Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Saxofonista brasiliense integra as Oficinas de Música da UFG

Carlos Gontijo tem seu trabalho voltado para a pesquisa e a divulgação do repertório erudito para o saxofone. Inscrições podem ser feitas das 13h às 17h até hoje (15)

Postado em: 15-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Saxofonista brasiliense integra as Oficinas de Música da UFG
Carlos Gontijo tem seu trabalho voltado para a pesquisa e a divulgação do repertório erudito para o saxofone. Inscrições podem ser feitas das 13h às 17h até hoje (15)

O projeto de extensão Oficinas de Música Emac, da Universidade Federal de Goiás (UFG), conta, a partir de agora, com o saxofonista brasiliense Carlos Gontijo. Ele integra a nova geração de saxofonistas eruditos brasileiros com carreira reconhecida internacionalmente. Suas aulas ocorrerem às sextas, dentro do projeto de extensão da UFG. As inscrições podem ser feitas das 13h às 17h até hoje (15).

Gontijo tem seu trabalho voltado para a pesquisa e a divulgação do repertório erudito para o saxofone. Iniciou-se na música em 1994, orientado pelo maestro Josué Inácio, na Banda Sinfônica da cidade de Brazlândia (DF), onde estudou e tocou trompete. Em 2003, se formou na Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), sob a orientação de Boogie (Carlos Eduardo). Em 2006, se tornou bacharel em saxofone pela Universidade de Brasília (UnB), sob a orientação de Vadim Arsky. De 2006 a 2008, estudou com o saxofonista Dilson Florêncio (1er Prix de Paris), por meio de bolsa de estudos recebida como prêmio por ter vencido o Concurso Furnas Geração Musical II em 2006. Coleciona prêmios nacionais e internacionais em saxofone. 

Continua após a publicidade

Residiu na França de 2008 a 2011, onde se especializou em Regência Orquestral, na classe do maestro Claude Brendel, e em Saxofone com o saxofonista Marc Sieffert (1er Prix de Paris) no Conservatório e Universidade de Rouen.  Em julho de 2011, Gontijo obteve o título de Mestre avec les félicitations du jury, com uma pesquisa intitulada L’École Français e de Saxophone Classique au Brésil (A Escola Francesa de Saxofone Erudito no Brasil), pela Universidade de Rouen (França).  Em abril de 2013, e agosto de 2014, foi coordenador geral do I e II Encontro de Saxofonistas de Brasília (Esax) respectivamente. Em 2015, foi idealizador e diretor artístico do Brasília Sax Fest.

Gontijo também é membro fundador dos quartetos de saxofones Art&Sax e Brasília Sax, do Quarteto de Sopros da PMDF, do Duo Opus Brasil e saxofonista da Banda Sinfônica da PMDF. Atualmente, é doutorando em Execução Musical (saxofone) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), se dedica à pesquisa sobre o saxofone erudito no Brasil para a publicação de um livro e realiza concertos, recitais, master classes e conferências no Brasil e no exterior. Já se apresentou nas principais salas de concerto do País, e em países como Uruguai, Argentina, França, Portugal, Espanha e Bélgica.

SERVIÇO

Projeto de extensão ‘Oficinas de Música Emac’ da UFG

Aulas de saxofone com o professor Carlos Gontijo

Níveis: Iniciante e Avançado

Inscrições: até hoje (15)

Onde: Av. Universitária, nº 1.166, Setor Leste Universitário – Goiânia (das 13h às 17h)

Mais informações: (62) 98100-2534

Site: http://oficinasdemusicaem.wixsite.com/oficinasdemusicaufg

Veja Também