Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Câmara de Goiânia aprova projeto para criação da Calçada da Fama

Iniciativa é aprovada em segunda votação e promete valorizar artistas locais na cidade

Postado em: 21-03-2024 às 12h30
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara de Goiânia aprova projeto para criação da Calçada da Fama
Iniciativa é aprovada em segunda votação e promete valorizar artistas locais na cidade | Foto: Divulgação

Na tarde da última terça-feira (19), durante a Sessão Ordinária, o Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, o projeto de lei (PL 359/2021) que prevê a instalação da Calçada da Fama no município. A proposta, de autoria do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos), tem como objetivo criar um espaço de homenagem a personalidades destacadas nos meios cultural, artístico e esportivo.

Segundo o texto do projeto, a Calçada da Fama será localizada em frente ao Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro e estará sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura. Com o apoio da iniciativa privada, a iniciativa visa impulsionar o turismo na Região Sul da capital goiana.

A escolha das personalidades a serem homenageadas ficará a cargo do prefeito e dos vereadores, sendo submetida à votação pela Câmara.

Continua após a publicidade

“É preciso criar cada vez mais atrações para turistas que visitam a capital, seja para turismo de passeio ou de negócios. A Calçada da Fama, nos moldes daquela que se tem em Hollywood, poderá representar mais um atrativo para a cidade”, argumenta Isaías Ribeiro.

Agora, o projeto segue para análise do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. A expectativa é de que a Calçada da Fama se torne mais um ponto turístico de destaque na capital goiana, agregando valor à cultura local e à experiência dos visitantes.

História da Calçada da Fama 

A Calçada da Fama, conhecida em inglês como ‘Hollywood Walk of Fame’, é um famoso calçadão localizado em Hollywood, Los Angeles, Califórnia. Ela consiste em mais de 2.600 estrelas de cinco pontas embutidas em calçadas ao longo de 15 quarteirões da Hollywood Boulevard e três quarteirões da Vine Street.

A ideia da Calçada da Fama foi concebida em 1953 pelo presidente da Câmara de Comércio de Hollywood, E.M. Stuart, como uma forma de homenagear artistas do entretenimento, tanto do cinema quanto da televisão, da música e do teatro. A primeira estrela a ser colocada na calçada foi a de Joanne Woodward, em 1960.

Desde então, a Calçada da Fama se tornou um ícone de reconhecimento e prestígio para celebridades do mundo todo. As estrelas são concedidas em diferentes categorias, como cinema, televisão, música, teatro e rádio, e são uma atração turística muito popular em Hollywood.

Veja Também