Cia. goiana participa de Festival de Dança da Amazônia

Fohat Cia. de Dança vai encenar o espetáculo ‘Mazombo’, no Theatro da Paz, em Belém

Postado em: 18-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cia. goiana participa de Festival de Dança da Amazônia
Fohat Cia. de Dança vai encenar o espetáculo ‘Mazombo’, no Theatro da Paz, em Belém

SABRINA MOURA*

A Fohat Cia. de Dança levará o espetáculo Mazombo, pela primeira vez, a Belém, capital do Pará, abrindo três noites da 25ª edição do Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida). Na quinta-feira (18), na sexta-feira (19) e no sábado (20), 12 bailarinos, sendo oito homens e quatro mulheres, vão se apresentar, sempre às 19h30, no Theatro da Paz. 

Continua após a publicidade

Segundo a diretora e coreógrafa da Fohat Ariadna Vaz, o Festival Internacional de Dança da Amazônia é um dos maiores festivais de dança do Brasil. Inúmeras personalidades brasileiras da dança, como Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus e Cicero Gomes, estarão presentes – e artistas internacionais. “O evento é uma vitrine da dança. Nós tivemos essa oportunidade de nos apresentar graças à Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Goiás (Lei Goyazes). Vamos representar não só o Estado, mas também em todo o Centro-Oeste. Apresentaremos um espetáculo genuinamente goiano, nessa vitrine, em três noites”, conta Ariadna. 

A companhia goiana está em turnê nacional com a obra, em meio a um calendário que inclui mais de dez cidades, até 2019, trazendo com o espetáculo uma representação da construção da identidade cultural caipira metropolitana e do sentimento de inadequação e não pertencimento. “É importante mostrar o quanto o goiano é versátil e artista. Temos artes em todos os seguimentos, sendo valorizadas no Brasil e no exterior. Mazombo é uma história em que a gente quis representar o que seria a pluralidade da cultura existente no Brasil, porque nós, brasileiros, somos um conjunto de várias culturas. O povo brasileiro é colorido, alegre e dinâmico. O espetáculo pretende justamente fazer com que a gente valorize essa pluralidade. O intuito é que nós, goianos, possamos dar valor a nossa herança cultural. O cenário da peça, inclusive, é o Cerrado, pois tem o propósito de valorizar o que somos e o que temos”, afirma Ariadna.

Ariadna destaca que é uma apresentação bem colorida, alegre e diversificada, evidenciando que foram utilizadas diversas características do povo brasileiro para a composição do espetáculo, com linguagens corporais variadas e elementos, como criatividade e originalidade. Os bailarinos se revezam, em cena, por pouco mais de uma hora, num total de 15 coreografias, expressando os significados da música e da poesia por meio de narrativas corporais. “Participar deste evento é sinônimo de uma divulgação para o País todo, mostrar o nosso trabalho e o que o nosso Estado tem a oferecer; é muito importante. Vamos, com orgulho, levando Goiás na mala, conosco,para se apresentar para gente do Brasil todo que estará presente no festival”, expressa a diretora e coreógrafa.

Ao ser questionada sobre a preparação, Ariadna afirma que os bailarinos estão bem tranquilos e seguros dessa responsabilidade que carregam consigo por já terem dançado bastante essa obra por meio de apresentações em outras capitais. “Vamos levar nosso próprio cenário e figurinos. Nossos preparativos são simplesmente manter as aulas, os ensaios e todo mundo em forma”, finaliza ela.

Tanto a coreografia quanto a direção do espetáculo  são de Ariadna Vaz. A trilha sonora é composta por canções goianas. O termo que dá título ao espetáculo tem origem afro-brasileira, e é a forma pela qual os filhos de europeus e seus descendentes nascidos no Brasil Colônia eram chamados.

Sobre o Fida

Em sua 25ª edição, o Festival Internacional de Dança da Amazônia é realizado pelas Escolas de Dança Clara Pinto, e conta com diversas atividades na programação que vai de 17 a 20 de outubro. Dentre elas, estão mostras competitivas, aulas com profissionais da dança renomados e audição para jovens bailarinos. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Espetáculo Mazombo’

Quando: 18, 19 e 20 de outubro 

Onde: Theatro da Paz (Rua da Paz, s/nº, Centro, Belém-PA)

Horário: 19h30

Entrada: R$ 20 (meia nas áreas Paraíso e Galeria); R$ 70 (inteira nas áreas Plateia, Varanda, Frisas e Camarote 1ª Ordem)

Veja Também