Empoderamento feminino ganha programação exclusiva

Evento tem como objetivo promover diálogos e reconhecer mulheres cis e trans em diversos setores

Postado em: 29-02-2024 às 12h30
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Empoderamento feminino ganha programação exclusiva
Todas as atividades são gratuitas, reforçando o compromisso da Casa Valenta com um espaço inclusivo e enriquecedor para todos | Foto: ABr

Em uma iniciativa dedicada ao empoderamento feminino, a Casa Valenta lança uma extensa programação para o mês da mulher, visando promover diálogos e reconhecer a presença das mulheres cis e trans em diversos setores da sociedade.

A cada sábado de março, a partir das 16h, a Casa Valenta se tornará palco de oficinas e rodas de conversas. A programação abordará temas como a presença feminina na política, lideranças, arte urbana e feminismo. Destaca-se ainda a oficina de cartazes e lambes, marcada para o dia 2 de março, proporcionando uma experiência prática e artística.

Com mais de 20 convidadas, a programação conta com personalidades influentes, como as graffiteiras Kally, Thai Junger e Leoua, a presidenta do Psol Goiânia Manu Jacob, a docente Ádila Eugenia da Universidade de Heidelberg, Bárbara Bombom, militante LGBTQIA+ e Cássia Jurupia, professora e bibliotecária.

Continua após a publicidade

O 1º Prêmio Valenta Mulheres na Arte Urbana, iniciativa independente, em parceria com a Crew Lobas do Cerrado, visa reconhecer e homenagear mulheres cis e trans que se destacam nas categorias DJ, rapper, b-girls, grafiteiras e pesquisadoras. A cerimônia de entrega do Certificado de Reconhecimento Artístico será realizada no dia 9 de março, às 16h, na Casa Valenta.

A produtora cultural Larissa Pitman destaca a importância de construir ideias que contribuam para o empoderamento das mulheres, justiça social e fortalecimento do movimento feminista. Ela ressalta a relevância do projeto como uma oportunidade de união, acolhimento e amplificação das vozes femininas.

“É importante construir ideias que contribuam para o empoderamento das mulheres, para a justiça social, para o movimento feminista. Acredito que estamos num momento de união, acolhimento e de dar voz e ouvidos às mulheres, e esse projeto propõe reconhecer e dar visibilidade às mulheres e suas trajetórias”, comenta Larissa Pitman. 

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, reforçando o compromisso da Casa Valenta em proporcionar um espaço inclusivo e enriquecedor para todos. A programação vai além das barreiras de gênero, oferecendo oportunidades de aprendizado e diálogo para toda a comunidade.

Programação 

No dia 2 (sábado), a Casa Valenta oferecerá uma enriquecedora Oficina de Lambes e Cartazes, com início às 16h. Sob a mediação de Larissa e Ayme, a atividade abordará a preparação para o 8 de Março, explorando o impacto das mulheres na arte urbana. Convidadas especiais incluem Linda Granados, Leoua, Thai Junger, Fanny (b-girl), Tisha e Plant.

Em 9, também às 16h, a Casa Valenta apresenta o 1º Prêmio Valenta Mulheres na Arte Urbana. Com articulação liderada por Larissa Pitman e Kaly, a cerimônia de entrega dos certificados de reconhecimento artístico ocorrerá às 18h. O Sarau subsequente, com o tema ‘Mulheres, Arte e Conexão’, será mediado por Aridan e Camila Dias, e contará com a presença de convidadas especiais, incluindo Beta Maria, Ádila Eugênia, Aridan e Cássia Jurupiá.

No dia 16 (sábado), às 16h, a Casa Valenta continuará suas atividades com um debate sobre ‘Mulheres na política e nas lideranças’. Patrícia (MST), Manu Jacob (Psol), Aava Santiago (PSDB) e Bárbara Bombom trarão suas perspectivas. A mediação ficará a cargo de Priscilla e Larissa.

Casa Valenta 

A Casa Valenta é um espaço cultural da Valenta Arte Urbana, dedicado a arte urbana, audiovisual e economia criativa. Aberta ao público, realiza oficinas, feiras de artes e apresentações, promovendo trocas e ações coletivas entre artistas locais e nacionais. 

A Valenta Arte Urbana, fundada em janeiro de 2017, é uma produtora nacional de destaque na produção, articulação e comercialização da arte urbana e contemporânea. Além de estimular o consumo de arte, a Valenta reinventa espaços públicos e leva arte para diversas pessoas e lugares. Destaca-se pelos projetos, como a realização de cinco murais em prédios no centro de Goiânia.

SERVIÇO 

Mês da mulher na Casa Valenta 

Quando: 2, 9, 16 de março 

Onde: Rua do trião, N° 405 – Goiânia

Horário: 16h

Entrada gratuita 

Veja Também