Dia do Sorvete: universo da iguaria vai além do tradicional

A escolha da data marca o início da subida das temperaturas, no Brasil, período em que o consumo de sorvetes passa a ser maior

Postado em: 23-09-2018 às 11h50
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia do Sorvete: universo da iguaria vai além do tradicional
A escolha da data marca o início da subida das temperaturas, no Brasil, período em que o consumo de sorvetes passa a ser maior

O Dia do Sorvete, celebrado neste dia 23 de setembro, teria sido criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) com o intuito de promover esta delícia gelada. A escolha da data marca o início da subida das temperaturas, no Brasil, período em que o consumo de sorvetes passa a ser maior.

O sorvete teria surgido, há mais de 4 mil anos, na China, a partir de uma mistura de leite, arroz e neve, formando uma sobremesa que se assemelha a um granizado contemporâneo. Mas apenas no século 13, pelo explorador Marco Polo – que se aventurou por terras chinesas e lá aprendeu o processo de confecção do sorvete –, é que esta iguaria chegou à Europa.

Continua após a publicidade

Como o Brasil é um País predominantemente tropical, o consumo da iguaria é expressivo. Mas as pessoas se enganam em achar que os brasileiros estão entre os maiores apreciadores de sorvete do mundo. De acordo com um ranking mundial, o Brasil ocupa o 12º lugar entre os países que mais consomem a delícia gelada.

E sabores e misturas não faltam para incrementar a iguaria. Para a gastrônoma Carolina Brasileiro, é possível, por exemplo, usar uma tradicional sobremesa francesa para preparar um milkshake, uma combinação de sorvete de creme batido com creme de avelã, macaron e chantilly. E não para por aí. “Milk­shake de macaron de chocolate é outra proposta para esta época de calor. Na composição, o tradicional sorvete de creme, batido ao creme de avelã, confere uma consistência densa e cremosa ao milkshake. O resultado é uma bebida ‘encorpada’, saborosa e gelada. Para a finalização, lascas de macaron de chocolate, chantilly e calda de chocolate belga”, sugere a profissional, que completa: “Além de surpreender quem ama sorvete, é possível inovar na mistura dos ingredientes, mas sem abrir mão da tradição. Justamente por isso a receita original foi acrescida dos legítimos macarons da gastronomia francesa, um dos carros-chefes da marca”.

E, já que o assunto é sorvete, aqueles com sabores de Frutas do Cerrado também são possibilidades para quem pretende se abrir a essas novidades em sabores e aromas. “Tipicamente brasileiras, pequi, cajá manga, cupuaçu, araticum, milho, jaboticaba e muito mais são opções irrecusáveis quando se tratam de sabores novos e marcantes”, diz a gastrônoma. 

Em meio às inusitadas receitas, há outro clássico que se mantém tradicional, semelhante ao milkshake: o sanduíche de sorvete, feito com bolachas waffle. “A combinação é leve e deliciosa, e tem sabores variados. Para quem gosta do sorvete estilo ‘fartura’, clássicos como banana split são imperdíveis”, finaliza Carolina Brasileiro.

Veja Também