Inscrições para o Núcleo de Formação Ampliada se encerram nesta q

Iniciativa garantirá a formação continuada e ampliada das pessoas que trabalham nessa área

Postado em: 31-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Inscrições para o Núcleo de Formação Ampliada se encerram nesta q
Iniciativa garantirá a formação continuada e ampliada das pessoas que trabalham nessa área

As inscrições para o Núcleo de Formação Ampliada para o artista de circo, com foco em acrobacias aéreas, aberta no dia 21 de maio, se encerram nesta quinta-feira (31). A iniciativa garantirá a formação continuada e ampliada das pessoas que trabalham nessa área. Com carga horária correspondente a curso técnico e com duração de seis meses, o curso é gratuito. As inscrições podem ser feitas no site www.ciacatavento.com.br. 

O projeto é uma realização da Catavento Companhia Circense e conta com o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. O objetivo do Núcleo é formar artistas especializados em produção cultural e artes circenses com foco em acrobacias aéreas. A duração do curso, dirigido a artistas com mais de 17 anos que tenham experiência em dança, teatro, circo ou ginástica artística, é de seis meses, e as aulas são diárias, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. 


Continua após a publicidade

Inédito e desafiador 

O projeto oferece carga horária de 586 horas. Segundo seu idealizador, Felipe Nicknig, a ideia é oferecer oportunidades, aqui mesmo, em Goiânia, para artistas que atualmente precisam buscar fora do Estado esse tipo de instrução e de conteúdos tão aprofundados. O curso pretende preparar os artistas para escolas preparatórias e superiores de circo de qualquer parte do mundo.

“Este projeto é resultado da minha própria trajetória e experiência, e traz para o cenário goiano uma proposta de formação diferenciada daquilo que vem sendo realizado. É importante ressaltar que não se trata de desmerecer as iniciativas que já existem em nossa cidade. Ao contrário, é uma tentativa de complementá-las, oferecendo aos nossos artistas mais uma etapa de profissionalização, propondo novas referências, olhares e perspectivas, necessárias para que haja um crescimento real do que é feito por todos nós – tanto quanto à qualidade quanto ao amadurecimento estético e de produção”, comenta Felipe. 


Seleção

Para concorrer a uma das vagas do Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (Nufaac), o candidato precisa: ter mais de 17 anos; ter experiência em técnicas de dança, circo, teatro ou ginástica artística; elaborar um pré-projeto de pesquisa para desenvolver ao longo do curso do Núcleo; e passar por três provas de habilidade – técnica, física; e artística. 

As provas de habilidades podem ser feitas em lugar escolhido pelos candidatos e gravadas em vídeo, por exemplo, via celular, para serem enviadas à equipe de seleção no ato do preenchimento do formulário, na forma de anexo. O edital explica detalhadamente como são estas provas.

Segundo Felipe, o rigor na seleção dos candidatos se deve ao propósito do curso, que é de ampliar a formação daquelas pessoas que já estão trilhando suas histórias na arte circense e em outras artes que envolvem o corpo. 

“É verdadeiramente rigoroso, justamente em função da seriedade e das metas propostas pelo Núcleo. É uma iniciativa inédita em nossa região, e a busca é pela excelência da produção circense em Goiás. Portanto temos de estabelecer as condições necessárias para que os participantes possam desenvolver ao máximo as suas habilidades”.

Durante o curso, estão previstas diversas atividades, entre elas: aulas regulares; dez palestras com profissionais e artistas convidados; estágios com profissionais reconhecidos mundialmente; estágio inédito, em Goiânia, sobre Segurança no Circo: Curso NR35; Mostra Artística com o resultado dos projetos de pesquisa dos alunos. Um dos professores convidados virá da Bélgica – Ecole Supérieure des Arts du Cirque (Esac). Roman Fedin falará aos alunos do Nufaac sobre técnicas de Aéreos Dinâmicos. 

Veja Também