Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

A Magia do teatro de sombras chega em Goiânia

Cia Lumiato reconta a lenda da sereia brasileira, em espetáculo que mistura o milenar teatro de sombras com novas tecnologias de iluminação

Postado em: 25-11-2023 às 10h40
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: A Magia do teatro de sombras chega em Goiânia
A premiada Cia. Lumiato traz ao Teatro Sesc Centro, em Goiânia, o espetáculo infanto-juvenil 'Iara - O encanto das águas’ | Foto: Divulgação

A premiada Cia. Lumiato, de companhia brasileira e argentina, realiza uma única apresentação do espetáculo infanto-juvenil ‘Iara – O encanto das águas’, no Teatro Sesc Centro em Goiânia, neste sábado (25). O espetáculo teve sua estreia no ano de 2014 e desde então os prêmios arrecadados pelo espetáculo impressionam. 

A companhia foi premiada em 2014 com Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora no Prêmio SESC do Teatro Candango/2014, concorrendo com produções de diversos gêneros; recebeu também o prêmio destaque de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina, Prêmio ATINA/2014 e o prêmio de Melhor Espetáculo de Teatro de Animação no 43 FENATA em Ponta Grossa/PR. 

Com um currículo expressivo de apresentações em mais de vinte festivais nacionais e internacionais, a Cia. Lumiato vêm se tornando referência no teatro de sombras. Não é à toa o motivo, o jogo de luz e sombras, cores e movimentos é usado pelos atores-sombristas para dar dinâmica à narrativa da história e consegue se conectar e deslumbrar o público. De forma lúdica e poética, utilizando recursos simples, o grupo encanta o público infantil e adulto com a história de Iara. Contada quase sem palavras e tendo a música como elemento central, a natureza mística cria vida por meio das luzes e das sombras projetadas, por detrás e na frente da tela, mostrando silhuetas de corpos e figuras que se fundem em imagens surpreendentes.

Continua após a publicidade

A companhia de teatro Lumiato foi criada em 2008, em Buenos Aires, Argentina, pelos atores Thiago Bresani e Soledad Garcia. Ambos são formados pelo curso de teatro de bonecos da Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e se apresentando em festivais da América Latina. A partir de 2012, a dupla passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. Este, aliás, é o único grupo da região que se dedica à técnica.

Iara – O encanto das águas

A história é inspirada na lenda de Iara. Um índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural e ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher. O espetáculo busca sensibilizar o público infantojuvenil sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.

Serviço

Teatro de Sombras

Quando: Sábado (25)

Onde: Rua 19, N° 260, Centro – Goiânia

Horário: 15h

Veja Também