Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta ‘Cinema in Concert’ nes

Canções como ‘O Poderoso Chefão’, ‘A Pantera Cor de Rosa’ e ‘Jurassic Park’ integram a apresentação

Postado em: 17-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta  ‘Cinema in Concert’ nes
Canções como ‘O Poderoso Chefão’, ‘A Pantera Cor de Rosa’ e ‘Jurassic Park’ integram a apresentação

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

A Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta, nesta terça-feira (17), o Cinema in Concert no Teatro Sesi. Sob a regência do maestro Eliseu Ferreira, que está à frente da Sinfônica desde 2017, a orquestra apresenta um repertório composto por canções conhecidas pelo público – trilhas sonoras de filmes campeões de bilheteria – como A Pantera Cor de Rosa’, O Poderoso Chefão, Cinema Paradiso, 007 Contra Spectre, Frozen – Uma Aventura Congelante, Jurassic Park e O Violinista no Telhado. 

“Nossa proposta é justamente aproximar as pessoas desse universo da música clássica, mostrando que música Sinfônica está presente no nosso dia a dia, através de propagandas, filmes e novelas. Eu acho que o intuito, enquanto instituição pública, é diversificar a nossa atuação”, afirma o maestro ao Essência. Ele ainda completa que “o objetivo é tornar acessível o repertório produzido pela Orquestra”.

‘Cinema in Concert’

A Orquestra Sinfônica de Goiânia, embora já tenha apresentado trilhas sonoras de filmes em outros anos, traz, na apresentação desta terça, um programa inédito ao público. Para os solos das músicas Waterloo e Dancing Queen, do ABBA, da trilha de Mamma Mia, as convidadas são Carolina Borges, Moriane Anjos e Débora Aguiar. 

Segundo o maestro Eliseu, muitas vezes o público não percebe que a música sinfônica está presente em várias áreas do cotidiano: “Geralmente, as pessoas curtem o filme, o conjunto da obra, mas não se atentam ao trabalho de composição das trilhas sonoras que está por trás do todo”. O profissional ainda destaca que esse repertório composto por canções ‘cinematográficas’ acaba caindo na memória afetiva das pessoas, fazendo com que elas se identifiquem mais com esse estilo.

O regente conta que a adesão do público ao Cinema in Concert tem sido muito positivo: “No ano passado, quando fizemos esse programa, tivemos problemas de superlotação, porque o interesse das pessoas por esse repertório é maior”. Inclusive, diante desse cenário que ocorreu em 2017, esse ano a Sinfônica fará duas apresentações do Cinema in Concert, porque, caso alguém perca um concerto, poderá comparecer ao outro. 

Além da apresentação no Teatro Sesi, a Sinfônica leva o programa à Igreja Assembleia de Deus Esperança, em Aparecida de Goiânia. Segundo o maestro, essa iniciativa, além da questão da superlotação, objetiva “apresentar esse estilo musical na Região Metropolitana e na Periferia”. 

Sinfônica de Goiânia

Eliseu afirma que a Orquestra Sinfônica de Goiânia normalmente faz cerca de dois ou três programas por mês, sendo um mais tradicional e os outros mais diversificados: “Claro que tocamos o repertório mais clássico, mas paralelamente fazemos essas apresentações de cunho mais popular (Cinema e Broadway), principalmente para atrair o público que não comparece tanto. A Orquestra tem essa versatilidade”.

O maestro ainda ressalta que é possível misturar outros tipos de artes ao programa da Sinfônica. Tanto que a instituição já está pensando em fazer uma apresentação que engloba música clássica com dança – seja balé ou até mesmo dança de salão. “Nós temos o intuito de diversificar, mas sem deixar de fazer o repertório tradicional, até mesmo para sobrevivência desse estilo mais clássico”, afirma Eliseu. 

Eliseu Ferreira

O maestro, natural de Anápolis (GO), é graduado em Educação Artística e Clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de ser mestre em Regência Orquestral pela mesma instituição. Eliseu já participou de cursos de Regência nos países Paraguai, República Tcheca, Inglaterra e França. Foi regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do Cefet-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia – dentre outros. Foi também regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Goyazes por dois períodos: entre 1999 e 2003 e entre 2008 e 2011. Em 2012 e 2013, foi diretor artístico e regente titular da nova Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), onde atuou em concertos e turnês. 

Durante 15 anos, foi regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), com a qual realizou intenso trabalho didático e artístico, com séries de concertos na Capital e em todo o Estado – além de turnês em outros estados brasileiros e turnês na Espanha, na Alemanha e na Venezuela. Entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, realizou uma turnê de oito concertos com a OSJG na China, tocando em salas de importantes em cidades como Nanjing, Hangzhou, Ningbo e Huzhou. 

Atualmente, Eliseu Ferreira é diretor técnico da Orquestra Sinfônica de Goiânia e coordenador da Rede de Orquestras Jovens de Goiás.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Cinema in Concert’ com Orquestra Sinfônica de Goiânia

Quando: terça-feira (17)

Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva – Goiânia)

Horário: 20h

Entrada: Doação de 2kg de alimentos ou um livro literário 

Veja Também