Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

31 de outubro: o dia que se comemora-se o Halloween

Halloween é celebrado em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos

Postado em: 31-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: 31 de outubro: o dia que se comemora-se o Halloween
Halloween é celebrado em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos

SABRINA MOURA*

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos países Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos desses locais.

Continua após a publicidade

Ele é a festividade mais lucrativa nos Estados Unidos da América, depois do Natal. Só em doce, estima-se que o evento – celebrado com paradas e grandes eventos públicos dos quais os mais novos são os principais entusiastas – renda cerca de 1,5 milhão de euros todos os anos. É por essas e outras razões que o Halloween é encarado como uma das celebrações mais tipicamente norte-americanas que, aos poucos, tem vindo a ganhar adeptos noutras partes do mundo.

A comemoração surgiu da antiga tradição do povo Celta (5 a.C). O festival, chamado de Samhaim, comemorava o fim da última colheita do ano. Os celtas acreditavam que, neste dia, os espíritos dos mortos ressurgiam do além para possuí-los e estragar a colheita. Então, para espantar esse ‘mal’, as pessoas vestiam roupas horripilantes e caminhavam pelas ruas gritando para espantar os espíritos malígnos.

Lendas

Nesta festa, as abóboras – que são esculpidas e iluminadas – não podem faltar. Segundo a lenda criada na Irlanda, um bêbado chamado Jack, em um 31 de outubro recebeu a visita do diabo, que disse que levaria sua alma. Jack o enganou e conseguiu viver por mais um ano na Terra, mas, quando morreu, o beberrão não foi aceito no céu nem mesmo no inferno. Mas o diabo deu a Jack uma brasa para iluminar seu caminho pela eternidade. Ele colocou a brasa em um nabo esculpido e numa estaca de madeira, e seguiu seu caminho.Desde então, as pessoas celebram o Halloween com abóboras, batatas e nabos iluminados.

Gatos e bruxas

O povo celta acreditava que os gatos pretos estavam possuídos por espíritos malignos. Além disso, as antigas lendas contam que as bruxas se transformavam no animal para atacar suas vítimas. As antigas lendas contam que, no dia 31 de outubro, as bruxas se reuniam com o diabo para uma espécie de festa e comemoração. Elas chegavam à festa voando em vassouras e enfeitiçando qualquer um que estivesse pelas ruas.

Brasil

O Dia das Bruxas chegou ao País por meio da grande influência da cultura americana através de música, televisão e cursos de inglês.Não faz muitos anos que o Dia das Bruxas é comemorado no Brasil. Muitos brasileiros defendem que a data não faz parte da cultura brasileira, e, por isso, deveria ser deixada de lado. Porém fantasias e maquiagens são sucesso nas festas realizadas nessa época do ano.

Segundo a maquiadora Kelle Karine, no Dia do Halloween muitas pessoas gostam de se fantasiar e participar dos eventos. Nessa hora, uma dica é procurar um profissional que seja capaz de atribuir todas as características desse evento – tanto no rosto quanto na roupa. “A maquiagem artística é muito importante, principalmente para deixar mais real possível a fantasia escolhida pelo cliente. Por esse motivo, pesquisas e estudos sobre o assunto, sobre a pele do cliente, técnicas e tintas específicas são importantes para uma boa elaboração de maquiagem”, explica a profissional.

Kelle explica que, sempre que o cliente entra em contato solicitando uma maquiagem, uma das primeiras coisas que precisam ser informadas são: qual tipo de maquiagem, o modelo do que se pretende ter, o tipo de evento e qual a sua duração (pois algumas maquiagens têm pouca durabilidade). “Após esses passos, analiso se é possível fazer aquela maquiagem. Quando vejo que não é possível, sugiro outras que sejam parecidas com a escolhida, dou dicas tanto de roupas quanto de acessórios”, conta ela.

O trabalho do maquiador é importante em uma produção, porque ela que irá mostrar a imagem que se pretende passar para as outras pessoas. “Se o profissional não realizar um bom trabalho, além das pessoas não conseguirem identificar o personagem recriado seu trabalho também pode ser mal visto”, expressa Kelle.

Tanto os homens quanto as mulheres procuram o trabalho de maquiagem artística. Geralmente, os homens pedem maquiagens com feridas, caveiras e zumbis. As mulheres optam por noivas cadáveres, catrinas, caveiras – em meio rosto – e personagens como a arlequina. O público infantil adora os zumbis e as caveiras.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

ITENS Para a elaboração de uma MAQUIAGEM 

Pincéis (de várias numerações).

Tinta líquida para rosto (especifica para pintura corporal).

Tinta pastosa (específica para pintura corporal).

Pancake (uma espécie de pó compacto que é estimulado à água).

Duocake (são bases compactadas pastosas que aderem muito bem a pele).

Paletas de sombras coloridas, com brilho e opacas.

Lápis de olhos branco, preto, marrom.

Delineadores de várias cores.

Esponjas para maquiagem.

Pó mágico ou talco para selar a maquiagem (maquiagem pastosa devem ser seladas para não borrar).

Obs.: Tintas líquidas pastosas ou compactadas secas devem ser utilizadas de acordo com a cor da pele do cliente. No caso de pele com acne e oleosa, podem ser utilizdas bases pastosas, por exemplo.

Para uma caveira

Deixar a pele bem limpa.

Colocar a base pastosa duocake ou o pancake ou a própria tinta branca (fica a escolha) em todo o rosto de forma uniforme.

Após ter colocado a base branca, deve-se selar com pó magico ou talco.

Logo em seguida, deve-se marcar com lápis, preto, fazendo um círculo ao dos olhos.

No nariz, deve-se preencher com tinta preta.

Para a boca, faça um risco nas duas laterais e riscos na vertical – como se fossem dentinhos.

Você pode, na testa, fazer alguns desenhos como teia de aranha, flores ou pontinhos.

Para finalizar, esfume as laterais da boca, na cor preta, para dar a impressão de profundidade.

Veja Também