Festival começa nesta terça (5) na cidade de Goiás

Abertura oficial será às 20h, no Cineteatro São Joaquim, com a exibição do documentário “Ex-Pajé”, do cineasta Luiz Bolognesi

Postado em: 04-06-2018 às 18h03
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival começa nesta terça (5) na cidade de Goiás
Abertura oficial será às 20h, no Cineteatro São Joaquim, com a exibição do documentário “Ex-Pajé”, do cineasta Luiz Bolognesi

Começa nesta terça-feira (5), a 20ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental – Fica 2018. A programação vai até o dia 10, domingo, na cidade de Goiás. O maior festival de cinema ambiental da América Latina exibe 101 filmes em 8 mostras de cinema, além de receber grandes nomes do audiovisual e meio ambiente para mesas de debate e oficinas temáticas.

Trazendo músicas de todos os estilos, 12 artistas goianos fazem shows durante a programação do festival. O Palco do Coreto também recebe programação musical com as atrações do Fica na Comunidade. No sábado (9), a cantora Ana Carolina será uma das principais atrações e sobe ao palco da Praça de Eventos Beira Rio.

Continua após a publicidade

Com o tema “A Força de Um Legado”, o festival celebra seus 20 anos com mostras especiais com grandes sucessos já exibidos ao longo de suas edições. O artista plástico Marcelo Solá, que assina a identidade visual do evento com uma tela produzida especialmente para essa edição, será homenageado com uma exposição individual no Palácio Conde dos Arcos. O festival ainda conta com programação paralela na Tenda Multiétnica, com a participação de Povos do Cerrado, e Espaço Secima. Toda a programação do Fica 2018 é gratuita e aberta a todos os públicos. 

Este ano, o Fica começa com uma programação intensa, que se inicia às 8h da manhã do dia 5 de junho. No entanto, o destaque do primeiro dia de festival é a abertura oficial, a partir das 20h, com a presença de autoridades estaduais e locais e a exibição do documentário Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi, às 21h, no Cineteatro São Joaquim. 

O dia começa com a abertura da Tenda Goiás – Município Saudável e Sustentável na Praça do Chafariz, a partir das 8h. Também é no primeiro dia que ocorrem as aberturas das exposições e instalações desta edição. Entre elas, a exposição do artista homenageado Marcelo Solá, que ficará disponível no Palácio Conde dos Arcos, das 8h às 17h, até o fim do festival. A programação de visita ao Instituto Bertran Fleury também começa no dia 5 de junho. 

A tarde, a partir das 16h30, acontece o lançamento do Projeto Fica Limpo, na Praça do Chafariz, seguido de uma Dança Circular Sagrada com a equipe do Fica Limpo, às 17h30, na Praça do Coreto. Às 17h, na Praça do Chafariz, o Grupo Rosário de Cajá e Ronaldo Oliveira puxam uma Ciranda de Roda. 

O grupo Vila Boa Samba à Toa inaugura a programação de shows desta edição, sendo a última atração do primeiro dia, a partir das 22h no Palco do Coreto.

A realização do evento é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).  

Veja Também