Procissão do Fogaréu em Goiás: tradição centenária na Semana Santa

Governador Ronaldo Caiado participa do evento histórico com investimento de R$ 260 mil em recursos públicos e medidas de acessibilidade em destaque

Postado em: 28-03-2024 às 10h00
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Procissão do Fogaréu em Goiás: tradição centenária na Semana Santa
Além de seu significado religioso, a Procissão do Fogaréu é um importante evento cultural e turístico para Goiás, atraindo visitantes de todo o país interessados em vivenciar essa manifestação de fé e tradição | Foto: Bernardo de Lima

A Procissão do Fogaréu em Goiás, que remonta desde 1745, aconteceu nesta quarta-feira (27), como é tradição na Semana Santa. O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e recebeu um investimento de R$ 260 mil em recursos públicos para despesas com figurino, decoração e divulgação.

Medidas de acessibilidade foram tomadas, incluindo a presença de um intérprete de libras e uma área especial para idosos, gestantes e lactantes durante o sermão. O governador chegou à antiga capital do Estado durante a tarde e seguiu para o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Alcide Jubé. A procissão teve início às 23h55 em frente ao Palácio Conde dos Arcos, emocionando os participantes com a tradicional encenação da perseguição e prisão de Jesus Cristo.

À meia-noite, com a iluminação pública apagada e ao som dos tambores, a procissão teve início na imponente Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, na praça principal da cidade. Os protagonistas da noite foram os 40 homens encapuzados, conhecidos como farricocos, que simbolizaram os soldados romanos que perseguiram Jesus. Vestidos com túnicas reluzentes de cores vibrantes, eles percorreram descalços as ruas históricas, carregando tochas e entoando cânticos sacros.

Continua após a publicidade

O percurso da procissão incluiu paradas estratégicas em locais simbólicos que representam diferentes momentos da Paixão de Cristo. A Igreja do Rosário foi o primeiro ponto de parada, evocando o local da Última Ceia. Em seguida, o grupo avançou para a Igreja de São Francisco de Paula, simbolizando o Jardim das Oliveiras, onde Jesus foi preso.

A Procissão do Fogaréu tem suas raízes na Europa medieval e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVIII. Em Goiás, essa tradição é documentada desde 1745 e continua a desempenhar um papel fundamental na preservação da identidade cultural e religiosa da região.

Além de seu significado religioso, a Procissão é um importante evento cultural e turístico para Goiás, atraindo visitantes de todo o país interessados em vivenciar essa manifestação única de fé e tradição. A cidade histórica se encheu de emoção e espiritualidade nessa noite especial, reafirmando a importância desse evento secular na vida dos goianos.

Programação 

Nesta quinta-feira (28), teremos as seguintes programações religiosas: às 9h, a Missa do Crisma acontece no Santuário do Rosário. Às 19h, ocorre a Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés no Santuário do Rosário, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite. Também às 19h, realiza a Missa na Capela de São Vicente de Paulo com o rito do Lava-Pés.

Na Sexta-feira Santa, diversas atividades estão agendadas, começando com a Via Sacra na Capela São Vicente e na Capela Nossa Senhora Aparecida, e seguindo até a Igreja Santa Rita. Ao longo do dia, ocorrerão momentos de Canto do Perdão em diferentes locais, como na Igreja de Nossa Senhora D’Abadia e no Santuário do Rosário, culminando com a Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e Adoração da Santa Cruz no Santuário do Rosário, além de outras celebrações em diversas igrejas da cidade.

No Sábado Santo, destaca-se a Visita ao Cristo Sepultado no Santuário Nossa Senhora do Rosário, seguida por um Concerto de Páscoa à noite. Vigílias Pascal serão realizadas na Igreja Santa Rita de Cássia, na Capela São Vicente e no Santuário Nossa Senhora do Rosário, proporcionando momentos de reflexão e preparação para a celebração da Ressurreição.

No Domingo de Páscoa, a programação continua com a Vigília Pascal no Mosteiro da Anunciação e diversas missas da Ressurreição em diferentes igrejas da região, incluindo a Igreja Santa Rita, o Santuário do Rosário e o Mosteiro da Anunciação, encerrando as festividades com uma Missa da Ressurreição na Capela São Vicente e na própria Igreja Santa Rita. Estes momentos de devoção e fé reforçam o significado da Semana Santa para a comunidade, marcando um período de renovação espiritual e celebração da ressurreição de Cristo.

Veja Também