Brasil e Vaticano firmam acordo cultural histórico

Parceria entre Ministério da Cultura e Biblioteca do Vaticano promete impulsionar preservação de acervos e educação

Postado em: 25-03-2024 às 12h50
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil e Vaticano firmam acordo cultural histórico
Com mais de nove milhões de itens em seu acervo, a Fundação Biblioteca Nacional é reconhecida como uma das principais instituições culturais do Brasil e do mundo | Foto: Minc

O Ministério da Cultura do Brasil e a Biblioteca Apostólica do Vaticano celebraram um marco histórico ao assinarem um acordo de cooperação técnica. Este acordo, entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a instituição localizada no Vaticano, visa a estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos conjuntos que abrangem a preservação de acervos e o fomento da educação, ciência e cultura.

A Biblioteca Apostólica do Vaticano, uma das mais antigas da Europa, oferece um acervo imponente, com 1,7 milhão de livros, 150 mil manuscritos e uma variedade de outros artefatos culturais. Por sua vez, a Fundação Biblioteca Nacional é reconhecida internacionalmente como depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, possuindo mais de nove milhões de itens em seu acervo.

O acordo, inicialmente com validade de três anos e possibilidade de prorrogação, abre portas para uma série de atividades conjuntas entre as duas instituições. Estão previstos seminários, oficinas, cursos, projetos de pesquisa, exposições e eventos culturais e científicos, além de iniciativas na área de tecnologia da informação. Também está contemplada a troca de acervo físico e digital, bem como missões profissionais para compartilhamento de conhecimentos e técnicas inovadoras.

Continua após a publicidade

O presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, descreveu o acordo como um ‘momento luminoso’ para a instituição brasileira, destacando a abertura para o mundo e o compromisso com a disseminação do conhecimento e da cultura da paz. A cerimônia de assinatura do acordo contou com a presença de autoridades diplomáticas brasileiras, incluindo o embaixador do Brasil na Santa Sé, Everton Vieira Vargas, e o diplomata Bruno Quadros e Quadros.

Com esta parceria, Brasil e Vaticano fortalecem seus laços culturais e abrem caminho para uma colaboração ainda mais profunda no campo da preservação do patrimônio cultural e na promoção da educação e cultura. 

Veja Também