Biotecnologia é utilizada como forma de despertar potencial entre estudantes de todo o país

Estudantes e professores ganham destaque na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec)

Postado em: 25-10-2023 às 10h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Biotecnologia é utilizada como forma de despertar potencial entre estudantes de todo o país
Estudantes e professores ganham destaque na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) | Foto: Divulgação/Seduc Goiás

Por Mateus Marques

A biotecnologia é um processo da biologia que ajuda a sociedade a prevenir e diagnosticar doenças, desenvolver insumos que aumentem o rendimento agrícola e acelerar a produção industrial. Esse ramo da biologia pode ser usado de diversas formas e consequentemente tem uma grande abrangência. 

Em nosso dia a dia encontramos a biotecnologia em antibióticos, vacinas, transgênicos, clonagem e até em fertilização in vitro. A utilização desta tecnologia não é recente, para se ter uma ideia, até mesmo no processo de fermentação da massa do pão utiliza princípios biotecnológicos como os microrganismos vivos. Tal importância da área da biologia justifica esforços para desenvolver métodos de aprendizagem que introduzem essa ciência na educação nacional básica.

Continua após a publicidade

E como forma de estímulo à aprendizagem dos processos biológicos foi criada a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec), em que alunos de escolas privadas e públicas do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e alunos do Ensino Técnico são desafiados em diversas categorias, e são premiados de acordo com suas conquistas no exame.

Escolas Estaduais de Goiás conquistaram diversos destaques na olimpíada nacional. Entre as evidências estão escolas, professores e estudantes destaques 2023 e 1°, 2° e 3° lugares da região Centro-Oeste, dos municípios de Anápolis, Goiânia, Águas Lindas e Itumbiara. 

Entre as unidades de ensino vencedoras está o Centro de Ensino Período Integral Doutor Mauá Cavalcante Sávio, que fica em Anápolis. A escola teve notabilidade por ter um aluno classificado em 3º lugar da região Centro-Oeste, três receberam a ‘Medalha Futuro Cientista’ e outros quatro ganharam o ‘Certificado de Honra ao Mérito’. O professor de Biologia e coordenador da área de Ciências e Matemática da instituição de ensino, Hasley Rodrigo, afirma que 32 alunos participaram da primeira fase da prova, 18 deles avançaram para a segunda etapa e 8 foram premiados. 

Hasley acompanhou os estudantes na competição e afirmou que a conquista dos vencedores despertou o potencial nos adolescentes, fazendo com que fossem incentivados a cumprir seus objetivos e destacar o protagonismo juvenil. “A dedicação e o interesse demonstrados pelos alunos mostraram que a abordagem despertou novos aprendizados e proporcionou uma visão prática e aplicável das disciplinas”, afirma o professor. 

A OBBiotec também premia o professor do ano, que neste ano foi destinado ao professor de Águas Lindas de Goiás, Francisco Júnior, do Colégio Estadual Cora Coralina. Francisco é professor de biologia e instruiu 15 jovens a participarem da competição. 

“A biotecnologia instiga o desejo pela pesquisa e ensina os estudantes a buscarem novas tecnologias. Foi uma ótima experiência”, ressalta Francisco. Ao ser premiado o professor relata que isso é muito importante para divulgação dos trabalhos que os docentes realizam nas unidades escolares. 

Lucas Pereira, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás (CEPMG) Ayrton Senna, de Goiânia, também foi destaque na OBBiotec, recebendo o prêmio com a ‘Medalha Futuro Cientista’. O orientador e coordenador de área da escola, Phelipe Augusto, afirma: “As conquistas de Futuro Cientista do Lucas na olimpíada são resultadas de uma incansável dedicação, aliada a uma paixão genuína pela biotecnologia”.

Os resultados promissores da OBBiotec, não apenas no Estado de Goiás, reforçam a necessidade do desenvolvimento de dispositivos que instiguem os alunos a encontrarem novos campos de atuação, e se apaixonarem pelo processo de execução de cada área. Isso faz com que o aluno tenha mais confiança em si mesmo e possa iniciar uma jornada de conhecimento, que o direcione a um estudo especializado, como mestrado e doutorado. Despertando nos estudantes o melhor que existe dentro de cada um.

Veja Também