No mês mais frio do ano, bebidas quentes fazem a diferença

Bebidas à base de chocolate, chás e cafés são algumas das sugestões

Postado em: 14-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: No mês mais frio do ano, bebidas quentes fazem a diferença
Bebidas à base de chocolate, chás e cafés são algumas das sugestões

SABRINA MOURA*


Continua após a publicidade

Nada mais gostoso que uma bebida quente para amenizar o frio, mais frequente nas manhãs e nas noites desta época do ano. Algumas opções são à base de chocolate. É o caso do cardápio de uma pâtisserie da Capital. O Chocolate Belga, feito com leite vaporizado e gotas de chocolate meio amargo, e o Chocolate Super Cremoso, versão mais densa de um blend de chocolates, mais consistente e doce, são opções para os dias mais frios.

De acordo com a gastrônoma e gerente de produção Carolina Brasileiro, ambas as bebidas são preparadas com chocolate belga, que é menos doce e mais cremoso; têm alta qualidade, porque tem mais cacau que o mínimo exigido para ser um autêntico chocolate, e, em sua maioria, ainda são produzidos artesanalmente. “A bebida é quase uma unanimidade, mas quem gosta de incrementar pode acrescentar o chantilly. O creme é ideal para a cobertura, e, sobre a bebida, ele suaviza o sabor do chocolate”, diz Carolina.

Quem prefere se aquecer com algo mais leve, a profissional sugere optar pelos chás, que também são ótimas fontes de hidratação mesmo nas outras estações do ano: “Chás de camomila, erva-doce, chá-verde e limão, combinações de limão com gengibre, frutas vermelhas, frutas silvestres e maçã com canela são algumas sugestões”. 

Outra gostosura para os dias ou noites com temperatura mais baixas, também sugeridas por Carolina, é o Chai Latte, bebida inspirada no típico chá indiano e na cremosa combinação de leite, gengibre, cravo e canela. “O Chai Latte tem um sabor muito peculiar e agrada muito quem aprecia sabores marcantes”, acrescenta ela.

Cafés, expressos, cappuccinos, machiatto, café avelã e café coado também são sugeridos pela gastrônoma. “Destaque para o Doux Cappuccino, que mistura o café expresso com leite, finalizado com doce de leite. Já o Café Coado na hora é para quem prefere o sabor caseiro e autêntico da bebida, sem incrementos”, diz a gerente de produção, que finaliza: “Para acompanhar todas essas deliciosas bebidas, impossível não escolher entre os brioches e os croissants, as versões que mais apetecem”.

Confira a receita do Chocolate Quente para quem quer se aquecer neste suave inverno.

*Integrante do programa de 

estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 


Receita  

Chocolate Quente – Rendimento: aproximadamente 12 xícaras de chá  

1 xícara (de café) de rum

1 xícara (de café) de licor de chocolate 

1 barra (grande) de chocolate amargo 

1 colheres (de sopa) de achocolatado em pó 

2 colheres (de sopa) de chocolate em pó solúvel 

1 lata de Leite condensado

1 litro de Leite


Modo de preparo

Coloque, numa panela, o leite, o leite condensado, o chocolate solúvel, o achocolatado em pó, a barra de chocolate e leve ao fogo, mexendo. Quando levantar fervura, acrescente o rum e o licor de chocolate, e misture. Apague o fogo, e está pronto para servir.

Veja Também