Nesta segunda comemora-se o Dia Nacional do Livro

Confira uma lista de livros para ler durante a semana

Postado em: 29-10-2018 às 14h30
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Nesta segunda comemora-se o Dia Nacional do Livro
Confira uma lista de livros para ler durante a semana

Guilherme Melo

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, comemorado nesta segunda-feira (29), confira uma lista com algumas sugestões de leituras para esta semana.  

Continua após a publicidade

Eu não a outra| Laura Folgueira e Luisa Destri 

Hilda Hilst, autora brasileira que foi homenageada esse ano pela FLIP, tem sua primeira biografia lançada pela Editora Tordesilhas. Eu e não outra conta com episódios relatados por fontes próximas, além de documentos históricos. O livro traz um panorama da vida da escritora desde seu nascimento, em Jaú, até sua morte, na Casa do Sol, em 2004. A pesquisa foi realizada durante dois anos, e contou com cerca de quarenta entrevistas feitas pessoalmente pelas autoras Laura Folgueira e Luisa Destri – formadas em jornalismo e especializadas em literatura e na obra de Hilda Hilst.

Dois | Oscar Nakasato 

Após o sucesso de Nihonjin, obra vencedora do prêmio Jabuti de 2012, Oscar Nakasato escreveu seu novo romance Dois (Tordesilhas), uma história dramática que mergulha fundo nos segredos que aproximam e separam uma família. Dois é um romance narrado por duas vozes totalmente distintas: dois irmãos idosos contam com diferentes enfoques alguns episódios da vida familiar, que revelam identidades singulares.

Zé Paulo é conservador e metódico; Zé Eduardo é irrequieto e instável; são irmãos, mas jamais se sentiram assim. A história se passa em Maringá, no norte do Paraná, cidade natal do autor. Além do Jabuti, Nakasato venceu os prêmios literários Benvirá e Bunkyô. O escritor foi um dos representantes do Brasil na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2016. 

Dizendo a que veio| Soninha Francine 

A jornalista, ex-VJ da MTV e vereadora Soninha Francine lançou sua biografia na qual revela sua irresistível atração pelos “feios e sujos”, e como se apaixonou por um morador de rua, e por essa paixão foi até o fim! A história desse amor tão improvável, entre uma mulher de classe média e um sem-teto alcoólatra da cidade de São Paulo, é o fio condutor do livro DIZENDO A QUE VEIO.

Na obra Soninha ainda apresenta seu lado mais pessoal ao contar detalhes da infância, a gravidez na adolescência, uma depressão horrorosa e a experiência com a leucemia da filha caçula. Detalha ainda os bastidores de seu convívio com protagonistas da política brasileira, como José Serra e João Doria e a pressão e as lutas internas pelo poder na Prefeitura de São Paulo.

Mál de Lázaro | Krishna Monteiro 

Publicado pela Editora Tordesilhas, O Mal de Lázaro, primeiro romance de Krishna Monteiro, foi finalista do Prêmio Jabuti 2016, na categoria Contos e Crônicas. A obra é uma fábula sobre dor, sofrimento e redenção, que faz o leitor pensar sobre a perenidade da vida, sobre a inconstância e a impermanência. Inspirado por Carlos Drummond de Andrade e seu “A máquina do mundo” – considerado por muitos o melhor poema brasileiro de todos os tempos –, Krishna Monteiro usa sua prosa elegante e poética para contar a história de um homem que se abre para o mundo apenas para vê-lo desmoronar. Instigado pela ideia de que o poema é uma metáfora da modernidade, Krishna dá um lampejo do que pode acontecer quando essa máquina e tudo o que ela rege – o divino, o universo, o destino – se abrem para um homem que passou a vida dando as costas para o mundo. 

Menina bonita do laço de fita | Ana Maria Machado

Uma menina linda, que mais parecia uma princesa das terras da África, desperta a admiração de um coelho branquinho. Ele quer ser pretinho como ela. Mas, para isso, terá de descobrir qual é o segredo da garota.

Malala, a Menina que Queria Ir para a Escola | Adriana Carranca

A história da paquistanesa Malala Yousafzai que quase perdeu a vida por querer ir para a escola se espalhou pelo mundo com sua autobiografia. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado e conta tudo o que viu por lá.

Ou Isto ou Aquilo |Cecília Meireles

Um clássico da literatura infantil! A trivialidade da temática escolhida por Cecília faz com que a obra seja sempre atual. A sutileza da sonoridade cativa os pequenos desde o primeiro verso.

O rei de Quase-Tudo |Eliardo França

A história de um rei que queria ter tudo ajuda a trabalhar temas universais como paz, solidariedade e generosidade. A obra traz ainda belas aquarelas que despertam o imaginário infantil.

Historietas assombradas (para crianças malcriadas) |Victor Hugo Borges

Inspirado em Neil Gaiman e Tim Burton, as histórias assombradas ganham vida e misturam monstros com personagens da cultura popular. 

Veja Também