Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Acesso a cultura gratuita 

Esparta Arte e Cultura completa dez anos em 2024 oferecendo sete meses de programação cultural

Postado em: 24-02-2024 às 09h11
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Acesso a cultura gratuita 
A sede da Cia Corpo na Contramão, Esparta Arte e Cultura, vai oferecer entre fevereiro e agosto uma programação cultural diversa e gratuita para o público de Goiânia | Foto: Layza Vasconcelos

Com o compromisso de oferecer uma programação de arte inclusiva e sustentável, o projeto ‘Te Encontro no Esparta’ realiza uma agenda com espetáculos para crianças e adultos, saraus para toda a família, apresentações em Libras e oficinas para todos os níveis de habilidade. O Sarau na Lua abre essa agenda de atividades, neste sábado (24), às 20h, no Esparta Arte e Cultura. O evento oferece microfone aberto: todas as pessoas podem participar cantando, lendo poemas ou performando. Também há aparelhos circenses disponíveis para números. A entrada é gratuita e é permitido levar a própria bebida. Este projeto conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

O ‘Sarau na Lua’ existe há oito anos e reúne artistas de diversas áreas. “Essa diversidade faz deste evento um espaço de experimentação e troca de experiências. É um momento privilegiado de trocarmos com artistas e a com a comunidade”, comenta a diretora Lua Barreto. O evento recebeu menção do Governo do Estado de Goiás e do Conselho Estadual de Cultura no Diploma de Destaque Cultural do Ano 2022, em nome da diretora Lua Barreto. O sarau acontecerá novamente nos dias 20 de abril e 22 de junho.

A programação

Continua após a publicidade

No mês de março o projeto vai oferecer performance de circo e oficina de jogos circenses no Parque Cascavel. Ambas as atividades acontecem no dia 9, às 14h, e ensinará às crianças sobre o aproveitamento de materiais alternativos como sacos plásticos, garrafas e serragem para construir seus próprios malabares, promovendo a consciência ambiental. No mesmo dia será apresentado ‘Mocotó Oooohhh’, às 17h, no Esparta Arte e Cultura e conta com tradução em libras. 

Neste espetáculo de magia cômica, o ator Marcelo Marques interpreta o palhaço Mocotó. Ele está de volta com suas trapalhadas e desta vez aparece do nada, procurando o mágico Oooohhh, que desapareceu bem no meio de uma apresentação. Mas quem já conhece esse palhaço sabe que toda vez que ele resolve fazer algo novo isso termina em muita confusão e risos. 

Em maio serão apresentados ‘Inspira’ e ‘Mágoas’ no Espaço Esparta. Os solos serão apresentados no dia 25 de maio em duas sessões: às 20h e às 20h30. ‘Inspira’, com Thaísa Santoth e ‘Mágoas’, com Luís Rick são os dois primeiros solos do projeto ‘Sombras’, que foi um processo criativo realizado durante a pandemia a partir do estudo dos chakras e das partilhas pessoais acerca do período de isolamento.  As cenas possuem duração de trinta minutos e acontecem ao mesmo tempo, porém em diferentes lados do espaço cênico.  

No dia 15 de junho, às 14h, será oferecida a oficina de circo e expressão no espaço Esparta, que promove um encontro entre as atividades circenses e o teatro, trabalhando a partir de jogos circenses e jogos teatrais. No dia 3 de agosto essa oficina será oferecida novamente. Em julho, no dia 27, será apresentado ‘Sem Asas’, às 20h, também no Esparta Arte e Cultura. No dia 10 de agosto será oferecida novamente a oficina de jogos circenses, além de performances circenses no Parque Cascavel, às 14h. Em seguida, será apresentado o espetáculo infantil ‘Dangerosíssima Viagem’, às 18h, no Esparta.

Veja Também