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Marisa Monte, João Bosco, Timbalada e outros), que traz para o grupo aquilo que a diferencia de outras bandas: a percussão pulsando forte, combinada com arranjos inteligentes, executados por músicos jovens e talentosos. Nesses 20 anos de carreira, a banda se consolidou através de diversos sucessos.

A música ‘Escovadinha’ tornou-se uma das mais executadas durante todo o Carnaval de 2003. O CD ao Vivo – ‘Psirico – O furacão da Bahia’, esteve entre os mais vendidos na Bahia e no Nordeste. O trabalho conta com ‘Sambadinha’, que se consagrou como o grande hit do Carnaval 2004, incluída nos repertórios das grandes estrelas da Axé Músic que reinam nos palcos de todo o Brasil. No mesmo ano ganhou a premiação como banda e cantor revelação. Eles obtiveram grande sucesso novamente com a canção ‘Toda Boa.

Em 2014 o grupo volta ao topo com a canção ‘Lepo Lepo’, tendo uma repercussão muito grande pelo Brasil, com sua letra e coreografia irreverentes. A repercussão da canção rendeu ao grupo a maior exposição de mídia televisiva na folia do ano, superando o medalhão Ivete Sangalo e Chiclete com Banana cujo vocalista Bell Marques esteve em ritmo de despedida para iniciar carreira solo. Tal feito se repetiu na folia de 2015, dessa vez com o impulso da fatídica operação que o vocalista Márcio Victor teve que se submeter, e ter puxado um bloco um dia depois.

No carnaval de Salvador de 2018, a canção interpretada com o grupo Àttoxxá ‘Elas Gostam’, mais conhecida como ‘Popa da Bunda’, ganhou como ‘Melhor Música’ no Troféu Bahia Folia. Foi a quarta vez que a banda ganhou nessa categoria da premiação. Além disso, teve a maior exposição na mídia durante a transmissão televisiva da festa, com mais de 12 horas de exposição ao todo. Em termos de valores publicitários, sua avaliação comercial foi a terceira maior, correspondente a 37 milhões de reais. A execução da canção ‘Elas Gostam’ ainda bateu recorde nos quinze anos de pesquisa, com 94 execuções.

Veja Também