Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Educanto leva música e cultura às escolas públicas de Goiânia

Projeto promove musicalização para crianças e adolescentes, nesta semana

Postado em: 03-04-2024 às 10h00
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Educanto leva música e cultura às escolas públicas de Goiânia
Ao percorrer 45 cidades goianas até outubro, o projeto visa alcançar mais de 10 escolas da capital, despertando o interesse pela música e pelas letras entre os participantes | Foto: Equatorial Goiás

O projeto Educanto III está encantando crianças e adolescentes das escolas públicas de Goiânia por meio da musicalização. Iniciado nesta semana, já passou pela Escola Municipal Bárbara de Souza Morais na última segunda-feira (1º), e pela Escola Cepi José Honorato na terça-feira (2). Hoje, quarta-feira (3), às 9h, é a vez da Escola Colégio Estadual Agenor Cardoso de Oliveira receber o projeto. Amanhã, quinta-feira (4), às 15h, será a vez do Colégio Estadual Professor José Lopes, encerrando sua passagem pelo Colégio Ávilla, na sexta-feira (5), às 10h30 e 13h30. 

Realizado através da parceria da Equatorial Goiás e Lume Produções Artísticas, o projeto tem a proposta de promover além de simples apresentações musicais. Cada espetáculo é acompanhado por um material didático cuidadosamente elaborado, contendo gravações das canções apresentadas e um livreto com as letras das músicas. Essa abordagem visa proporcionar uma imersão completa no universo da música goiana e clássicos da MPB, incentivando o interesse dos alunos pela cultura local.

Com a participação especial da cantora Maria Eugênia, o Educanto está em sua quarta turnê e já está encantando estudantes em diversas instituições de ensino da capital. A artista destaca a importância, afirmando. “Trata-se de um espetáculo musical associado a um material didático contendo gravações das canções que serão apresentadas, letras das músicas e contextualização de todo o conteúdo, para que os alunos possam se situar como participantes do processo e se sintam completamente integrados com o universo das canções goianas”.

Continua após a publicidade

Proporcionando momentos culturais e educativos aos alunos, o Educanto também tem objetivos claros em relação à promoção da cultura goiana. Kelly Fontoura, analista de responsabilidade social da Equatorial Goiás, destaca que a iniciativa busca divulgar poetas, músicos e artistas locais, resgatando a história e as origens da música goiana e promovendo uma conexão com as raízes culturais.

O projeto que visa contemplar mais de 10 escolas da capital, vai percorrer 45 cidades goianas até o mês de outubro. Além de incluir o envio de material didático para as instituições de ensino, com canções cuidadosamente selecionadas pela curadoria, com o intuito de despertar nos participantes o interesse pela música e pelas letras.

Kelly ressalta, “Em um ano de atuação no Estado, a distribuidora de energia disponibilizou R$ 12 milhões para fomentar a cultura goiana por meio do Projeto E+ Cultura, que patrocinou 45 iniciativas. O montante equivale a 30% dos R$ 40 milhões direcionados pelo Programa Goyazes, que contemplou quase 300 projetos artísticos-culturais em mais de 75 municípios”. 

As iniciativas contempladas em 2024 são: Goiás em Palco – Cultura Itinerante; X Favera – Festival Audiovisual Vera Cruz; Escola de Break de Goiânia; Tradicionais do Picadeiro – Circo Show!; Circuito Universitário – Fernando Perillo e Banda Kalunga/ Ponce Duo Instrumental; Festival de Música para Infância e Juventude; Zabumba Beach Tour 2024 Circuito; Parceria – 30 anos; Festival de Teatro Para Infância e Juventude; Festival Música no Prato; Circo de Pau-Fincado; XIV Festival Gastronômico de Pirenópolis; 25º Encontro de Catira, Folia, Fiandeiras e Violeiros; Circus Tur – A arte em festejo em pequenos vilarejos; Festival de Música – Talentos Goianos; All Sax e o Educanto III. 

Sobre a cantora

A artista Maria Eugênia, natural de Goiânia e nascida em 1967, tem se destacado no cenário musical com sua trajetória marcante. Iniciando sua carreira tocando piano, a cantora e atriz se formou na Universidade de Goiás em 1990. Em 1992, lançou seu disco de estreia, marcando o início de uma jornada repleta de sucessos. 

Ao longo dos anos, gravou diversos álbuns e DVDs, realizou turnês internacionais e recebeu reconhecimento por sua contribuição à música brasileira, sendo agraciada com o título de Oficial da Ordem do Rio Branco. Sua voz também ecoou nas telinhas, ao emplacar o tema de abertura da novela ‘Araguaia’ em 2009, consagrando-a como a ‘Voz de Goiás” pelos fãs e críticos.

Veja Também