Compositores de ‘Ciumeira’ são acusados de plagiar nova música

O empresário autor da ação diz que a intenção não é prejudicar o trabalho dos compositores, nem da artista, mas esclarecer o que ocorreu

Postado em: 14-09-2018 às 14h15
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Compositores de ‘Ciumeira’ são acusados de plagiar nova música
O empresário autor da ação diz que a intenção não é prejudicar o trabalho dos compositores, nem da artista, mas esclarecer o que ocorreu

O nova música de trabalho de Marília Mendonça que foi lançada no último dia 24, já está sofrendo com processo de plágio na justiça. O empresário e compositor Anair de Paula afirma que os autores do hit “Ciumeira”, interpretado pela cantora, plagiaram a melodia da música “Panfleto de Rua”, composta por ele e cantada pela dupla Ivis e Carraro. 

Anair afirma começou a perceber as semelhanças das canções quando “Ciumeira” foi lançada, ele acabou recebendo dezenas de ligações de amigos que acharam que, na verdade, tratava-se da música que teve a letra e melodia feitas por ele.

Continua após a publicidade

“O pessoal começou a me ligar, pessoas do meio, amigos. Um deles, inclusive, disse que estava em um bar e começou a ouvir a música. Quando achou que os meninos Ivis e Carraro iam começar a cantar me ligaram para perguntar se eu tinha passado a música para a Marília, porque acharam que era a mesma música”.

“Além da melodia, até o tema da canção é o mesmo, que é traição”, disse ao G1.

A assessoria de imprensa da cantora Marília Mendonça disse que a artista não é compositora da música, mas intérprete. Informou ainda que recebeu a música e gravou da maneira que ela recebeu.

Em nota, os compositores Guilherme Ferraz, Sando Neto, Everton Matos, Diego Ferrari, Paulo Pires e Ray Antônio, que integram a Single Hits, responsável pela composição “Ciumera”, informaram que estão “averiguando as fontes, e buscando com especialista” para saber “se realmente caracteriza-se plágio” (veja íntegra da nota no fim da reportagem).

A ação foi protocolada na quinta-feira (13) na 13ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia. De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), o processo foi distribuído para a desembargadora Beatriz, mas até a publicação desta reportagem não havia nenhuma decisão relacionada ao caso.

O empresário autor da ação diz que a intenção não é prejudicar o trabalho dos compositores, nem da artista, mas esclarecer o que ocorreu. Ele afirma que, nos autos do processo, incluiu um laudo que aponta todas as semelhanças entre as duas composições.

“Em nenhum momento eu acusei a Marília de plágio, mas os compositores. Queremos esclarecer a situação e resolvê-la em paz, em acordo. Inclusive já estamos conversando, tanto com a assessoria da Marília, para que tudo seja e esteja bem resolvido”, afirmou o compositor.

Veja íntegra da nota da Single Hits:

“Somos uma empresa especializada, em composições para mercado sertanejo.

Em 3 anos de parceria nós já fizemos mais de 4 mil músicas, entre elas, Homem De Família (Gustavo Lima), Sorte Que Cê Beija Bem (Maiara e Maraisa), Rapariga Não (João neto e Frederico), Não Deixo Não (Mano Walter), Tô Com Moral No Céu (Matheus e Kauan), Beber Com Emergência (Jefferson Moraes), Segue O Plano (George Henrique e Rodrigo), A Gente Continua (Zé neto e Cristiano) e assim por diante.

Recentemente compomos a música Ciumeira, que foi lançada pela cantora Marília Mendonca, e fomos informados que havia outra música com melodia semelhante, estamos averiguando as fontes, e buscando com especialista se realmente caracteriza plágio.

Estamos todos tranquilos em relação aos fatos, porque temos a consciência tranquila que não copiamos a obra de ninguém, estamos em contato com o pro próprio Anair de Paula, que se dispôs a resolver a situação da melhor maneira possível.

Temos total apoio dos colegas compositores, que nos conhecem e sabem da nossa boa índole é nosso compromisso com a verdade, total apoio do escritório da cantora, e isentamos a cantora Marília Mendonça e seu escritório de quaisquer responsabilidades, e estamos abertos a esclarecer quaisquer dúvidas.” 

Veja Também