“Dentro da modernidade há espaço para o radicional”

Violeiro Victor Batista faz show, nesta terça em Goiânia, com canções do trabalho ‘Coração Caminhador’

Postado em: 04-09-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: “Dentro da  modernidade há espaço para o radicional”
Violeiro Victor Batista faz show, nesta terça em Goiânia, com canções do trabalho ‘Coração Caminhador’

Gabriella Starneck* 

O cantor e violeiro Victor Batista apresenta, nesta terça-feira (4), novo show de música e poesia no Teatro Sesi. Com base na cultura popular, Victor, que se auto intitula ‘Peregrino Cantante’, divulga seu novo trabalho, Coração Caminhador, além de fazer releituras de músicas cantadas e instrumentais. Dois artistas convidados completam a programação: Isabella Rovo e Galba. 

Continua após a publicidade

“Nesse show, além das minhas canções autorais, interpreto outras obras, porque vou ter a participação especial de dois amigos, Isabella Rovo e Galba. A gente vai trazer um pouquinho de instrumental, com obras de Ernesto Nazareth, por exemplo. Além disso, vou fazer releituras instrumentais, na viola caipira, das composições de Vivaldi e Bee­thoven”, afirma Victor Batista ao Essência. 

Apresentação 

No show, Victor Batista apresenta músicas e poesias inéditas e autorais entrelaçadas às cordas da viola caipira, do violão sete cordas e da  percussão. Treze músicas e quatro poemas fazem parte do repertório do artista, que investe no jeito simples de um peregrino da roça no seu jeito de viver e cantar. 

“Eu declamo uma poesia, depois canto uma música – o funcionamento do show depende do ambiente no momento da apresentação. A música e a poesia é algo um pouco separado, mas também unido. Além de cantar, a gente se comunica com as pessoas por meio das poesias. A maioria delas foi escrita por mim, mas tem uma que não é minha, que a gente chama de Amor Perfeito”, afirma Victor Batista. 

Victor Batista 

Nascido em Belo Horizonte (MG), o cantor, compositor, violeiro autodidata, pesquisador da cultura popular e contador de estórias começou sua carreira musical, no ano de 1991, com os grupos parafolclóricos Congá e Sarandeiros, ambos da Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG), e com o grupo musical Minadouro. Victor cursou Canto Lírico pela UFMG e ainda foi membro da Orquestra Mineira de Violas. Atualmente, o cantor reside na cidade de Pirenópolis (GO), onde atua como arte educador facilitando a iniciação à flauta doce para crianças; e viola caipira e violão para jovens e adultos.

Como cantor e instrumentista, Victor viaja por todo o Brasil apresentando quatro shows. Ao Som da Viola traz um repertório de músicas autorais e interpretações de compositores como Bee­thoven, Zequinha de Abreu, Vivaldi, Juraíldes da Cruz, demonstrando ao urbano os valores éticos das cantigas do Cancioneiro Popular.  Viola D’Arame traz uma linguagem contemporânea da chamada cultura do povo, misturando a viola caipira, elemento mais presente neste trabalho, com ponteios, batuques e ritmos, como o rastapé, ijexá e folia de reis.

Contos de um Caipira utiliza o princípio básico da cultura popular, a oralidade, e é voltado para o público infantil, de até 12 anos. A interatividade deixa as crianças dentro do contexto dos ‘causos’. Nas estórias, é abordada a conscientização da preservação do nosso ecossistema, com foco no Cerrado e sua fauna e flora. Já Coração Caminhador, que será apresentado em Goiânia, traz uma nova reflexão da vida contemporânea num paralelo com outro tempo. Poesias, causos, canções fazem parte do trabalho do cantor, que inclui músicas autorais, cantigas e releituras instrumentais. 

Victor acumula quatro trabalhos lançados ao longo de sua trajetória musical: Além da Serra do Curral (2004); En’cantando com a Biodiversidade (2011); Manchete do Tico-Tico (2013) e Coração Caminhador, lançado em 2018. O mais novo trabalho do cantor é inspirado no livro do poeta João Francisco Soares, Nhô Musa, de Avaré-SP, e celebra os 20 anos de carreira artística do violeiro. E para falar mais sobre Coração Caminhador e a apresentação em Goiânia, Victor Batista participou de um bate-papo com o Essência. Confira abaixo. 

Veja Também