Especialista traz informação e curiosidades sobre o mundo dos transplantes capilares

O implante capilar, também conhecido como transplante capilar, é um procedimento que surgiu na década de 1930, no Japão

Postado em: 12-05-2023 às 08h54
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Especialista traz informação e curiosidades sobre o mundo dos transplantes capilares
O implante capilar, também conhecido como transplante capilar, é um procedimento que surgiu na década de 1930, no Japão | Foto: Divulgação

Para quem sofre com a calvície, algumas técnicas, como o transplante capilar, podem ajudar na restauração dos fios. Para isso, existem clínicas especializadas, como é o caso da Clínica ProHair localizada em Goiânia, sendo reconhecida pela Excelência, Profissionalismo, Cuidado, Ciência e Inovação direcionados para a estética e restauração da autoestima. 

Em entrevista o Dr. Fernando Borges, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo que atende na clínica conta sobre como surgiu o amor pelo implante capilar. “O amor pelo transplante surgiu há uns 10 anos atrás quando comecei a estudá-lo junto com meu irmão Hamilton  médico Cirurgião Plástico no qual,  opero em sua equipe há 13 anos”, afirma o especialista que aos 39 anos, é médico, casado e com duas filhas, e também cirurgião formado pela faculdade de medicina da UFG em 2009. 

Com vasta experiência, ele compartilha uma curiosidade sobre o mundo do implante capilar. “Uma curiosidade, todos pensam que é fácil, inclusive colegas médicos , porém 90% dos resultados que se vê por aí são bem ruins, acho que talvez seja a área onde a maioria dos resultados integrados são pouco satisfatórios”. Um outro ponto, é que mulheres também são aptas a realizarem o implante. “Mulheres podem, calvície androgenética na mulher, transplante de sobrancelhas”, informa o Dr. Fernando.

Continua após a publicidade

Com o compromisso em oferecer o melhor atendimento, o especialista conta sobre o aperfeiçoamento constante de sua técnica para um melhor alcance dos resultados. “Pacientes podem esperar de mim esse ano aquele meu 1% a mais de melhora. A curva de aperfeiçoamento não para no transplante”.

“Muito feliz com minhas conquistas , eu nunca pedi tanto a Deus e ele dá muito mais”. Por fim, o especialista antecipa algumas novidades. “Tenho novidades a caminho, um curso em nível nacional com circuito teórico prático em transplante e tricologia com cirurgias ao vivo para médicos”.

A técnica 

O implante capilar, também conhecido como transplante capilar, é um procedimento que surgiu na década de 1930, no Japão, quando o dermatologista Dr. Shoji Okuda desenvolveu um método que utilizava pequenos enxertos de couro cabeludo para a reconstrução das áreas atingidas por queimaduras, a fim de ajudar os feridos da guerra.

Apesar de ter sido uma ideia bastante avançada para a época, seus resultados se perderam durante a guerra e apenas em 1950 foi retomada. Neste período, o dermatologista Dr. Norman Orentreich a aperfeiçoou para ser usada em casos de calvície, pois percebeu, em seus estudos, que os fios que não tinham o código genético da calvície quando transplantados em uma área atingida pela disfunção, conseguiam manter suas características. Os resultados, no entanto, ainda eram pouco naturais se comparados aos atuais.

Em 1994, foi descoberto, então, o detalhe que faltava para a completa profissionalização do implante capilar: a unidade folicular. A partir disso, os cirurgiões puderam começar a implantar unidades foliculares, garantindo um resultado bastante natural sem causar lesões desnecessárias à área doadora.

Veja Também