Umbando se apresenta hoje no Centro Cultural da UFG

Banda goiana retorna aos palcos e lança o segundo álbum do grupo

Postado em: 07-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Umbando se apresenta hoje  no Centro Cultural da UFG
Banda goiana retorna aos palcos e lança o segundo álbum do grupo

SABRINA MOURA*

O primeiro disco lançado por eles no ano de 2009 é lembrado até hoje por ter marcado o cenário musical em Goiânia. Nesta quarta-feira (7), os músicos do grupo ‘Umbando’ sobm ao palco do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), levando ao público o segundo disco da carreira, que parte de um repertório com profundas raízes brasileiras, mas que apresenta frutos e temperos com sabores latino-americanos, africanos, norte-americanos, ibéricos, orientais e europeus.

Continua após a publicidade

Segundo Marco Clímaco, vocalista e flautista do grupo, eles fazem a música brasileira mais ligada aos ritmos tradicionais, sem vinculação com nenhum tipo de escola específica, transitando por vários ritmos com criações autorais e espontâneas, não tendo uma filiação a um só estilo musical. “Em termos de repertório desse trabalho, foram selecionadas algumas músicas que já eram tocadas nos shows, e outras escolhemos dentro das criações de alguns dos integrantes da banda”, conta Clímaco.

Sobre o tempo de produção, ele afirma ter sido mais fácil, por já terem experiência do trabalho anterior, quando já se tinha certa estabilidade estética e um som já definido. “No técnico, foi um pouco mais fácil, pois tivemos liberdade para incorporar mais elementos e diversificar os estilos e instrumentos. É um CD um pouco mais diversificado que o primeiro”, afirma Marco. 

Assim como o primeiro, o segundo disco chega com participações do guitarrista Dinho, do Boogarin;, o rabequeiro Jeferson Leite, o sanfoneiro Henrique Reis, o trombonista Juba e o percussionista Noel Carvalho. O grupo Batuque Meus Amô e a cantora Luciana Clímaco dão um toque especial com vozes femininas. “Alguns desses artistas convidados já tocaram com a gente ou em projetos paralelos de alguns membros da banda. Além de pessoas conhecidas, eles são nossos amigos, agregam em sentidos específicos para este repertório”.

Há mais de quatro anos sem se apresentar ao vivo, a banda está com boas expectativas para o show de lançamento do segundo disco, que conta com participações de Olavo Teles, tocando viola e guitarra, e das cantoras Luciana Clímaco e Grace Carvalho.

Marco conta que, embora eles tenham se afastado por um tempo dos palcos, o grupo teve uma ótima recepção, e esse tempo de pausa não esfriou a relação com o público. “Percebemos que o intervalo criou uma expectativa grande no público onde esperamos satisfazer nesse show de hoje. O público encontra uma banda mais amadurecida. A banda teve um desenvolvimento estético e poético que estamos levando para os palcos para redimensionar o nosso papel no cenário atual”, finaliza Marco.

História

Umbando surgiu em 2001 e, com nove anos de trajetória, lançou seu primeiro disco. São 12 músicas totalmente autorais que transitam pelas avenidas urbanas do Brasil e por suas trilhas rurais. Umbando, disco homônimo da banda, mescla percussão afro-brasileira com guitarra, baixo, bateria e instrumentos da tradição musical do País, como violões, viola e flautas. Ritmos já consagrados como samba, baião, boi, catira e xote se misturam a funk, rock’n’roll, blues, folk e molhos latinos. Com a repercussão do álbum, o grupo viajou por cidades como Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, e foi convidado a estar ao lado de artistas como Cordel do Fogo Encantado, Naná Vasconcelos e Juraildes da Cruz. Em 2011, o Umbando foi finalista do Prêmio da Música Brasileira como Melhor Grupo na categoria Regional.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Lançamento do segundo álbum do grupo ‘Umbando’

Quando: quarta-feira (7) às 20h

Onde: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, nº 1.533, Setor Leste Universitário – Goiânia)

Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Veja Também