“Mazombo”: diferentes estilos de dança e trilhas sonoras

Show tem mais de 10 exibições confirmadas em diversas cidades do Brasil até 2019

Postado em: 26-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Mazombo”: diferentes estilos de dança e trilhas sonoras
Show tem mais de 10 exibições confirmadas em diversas cidades do Brasil até 2019

Gabriella Starneck*

O espetáculo Mazombo, da Fohat Cia. de Dança, será exibido neste sábado (26) no Teatro São Francisco, em Anápolis. Combinação de diferentes estilos de dança e trilha sonora são alguns dos atributos da apresentação de dança contemporânea que está em turnê nacional. O espetáculo já tem mais de 10 exibições confirmadas em diversas cidades do País até 2019. Depois de Anápolis, o grupo segue com a coreografia para Goiânia, Fortaleza, Belém, Natal e Campo Grande, ainda neste ano, e para Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, em 2019. 

Continua após a publicidade

“Mazombo é uma história em que a gente quis representar o que seria a pluralidade da cultura existente no Brasil, porque nós, brasileiros, somos um conjunto de várias culturas. O povo brasileiro é colorido, alegre e dinâmico.  O espetáculo pretende justamente fazer com que a gente valorize essa pluralidade. O intuito é que nós, goianos, possamos dar valor a nossa herança cultural. O cenário da peça inclusive é o cerrado, pois tem o propósito de valorizar o que somos e o que temos”, afirma a diretora e coreógrafa da Fohat, Ariadna Vaz. 

“Mazombo”

A diretora e coreógrafa da Fohat revela que o processo de construção do espetáculo se deu de forma diferente, tendo em vista a diversificação dos bailarinos. “Temos um grupo bem eclético e diferente tecnicamente. São bailarinos extremamente técnicos na dança clássica, no jazz, na dança contemporânea e nas danças urbanas. Pudemos explorar a trilha sonora e nossa criatividade, dentro dos diversos estilos da dança, e montar coreografias bem originais”, conta Ariadna.

A trilha sonora do projeto Mazombo, iniciativa empreendida por músicos e artistas goianos, foi a grande inspiração para o espetáculo. Em pouco mais de uma hora, 12 bailarinos se revezam no palco em narrativas corporais que completam os significados contidos na música e na poesia, que dizem respeito ao processo de construção da identidade cultural caipira metropolitana. “Embora as músicas do espetáculo tenham sido feitas por uma banda de Goiás, as canções retratam muito bem a diversidade do País. O espetáculo é extremante dinâmico e original, e traz essa proposta de alegria, de algo bem nosso”, afirma  a diretora e coreógrafa da Fohat.

Categoria étnico-social do Brasil-colônia, ‘Mazombo’ é um termo de origem afro-brasileira empregado em referência aos filhos de europeus e seus descendentes (mestiços ou não) nascidos na colônia, que não se encaixavam nas categorias étnico-sociais existentes. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O Hoje, sob orientação da editora Flávia Popov.

SERVIÇO

Espetáculo Mazombo

Quando: sábado (26)

Onde: Teatro São Francisco (Av. Pinheiro Chagas, nº 500, Jundiaí – Anapólis)

Horário: 20:00

Ingressos antecipados: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)  

Veja Também