Conheça as belezas da ‘Cidade do Sol’

Natal, a capital o Rio Grande do Norte, é onde o Sol brilha o ano todo

Postado em: 30-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça as belezas  da ‘Cidade do Sol’
Natal, a capital o Rio Grande do Norte, é onde o Sol brilha o ano todo

SABRINA MOURA*

Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do País. Com uma área de aproximadamente 167 km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial. Fundada em 1599, às margens do Rio Potenji, a cidade conta com importantes monumentos, parques, museus e pontos turísticos, como o Teatro Alberto Maranhão, além de outras atrações, dentre elas, Ponte Newton Navarro, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o Museu de Cultura Popular, o Parque das Dunas e praias como Ponta Negra e dos Artistas. Eventos de grande repercussão, tais como a Feira Internacional de Artesanato (Fiart), o Carnatal, as festas juninas e as comemorações natalinas, também são atrações para os turistas.

Continua após a publicidade

Ela também é conhecida como ‘Cidade do Sol’, porque o sol brilha, durante o ano todo, e só descansa nos períodos de chuva – entre março e julho. Além dessas vantagens, Natal é considerada a cidade que possui o ar mais puro da América do Sul,, e tem um dos mais belos litorais do Brasil, que se estende por mais de 400km, com um povo hospitaleiro que recebe os visitantes de braços abertos.

Praias

As praias mais paradisíacas ficam nas cidades vizinhas. Dentre as praias, destacam-se Búzios e Barra de Tabatinga, ao sul da capital, e as dunas de Genipabu ao norte. Ponta Negra é a praia mais badalada da cidade, boa para banhos, com infraestrutura de hotéis, restaurantes e vida noturna bem agitada. A partir de Natal, fica fácil conhecer os mais belos lugares do Rio Grande do Norte.

A Praia de Ponta Negra abriga o mais singular cartão-postal do Estado: o Morro do Careca. Localizada no bairro de mesmo nome, essa praia é a principal opção de lazer para os turistas. O Morro do Careca é uma duna de mais de cem metros de altura e totalmente margeada por vegetação – o que faz referência à cabeça de uma pessoa calva. O local possui vários bares e restaurante à beira mar que funcionam durante o dia e à noite – onde é possível degustar pratos típicos da região litorânea.

A Praia dos Artistas fica há 5 minutos do Centro de Natal. Durante o ano todo, a movimentação de turistas no local é grande, não apenas pela proximidade do Centro, mas pela beleza natural do local. Os turistas vão em busca de bronzeado, de petiscos e refeições à beira-mar. Completando a faixa de areia extensa, as águas da Praia dos Artistas são calmas, cristalinas e limpas. Contudo é preciso precaução para se entrar no mar devido à quantidade de pedras presentes no local. Procure por uma faixa propícia para o banho ou pergunte aos vendedores ou atendentes dos quiosques. Os coqueiros completam o cenário paradisíaco desta praia, que também é muito frequentada por surfistas.

A Praia de Búzios é conhecida por suas ondas e infraestrutura, uma boa opção para os que desejam desfrutar de uma bela praia mas sem perder o conforto. Com uma espaçosa faixa de areia dourada, possui mar levemente agitado. Na alta temporada, surfistas costumam aparecer para aproveitar as constantes ondas. Por conta do grande espaço de areia, é comum ver jovens praticando futebol e vôlei. A caminhada também tem muitos adeptos. Com boa infraestrutura, essa praia dispõe de diversas opções de quiosques e restaurantes, onde o turista pode escolher o que mais agradar. 

A Praia Barra de Tabatinga é de grande extensão e beleza. Costuma atrair muitos turistas, durante a alta temporada, sendo uma opção para um dia na praia, principalmente em família. Com uma beleza quase paradisíaca, não há quem resista a um mergulho nessa praia. Conta com uma boa faixa de areia clara e fina; o mar é calmo de águas transparentes, muito propício para o banho. A bela paisagem favorece o descanso para que seus visitantes possam relaxar e repor as energias. No verão, costuma receber diversas famílias com crianças, que podem brincar e nadar tranquilamente.

Dunas

O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, ou Jenipabu, engloba uma praia, um grande complexo de dunas e uma lagoa. A região se destaca por ter imensas dunas e uma lagoa de águas doces, com forte atrativo para o turismo. A região conta com infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, passeios de búgui, jangadas e dromedários. As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento, muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade, mas oferece algum risco ao trânsito daqueles que não conhecem bem a região. É praticado, nas dunas ao redor da lagoa, o chamado ‘esquibunda’: os interessados descem as dunas, sentados em cima de pranchas de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa.

Museu de Cultura Popular

O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão está instalado no prédio da antiga rodoviária de Natal que foi totalmente reformulado para abrigar o museu. O museu visa a preservar a cultura popular potiguar num espaço de cerca de 350 metros quadrados, onde está exposto um acervo de aproximadamente 1.500 peças, de cerca de 400 artistas populares. O visitante ainda pode acessar os ‘totens eletrônicos’, que possibilitam conhecer em textos, fotos e vídeos um pouco da vida e obra dos artistas populares potiguares. Além disso há três grandes telões instalados em salas especiais que exibem mais de 200 horas de vídeos de forma continua. O museu também possui espaço para exposições temporárias.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, ou simplesmente Parque da Cidade, foi Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua filha Anna Maria Niemeyer e também o arquiteto paulista Jair Valera – deve seu nome a Nivaldo Monte, bispo brasileiro e arcebispo da cidade. O parque ocupa 64 hectares. É a primeira Unidade de Conservação Municipal objetivando preservar uma das principais áreas de recarga de água subterrânea da capital potiguar, constituindo uma das mais belas paisagens dunares do Rio Grande do Norte. Sua estrutura abrange dois estacionamentos (leste-oeste), dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com 45 metros de altura, constituindo memorial da cidade e mirante.

Ponte Newton Navarro

Quando foi terminada a sua construção, em 2007, e inaugurada no mesmo ano, ninguém imaginava que a Ponte Newton Navarro fosse se tornar um atrativo turístico tão interessante da cidade de Natal. A princípio a ideia era ligar a zona norte com a zona leste da capital através do Rio Potengi. Além do acesso facilitado entre os dois lados da cidade, a Ponte de Todos, como é popularmente conhecida, guarda uma série de histórias. Por toda a extensão da Ponte Newton Navarro, existem placas de sinalização informando que não é permitido parar o carro, mas quem passa por lá dificilmente resiste à linda vista do Rio Potengi e da cidade de Natal. Principalmente no fim da tarde, quando o sol se põe, é fácil encontrar carros estacionados e pessoas tirando foto ou simplesmente aproveitando a paisagem. 

Teatro

A construção do Teatro Alberto Maranhão (TAM) teve início em 1898, e o prédio foi inaugurado no ano de 1904. O projeto foi assinado pelo engenheiro José de Berredo e, a direção do mesmo, feita pelo major Teodósio Paiva. Da inauguração até 1957 o teatro era chamado de Carlos Gomes, um grande compositor brasileiro de ópera.

A mudança de nome veio a pedido do então prefeito de Natal, Djalma Maranhão. O nome foi dado em homenagem ao ex-governador do estado Alberto Maranhão, que foi o responsável pela primeira reforma do teatro, em 1912, deixando a construção ainda mais bonita e eficiente para o estado. O teatro é considerado Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte, por ser um complexo de cultura e arte muito completo. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também