Segunda-feira, 08 de julho de 2024

A receita do sucesso: Sandro Mabel fala de empreendedorismo no Papo Xadrez

O antigo dono da Mabel revela que alimentava o gosto pelo trabalho desde a infância

Postado em: 08-03-2023 às 14h26
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: A receita do sucesso: Sandro Mabel fala de empreendedorismo no Papo Xadrez
O antigo dono da Mabel revela que alimentava o gosto pelo trabalho desde a infância. | Foto: Alex Malheiros

No Papo Xadrez desta segunda (6/3), o empresário, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), pecuarista, administrador de empresas e ex-deputado federal, Sandro Mabel, marcou presença nos estúdios do jornal O Hoje. Ao lado dos apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso, Mabel conta detalhes da carreira política e dá dicas de empreendedorismo. 

Nascido em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e de origem humilde, Mabel sentiu, desde pequeno, o gosto do empreendedorismo, já que os pais administravam um pequeno empreendimento no ramo da panificação. “Minha cantiga de ninar era aquele barulho de clientes, máquinas”, brinca. 

“Eu sempre tive muita vontade de trabalhar, comecei cedo, tinha 13 anos”, revela o empresário. No entanto, ele lembra que, acima de tudo, os pais sempre priorizaram a educação dos filhos, razão pela qual ele é grato. “Sempre tive vontade de vencer”, afirma. 

Continua após a publicidade

Sandro também recorda o lado doce da infância: “tive amigos, brincadeiras, jogávamos muito futebol, bolinha de gude”. Alternando os horários de trabalho e estudo, o empresário administrava um fliperama com o amigo, ajudava os pais na fábrica e estudava no período noturno. “Depois que eu estudava, eu ia reformar carros”, acrescenta. 

Aos 24 anos, casado e pai de três filhos, o pecuarista veio para Goiânia, onde fez o seu lar, “com a cara e a coragem”. Ele conta que enxergou em Goiás uma oportunidade de crescimento. No ramo político e industrial e, hoje na gerência do FIEG, Sandro encontrou a sua vocação. 

Sobre a fábrica da Mabel – conhecida pela produção de rosquinhas de coco –, o empresário conta que a receita do biscoito surgiu no empreendimento do pai, em 1969. “Quando eu vim para Goiânia, a fábrica fazia 200 toneladas de biscoito por mês. Quando vendemos a fábrica, 200 toneladas de biscoito a cada meio dia”, revela. 

Ao ser questionado sobre a origem do nome que consagrou as rosquinhas de coco no paladar não somente do goianiense, mas também do brasileiro, Sandro revela que nem mesmo o pai sabe de onde surgiu o nome do biscoito. “Nem meu pai, nem meu tio lembraram de onde veio o nome Mabel”, explica em tom de humor. 

A receita do biscoito, no entanto, é bem conhecida por Sandro. Entre erros e acertos na composição e escolha dos ingredientes que fazem os quitutes da Mabel, “quando inventamos as rosquinhas, o negócio aumentou”, relembra o empresário. 

Sandro esclarece que o negócio – principal empreendimento conduzido por ele e pelo irmão – foi vendido em 2011, quando houve “uma febre para comprar a fábrica”. Ao chegar em consenso com os pares do empreendimento, Sandro decidiu vender a Mabel. 

Àqueles que pretendem abrir o próprio negócio, o Presidente da FIEG dá dicas durante o podcast: “para ter sucesso, é preciso saber que o seu produto é bom, nem todo mundo gosta, mas a maioria”. Ele também orienta que cultivar a credibilidade e sinceridade garantiram o sucesso da sua carreira como empresário.   

Inicialmente adverso à política, Sandro comenta que o desejo de inserir-se no mundo da política surgiu com a intenção de levar adiante o  (Fundo de Participação e Fomento à Industrialização do Estado de Goiás (FOMENTAR). A partir de 1991, o empresário tornou-se Deputado Estadual durante a gestão Iris Rezende. 

Em 1995, o presidente da FIEG assume como Deputado Federal e permanece no cargo ao longo de outros quatro mandatos. “Na minha vida política mexi muito com infraestrutura, desenvolvimento”, ressalta o ex-deputado. 

Atualmente, Sandro assume a gerência da FIEG e conta que encontrou sua “paixão” por investimentos no âmbito educacional. “Tenho empenhado muito tempo dentro da FIEG, para defender as indústrias, mas [também] na formação de mão de obra de educação dessa garotada. Nós vamos investir R$ 1 bilhão em educação”, complementa.

Sandro Mabel encheu de relatos os estúdios do Jornal O Hoje ao contar sobre suas trajetórias política, pessoal, empresarial e de gestão. Você pode conferir o episódio completo do Papo por meio do YouTube, ‘Papo Xadrez’, ou conferir trechos da entrevista no instagram, @xadrezpapo. O seu podcast favorito também está disponível no serviço de streaming do Spotify. 

Nos últimos episódios

Sandro Mabel, empresário e presidente do FIEG e ex-deputado federal, está na 54ª transmissão ao vivo do podcast ‘Papo Xadrez’. Ela se junta aos outros 61 convidados que estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ de frente com os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso. Dos encontros dedicados ao mundo da música e seus bastidores aos episódios sobre a indústria da moda: nenhuma pauta fica de fora do ‘Papo Xadrez’.

Veja Também