Acervo de ilusão de ótica

Experiência inédita na América Latina, o Museu das Ilusões, conta com mais de 70 atrações, em um espaço de 1.000 m2, no Passeio das Águas

Postado em: 01-04-2024 às 12h10
Por: Letícia Renata
Imagem Ilustrando a Notícia: Acervo de ilusão de ótica
Exposição se tornou o maior acervo do mundo em ilusão ótica, reunindo peças clássicas do universo das ilusões, conhecidas mundialmente, e outras que foram criadas para o museu por artistas brasileiros | Foto: Divulgação

Sabe aquelas situações que nos fazem quebrar a cabeça para descobrir se realmente acreditamos no que vemos?! Esta é uma das sensações que o Museu das Ilusões traz aos seus visitantes, acompanhada de muitas risadas e desafios às nossas crenças. A exposição instalada em um espaço amplo, no Passeio das Águas, de aproximadamente 1.000 m², conta com mais de 70 atrações, reunindo um acervo único de ilusões de ótica e experiências divertidas, que irão brincar com o cérebro e com a razão, de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, com entradas até às 21h, e domingos e feriados das 12h às 20h, com entrada até às 19h.

As ilusões de óticas nos mostram que nossas mentes tendem a fazer suposições sobre o mundo e, quando tentamos ajustar as imagens com base nas sensações ou informações que obtemos, podemos acabar visualizando coisas que não são reais. O estudo traz paradigmas para a nossa existência. O que pensamos que vemos muitas vezes pode não ser verdade.

Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA. Inaugurado em 2019, o Museu das Ilusões brasileiro se tornou o maior acervo do mundo em ilusão ótica, reunindo peças clássicas do universo das ilusões, conhecidas mundialmente, e outras que foram criadas para o museu por artistas brasileiros.

Continua após a publicidade

A exposição é uma boa dica para se divertir e descontrair, seja a dois, em família, com amigos e até para escolas e estudos do meio. Até mesmo profissionais de neurociência, psicologia, arquitetura, desenho, entre outros, adoram visitar o museu e conhecer suas peças intrigantes.

Segundo Paulo Zimmermann, diretor executivo do Museu das Ilusões, a exposição interativa traz uma proposta que incentiva a cultura e a ciência pelo país, de forma lúdica e divertida, será uma grande atração em Goiânia para os próximos meses. “É uma atividade para todas as idades, que permite a interação de várias gerações, dos avôs aos netinhos, permitindo que todos se divirtam com a programação”, reforça Zimmermann.

Os ingressos podem ser adquiridos através do site (sympla.com). Uma das explicações de tanto sucesso, é que o museu reúne diversão e conhecimento sobre ilusões visuais, que intrigam o público e a lógica, capaz de entreter os visitantes de forma interativa. Além de espaços instagramáveis, como os painéis 3D, que permitem fotos e filmagens de situações que parecem impossíveis. 

O espaço é antes de tudo um passeio divertido pela ciência para brincar com a mente. A curadoria do Museu das Ilusões é do físico e professor Julio Abdalla, também curador da maior exposição científica itinerante do Brasil, a ExperCiência, e o projeto é desenvolvimento por Paulo Zimmermann, especialista em projetos de entretenimento e de ideias criativas para eventos em shoppings de todo Brasil.

O Museu das Ilusões, que é itinerante, já passou por 14 cidades brasileiras: Campinas, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes, Balneário Camboriú, São Paulo, São Luís do Maranhão, Fortaleza, Salvador, Campo Grande, São José dos Campos, Curitiba, Rio de Janeiro, Belém e Foz do Iguaçu.

SERVIÇO

Museu das Ilusões

Quando: terça-feira a sábado 

Onde: Av. Perimetral Norte, Nº 8303, Fazenda Caveiras – Goiânia

Horário: 10h, 12h

Ingressos: (sympla.com)

Veja Também