Uma forma lúdica de conscientizar crianças sobre ambiente

‘O Lobo Guará no Circo’ une arte circense à dramaturgia para falar da preservação da fauna e flora do Cerrado

Postado em: 28-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Uma forma lúdica de conscientizar crianças sobre ambiente
‘O Lobo Guará no Circo’ une arte circense à dramaturgia para falar da preservação da fauna e flora do Cerrado

GABRIELLA STARNECK*

Respeito aos diferentes e aos animais, cuidados com higiene e alimentação, preservação da água, do Cerrado e conhecimento dos frutos desse bioma: essas são algumas das questões abordadas no espetáculo O Lobo Guará no Circo, que será apresentado no sábado (28) no Teatro Sesc Centro. A fábula une a arte circense à dramaturgia para transmitir à futura geração, as crianças, uma mensagem de respeito não somente ao próximo, mas à fauna e à flora. Os ingressos já estão esgotados. 

Continua após a publicidade

Segundo a diretora do espetáculo e também intérprete, Zyza Gleybe, a proposta do O Lobo Guará no Circo é justamente conscientizar as crianças, que irão cuidar da natureza no futuro, e preservar o Cerrado – que é um bioma bem específico. “Eu diria que é um espetáculo mágico, cheio de estripulia circense, que vai fazer com que a manhã dessas crianças e adultos, já que a apresentação será às 11h, se transforme em um dia inesquecível”, afirma a diretora ao Essência. 

Espetáculo

O enredo de O Lobo Guará no Circo , segundo Zyza Gleybe, foi escrito em 2011, na época em que saiu um estudo sobre a situação do Cerrado no futuro: “Na época, saiu uma pesquisa mostrando que, em 2050, se não fosse tomada nenhuma medida, o Lobo Guará seria extinto, e metade do Cerrado seria distruído. Então queríamos mostrar como, por meio da nossa arte, poderíamos contribuir para a mudança de comportamento”.

Pensando nisso, o espetáculo foi escrito com o propósito de discutir questões como a destruição da fauna e flora do Cerrado, além da importância de uma alimentação saudável e, de forma sutil, como afirma a diretora, o bullying. O Lobo Guará no Circo já foi apresentado outras vezes não só em Goiás, mas em outros estados. Por ser voltado para o público infantil, a trupe já passou por diversas escolas municipais, sem falar em atividades como a Semana do Meio Ambiente e o Festival em Cena. 

Segundo Zyza, a principal dificuldade em estruturar o espetáculo foi unir dramaturgia à arte circense, além da logística: “O Lobo Guará no Circo exige muito dos acrobatas, que não são atores. Em questão de estrutura física, como é uma apresentação circense, também enfrentamos dificuldades de encontrar um local que atenda logisticamente a estruturação técnica do espetáculo – inclusive já fomos barrados em alguns festivais por conta disso”. 

Sinopse

O Lobo Guará no Circo é uma fábula que se passa em uma floresta com um cenário lúdico que instiga a imaginação e leva o público ao mundo mágico do circo. Uma árvore encantada que dá varias espécies de frutos, inclusive os do Cerrado – como jatobá, bacupari, gravatá, articum, dentre outros –, muitas vezes desconhecidos por muitos. A trilha, construída exclusivamente para o espetáculo, retrata com cantigas o mundo infantil por meio de batidas da catira e congada, ritmos tradicionais de nossa região. 

Uma mágica borboleta voa pelo cenário instigando o lúdico da imaginação. As peripécias do lobo em suas estripulias e cambalhotas, saltando e jogando seus malabares traz a importância de uma alimentação saudável inclusive com os frutos do cerrado, e a coelhinha no tecido acrobático e no equilíbrio em paradas de mãos e junto à fada toda amiga no seu sol (lira acrobática) mostra a todos que o lobo é um animal bom que adora tocar sua guitarra, dançar e cantar. E Coelhinha e Lobo, juntos, formam um duo acrobático de solo, engraçado, mostrando que os diferentes podem ser amigos e se relacionarem muito bem – falando de forma sutil do bullying.

Durante 47 minutos, o público acompanha todo um enredo de conscientização interpretado por quatro personagens: o lobo (Rodrigo Rodrigues), a Coelhinha (Zyza Gleybe), a Fada Verde (Larissa de Paula) e a Narradora (Urânia Lima). A diretora do espetáculo ainda afirma haver um momento de interação com o público: “O lobo tem uma participação especial com as crianças, e é um momento de muita euforia. Nesse momento, a energia explode com as crianças querendo participar”, finaliza Zyza Gleybe. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘O Lobo Guará no Circo’

Quando: sábado (28)

Onde: Teatro Sesc Centro (Rua 15, esquina com a Rua 19, Centro – Goiânia)

Horário: 11h

Ingressos esgotados

Veja Também