‘A Arte do Humor de Saulo Laranjeira’ apresenta em Goiânia

Apesar de ser um veterano na profissão, o artista diz que mantém o desafio de conquistar seu público

Postado em: 09-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘A Arte do Humor de Saulo Laranjeira’  apresenta em Goiânia
Apesar de ser um veterano na profissão, o artista diz que mantém o desafio de conquistar seu público

SABRINA MOURA*

Com mais de 30 anos de carreira– sendo 25 deles como integrante do programa a Praça é Nossa (SBT) –, o ator Saulo Laranjeira retorna a Goiânia com o espetáculo A Arte do Humor de Saulo Laranjeira, nesta sexta-feira (9), no teatro Madre Esperança Garrido.  Os personagens encenados pelo ator são as atrações principais que serão apresentadas ao público, com nova roupagem, unindo música, stand-up e muita história.

Continua após a publicidade

O artista conta que começa o show com stand-up. Este humor, de cara limpa, é muito querido pelo público. “João Plenário – um dos seuspersonagens – é um palhaço, moleque, num texto que diverte e ‘curte’ com a política atual. Ele não agrada só por ser crítico, mas pela caricatura e seu gestual”, explica Saulo Laranjeira.

A Arte do Humor intercala o exímio contador de causos com as famosas narrativas do chamado stand-up comedy contemporâneo. As histórias engraçadas dos cômicos personagens de Saulo Laranjeira, como o Maestro Sábia, o Caipira Geraldinho, a Benzedeira Véia Messina e Kelé Metaleiro, também são temas do show de humor. Além disso, o icônico personagem João Plenário aparecerá em cena, brincando consigo mesmo, dado o cenário político atual. “O público pode esperar bons discursos, e tramoias da Raposa do Planalto”, revela o ator.

No palco, junto à atriz e modelo Karol Rodrigues, Saulo Laranjeira explica que o público vai ver muita música: “Vamos cantar, em capela, música de playback e até canções que retratam a cultura local. Isso é possível graças a uma intimidade com o público, e, lógico, à nossa maturidade em incorporar, criar o texto e trabalhar antenado com as novas gerações. Desde o início, sempre fiz questão de resgatar a cultura regional– que nem sempre é conhecida e tem espaço nas grandes mídias. Isso tudo está permeado não apenas no nosso espetáculo de humor para o teatro na cidade grande, mas em projetos como caravanas pelo interior”.

Apesar de ser um veterano na profissão, o artista mantém o desafio de todo artista novo: o de conquistar o público, dar novo formato e conteúdo a personagens conhecidos e incorporar a questão informativa, abordando temas atuais no espetáculo. “Eu acho que tenho a sorte de ter também um público que me acompanha e leva filhos, netos e amigos para me assistir”, conta ele.

Carreira

É o idealizador e apresentador do programa televisivo Arrumação, desde 1977, que divulga o trabalho de artistas da autêntica cultura brasileira (músicos, cantores, poetas e contadores de causos) entremeado com apresentação de causos e personagens humorísticos interpretados pelo próprio Saulo. Além desses, Saulo ainda interpretou o deputado João Plenário no programa humorístico A Praça é Nossa (SBT).

Dentre os principais parceiros ou companheiros de shows de Saulo Laranjeira, estão, Elomar Figueira de Mello, Dércio Marques, Titane, Tadeu Franco, Saldanha Rolim e Telo Borges. Laborioso no resgate e na preservação das tradições do sertão, Saulo gravou trabalhos de grandes poetas, a exemplo de Camillo de Jesus Lima, com seu Viola Quebrada, sendo que o personagem João Macambira, deste poema, também integra o rol daqueles personificados pelo artista.

Em 2011, participou como narrador do espetáculo Auto da Catingueira, obra de Elomar Figueira Mello, com gravação de DVD no Grande Teatro Palácio das Artes, tendo com participantes o Grupo Giramundo, Xangai e Dércio Marques.

Em 2016, lançou, no Teatro Bradesco, o CD e DVD Lua Clareou, com Saulo Laranjeira e banda – gravado no Grande Teatro do Palácio das Artes. Com arranjos de Ivan Corrêa, Renato Saldanha e para as canções de Elomar, os arranjos são do seu filho João Omar. O cenário é do fotógrafo Sylvio Coutinho, que tem como tema o mural Toma de Minas esta Estrada, da artista plástica Yara Tupinambá, e figurino do estilista Ronaldo Fraga.

Também em 2016, Saulo atuou na novela da Rede Globo Velho Chico, mas, devido a inúmeros pedidos aos fãs, retornou ao elenco de A Praça é Nossa.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

“A Arte do Humor de Saulo Laranjeira”.

Quando: sexta-feira (9)

Onde: Teatro Madre Esperança Garrido

Horário: 21h

Entrada: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)

Veja Também