Lembranças em acordes

‘Fingindo Não’ é o primeiro lançamento do próximo álbum de Dezert Horse e chega às plataformas na próxima sexta-feira (11)

Postado em: 11-08-2023 às 08h00
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Lembranças em acordes
Ideia da parceria com o Carabobina surgiu pela semelhança da faixa com os trabalhos do duo | Foto: Andressa Pardo

De uma cena independente goiana que teve o seu ‘boom’ com Boogarins, Carne Doce e outros artistas, surgiram expoentes importantes da música brasileira, como o jovem Dezert Horse, de Rubiataba (GO). Depois de 1 EP, 1 álbum e algumas parcerias pelo Brasil afora, Gabriel Martins, músico de 21 anos por trás do projeto, lança o primeiro single do seu próximo disco: ‘Fingindo Não’ ft. Carabobina, que chega nesta sexta-feira (11).

A faixa foi composta por Gabriel e conta com vozes de Raphael Vaz (Fefel) e Alejandra Luciani da dupla Carabobina, além de uma linha de baixo e sintetizadores do também integrante do Boogarins. Os outros instrumentos foram gravados por Dezert Horse. Iniciando com acordes de guitarra que tiram sinceros sorrisos do ouvinte, a faixa tem uma vibe alegre e pra cima, junto a uma mensagem que celebra as mudanças e as boas expectativas que vêm ao seguirmos em frente. 

“A música retrata um sentimento de lembrança, de já se ver não fazendo algumas coisas banais que fazia no passado. É sobre uma mudança repentina que te faz pensar no quanto as coisas mudam em tão pouco tempo”, comenta o artista. O Dezert Horse foi criado em 2020, quando Gabriel  já formado no colégio lançou seu primeiro EP, Time Lapse, feito inteiramente sozinho em seu quarto, e tendo como referências nomes e bandas psicodélicas.

Continua após a publicidade

A ideia da parceria com o Carabobina surgiu pela semelhança da faixa com os trabalhos do duo, inclusive no jeito Fefel de cantar. Essa junção entre os artistas encaixou até nas referências de Gabriel: guitarras saturadas, mistura de sintetizadores e o contrabaixo mesmerizador de Raphael evidenciam a influência do projeto Dezert Horse no ‘jeito Kevin Parker’ de produzir: “Talvez essa seja a faixa mais Tame Impala que já fiz”, confessa Gabriel. “A ideia era ter uma sonoridade que lembra a música ‘Disciples’ por causa das guitarras distorcidas, mas que soasse meio pop também (risos)”.

O single é o primeiro do próximo álbum de Dezert Horse, que vem sendo construído há 1 ano e 7 meses pelo artista. ‘Você Não Corre Mais’, título do trabalho, chega em setembro deste ano e contará com mais duas faixas que complementam, em uma pequena amostra, a versátil e profunda estética do disco, apresentando um músico ainda mais maduro musicalmente e parcerias de peso entre as 11 tracks.

Todo o processo de gravação e pós produção foi feito remotamente por Gabriel, em Goiás, e Carabobina, em São Paulo, que captaram seus instrumentos e vozes em seus respectivos espaços caseiros de produção. A mix é assinada por Alejandra Luciani (@sugarkaneaudio) e a master por Gabriel Martins.

Através de suas experimentações solitárias e introspectivas, Gabriel abre seu universo particular no projeto Dezert Horse. A cada minuto escutando o artista, são criadas paisagens sonoras coloridas e lisérgicas, onde suas saudades, nostalgias e expectativas se entrelaçam com camadas de guitarras, sintetizadores e baterias eletrônicas. Sendo fiel a essa estética ao mesmo tempo que constrói frequentes ideias originais, Gabriel Martins, o Dezert Horse, já conta com o EP de estreia ‘Time Lapse’ (2020), o álbum ‘Horizonte’ (2021) e, agora, prepara o lançamento do seu próximo álbum: Você Não Corre Mais, que sai ainda em 2023.

Carabobina é um duo de noise pop, formado por Alejandra Luciani e Raphael Vaz (Boogarins). A sonoridade do projeto é definida por loops, beats, melodias, uma mistura do eletrônico com o orgânico como se as músicas fossem tocadas por uma banda de rock com máquinas futurísticas. O duo lançou seu primeiro álbum em 2020 chamado ‘Carabobina’.

Veja Também