Arquitetura colonial encanta turistas em Paraty

Praias, ruas pedregosas, cachoeiras e o Centro Histórico são alguns dos atrativos da cidade

Postado em: 26-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Arquitetura colonial encanta turistas  em Paraty
Praias, ruas pedregosas, cachoeiras e o Centro Histórico são alguns dos atrativos da cidade

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

Paraty é um município que está localizado no litoral sul do Rio de Janeiro, a 258km da Capital. A cidade é muito conhecida tanto por suas belas praias, quanto pelo seu Centro Histórico e sua típica arquitetura colonial. O aconchego do local atrai turistas do Brasil e do mundo que, ao caminharem pelas ruas pedregosas de Paraty, acabam fazendo uma viagem no tempo e voltando à época colonial. 

A proibição do tráfego de automóveis, no Centro do município, contribui para uma verdadeira viagem pelo ‘túnel do tempo’. Os casarões e igrejas espalhados pela cidade ajudam a compor o cenário de uma época distante, mas que ainda está vivíssima em Paraty. Adentrar pelas ruas da cidade permite que os turistas imaginem como seria a vida no Brasil de antigamente. 

História

A cidade de Paraty foi fundada em 1667, após algumas revoltas populares que objetivavam sua emancipação política, em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios – sua padroeira. Durante o período colonial, a cidade teve grande importância econômica por causa dos engenhos de açúcar e por abrigar um dos principais portos por onde se escoava das Minas Gerais o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, devido às constantes investidas de piratas, a rota do ouro foi alterada, levando a cidade a um isolamento econômico. 

Atualmente, Paraty se destaca como um pólo turístico, principalmente depois da construção da Rodovia Rio-Santos na década de 1970. O longo processo de estagnação na cidade ao longo do século 20 ‘contribui’ para a manutenção do casario colonial, conservado no conjunto conhecido como Centro Histórico, tornando a cidade um dos destinos turísticos mais procurados do País. De acordo com a Unesco, Paraty possui “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do País”. 

Turismo

Paraty atrai turistas do Brasil e do mundo, não apenas pela beleza arquitetônica colonial e aconchegante, mas também por suas lindas praias, de águas cristalinas, e por seus Parques e Reservas Ecológicas – que oferecem aos amantes de trilhas bons passeios pelas montanhas cobertas do denso verde da mata atlântica. A região ainda possui muitas opções de cachoeiras, como o Escorrega, e piscinas naturais, como a Piscina do Cachadaço em Trindade, que fica a cerca dez minutos do Centro da cidade.

Outro aspecto que não poderia ser deixado de lado é a gastronomia de Paraty, que não perde para a boa culinária das grandes cidades. Os restaurantes, que em sua maioria estão concentrados no Centro Histórico, oferecem pratos para os mais variados paladares, agradando todos os públicos. Além de peixes e frutos do mar – ponto forte do local –, ainda há opções mais requintadas, como comida contemporânea, juntando a culinária internacional à saborosa cozinha caiçara. 

Ecoturismo

Paraty se encontra em uma região privilegiada quando se trata de belezas naturais. Em sua área, estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Reserva Ecológica da Joatinga, a Área de Preservação Ambiental da Baía de Paraty – além de fazer fronteira com o Parque Estadual da Serra do Mar. A integração de fauna, flora, rios e mares é rica, e encanta todos que passeiam pelo local.

Além desses aspectos, a localização geográfica de Paraty é ideal para quem aprecia turismo com aventura: entre a serra e o mar. Há inúmeras possibilidades de atividades no mar, nos rios e em cachoeiras, trilhas e na Mata Atlântica: mountain bike, tirolesa, jeep tours, rafting, surf e mergulho são algumas das opções. Hoje, a cidade conta com uma estrutura profissional para atender o público mais exigente que procura a aventura e o contato com a natureza.

Atrativos culturais

Só de caminhar pelas ruas pedregosas de Paraty é como se os turistas estivessem visitando um museu a céu aberto. Mas o local possui pontos turísticos que reforçam a cultura local, como Museu de Arte Sacra de Paraty. O espaço, que funciona na Igreja de Santa Rita e é um dos cartões-postais da cidade, possui um acervo de peças de barro, madeira e metal dos séculos 17, 18, 19, chegando até o início do século 22. O altar principal e os retábulos laterais encontram-se preservados, já que a igreja, embora abrigue o museu, ainda mantém a sua função religiosa, principalmente nas festas do amplo calendário litúrgico de Paraty.

O Museu do Território de Paraty tem como missão pesquisar, documentar, interpretar e comunicar o processo de transformação territorial da cidade de Paraty. Trata-se de um novo modelo de instituição, que difere do museu tradicional em alguns aspectos fundamentais: a ênfase no território (não no prédio institucional), no patrimônio (não na coleção) e na comunidade (não nos visitantes). Outro local de destaque é o Museu do Forte Defensor Perpétuo, erguido em 1793. No espaço, encontram-se acervos como omo os canhões do tipo (padrão) ‘12 Tiros’.

O que fazer?

Para apreciar as belezas de Paraty não é necessário muitos esforços, já que o local por si só já é exuberante. No famoso Centro Histórico, as pessoas podem caminhar pelas ruas pedregosas e apreciar as construções coloniais. A Maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo. Os casarões coloniais hoje dão lugar a comércios como lojas, ateliers, pousadas e restaurantes.

Outra opção é a Vila de Trindade, um dos destinos mais importantes do município de Paraty. O local trata-se basicamente de uma vila de pescadores onde há belíssimas praias as quais atraem também o movimento turístico. Os principais tipos de comércios na região são dirigidos pelos próprios caiçaras que investem no artesanato e restaurantes com comidas típicas. Além disso, hoje Trindade já conta com várias pousadas de boa infraestrutura e áreas de camping. 

Para os amantes das águas, Paraty oferece uma série de lindas praias e cachoeiras. A Praia do Jabaquara, por exemplo, é a maior da região central de Paraty e uma das mais visitadas – já que está próxima dos pontos comerciais e turísticos. Por ali há várias opções de pousadas e restaurantes. Trata-se de uma praia com águas calmas e areias claras, onde venta constantemente. Outra praia de destaque é a do Pontal, onde há a maior concentração de turistas, comércios e atrações. Por ali, você vai encontrar inúmeras opções de bares, quiosques, lojas de artesanato, restaurantes, padarias, farmácias, enfim tudo para suprir suas necessidades. Além disso, ali se concentram boa parte das opções de hospedagem de Paraty.

Para quem prefere queda d’água, uma boa opção é a Cachoeira do Bananal, localizada em Paratu, na estrada Paraty-Cunha e a 6km da entrada da cidade. Trata-se de uma cachoeira de aproximadamente 15m a qual recebe muito a visita de moradores, turistas e visitantes que frequentam a cidade. No local, o contato com a natureza faz prevalecer a sensação de se revigorar. Atrativos para os que visitam Paraty não faltam! 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também