Voluntários da Greenpeace destacam o Dia Internacional da Água

Evento promove conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade, destacando a importância da água e a atuação da organização em Goiânia

Postado em: 26-03-2024 às 10h00
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Voluntários da Greenpeace destacam o Dia Internacional da Água
O evento contou com uma roleta temática, abordando diversos aspectos relacionados ao meio ambiente, reforçando o papel protagonista da água | Foto: Greenpeace Goiânia

No último domingo (24), voluntários da Greenpeace em Goiânia se reuniram no Parque Lago das Rosas para celebrar o Dia Internacional da Água (25). Durante o evento, foram realizadas atividades para conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e promover a sustentabilidade. 

A organização, com mais de 30 anos de atuação no Brasil, tem como princípios fundamentais o ativismo, a não-violência e a busca por soluções sustentáveis. Seu foco vai além de denunciar a destruição da Amazônia e confrontar projetos que ameaçam o clima global, mas também, promover a conscientização coletiva e mobilizar a sociedade por meio de ações pacíficas e criativas.

Thatyane Cruvinel, voluntária e facilitadora do Greenpeace Regional Goiânia, conhecida como Thaty, explicou sobre a ação de domingo, “O principal objetivo foi conscientizar a população sobre o ciclo da água, o manejo correto e sustentável, a importância desse recurso natural (nosso ouro líquido) que muitas vezes é bastante negligenciado, além do seu consumo consciente: de onde vem e pra onde vai”. Ela enfatizou a crença de que só é possível mudar o mundo ao compreender como ele funciona.

Continua após a publicidade

Sobre a participação da comunidade durante o evento, Thatyane descreveu, “A comunidade foi bastante participativa e curiosa! Algumas pessoas ficaram surpresas com algumas informações que trouxemos, e era exatamente esse impacto que queríamos causar”. Ela destacou a interação das crianças, ressaltando o interesse demonstrado por elas nas dinâmicas e explicações.

Quanto às atividades oferecidas durante a ação, a voluntária mencionou, “Pensamos em fazer uma ação bem interativa, tínhamos uma roleta que integrava alguns temas: cerrado, atualidades, clima, bioma, energia, agroecologia, sustentabilidade e saúde, e em cada um desses assuntos, tínhamos perguntas preparadas, fazendo sempre um link com a protagonista do evento: a água”.

Thatyane conta que há 4 anos, o voluntariado da Greenpeace Goiânia foi inaugurado a partir do desejo coletivo de jovens cerratenses que a antecederam, mas que já tinham o forte desejo de serem porta-vozes de uma causa comum: a integração equilibrada entre o meio ambiente e todos os seres que nele habitam, e o respeito pela natureza e pelas vidas que dela dependem. 

Um dos diferenciais do Greenpeace é a sua independência política e financeira. A organização recusa financiamento de governos, empresas e partidos políticos, garantindo assim a sua autonomia e compromisso exclusivo com a proteção ambiental e a dignidade humana, além de valorizar a diversidade e a inclusão em suas fileiras. 

Outro representante da organização afirmou que celebram a pluralidade de vivências e experiências que cada pessoa traz consigo. A diversidade é essencial para tomarem decisões mais sábias e alcançarem melhores resultados em suas campanhas e ações. Por meio de uma cultura segura e inclusiva, o Greenpeace promove o respeito e a colaboração entre todos os membros da comunidade. O compromisso com a equidade, diversidade e inclusão permeia todas as áreas de atuação da organização, desde o cotidiano até grandes projetos e ações.

Para os próximos passos e iniciativas planejadas pelo Greenpeace em Goiânia, Thatyane revelou, “Temos um ano todinho de planejamento ambiental. Mas por enquanto estamos bastante focados em captar novos voluntários para expandir nosso alcance e conseguirmos ajudar de formas diferentes e mais efetivas”. Ela também mencionou atividades futuras, como cine debates abertos ao público e projetos de educação ambiental nas escolas.

Em um momento tão importante para o futuro do planeta, a organização reafirma o seu compromisso em defender o meio ambiente, promover a paz e enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Com uma base sólida de valores e princípios, a organização continua a sua jornada em busca de um mundo mais verde e pacífico, contando com o apoio e engajamento de todos aqueles que compartilham dessa visão.

Para se envolver nas futuras atividades, as pessoas interessadas podem participar de três formas: inscrevendo-se para o voluntariado na Regional Goiânia, contribuindo com doações através do site oficial da organização ou participando dos eventos e projetos desenvolvidos. Se desejarem seguir a página no Instagram para ficarem atualizadas sobre as inscrições de voluntariado e também para as próximas ações, o endereço é o instagram (@gpbr.goiania).

Sobre a Greenpeace 

O Greenpeace é uma organização não governamental internacional que atua na defesa do meio ambiente, utilizando ações diretas não violentas para alertar sobre questões ambientais urgentes e promover soluções sustentáveis. Fundada em 1971, a Greenpeace é conhecida por suas campanhas ativistas em prol da preservação da natureza, da biodiversidade e contra a degradação ambiental, buscando influenciar políticas públicas e mobilizar a sociedade para a proteção do planeta.

Veja Também