Coro Sinfônico Jovem de Goiás se apresenta no Teatro Goiânia

SABRINA MOURA* O Coro Sinfônico Jovem de Goiás apresenta, nesta quarta-feira (14), o Concerto Sacro, com obras de FranzSchubert, no Teatro Goiânia.

Postado em: 14-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Coro Sinfônico Jovem de Goiás se apresenta no Teatro Goiânia

SABRINA MOURA*

O Coro Sinfônico Jovem de Goiás apresenta, nesta quarta-feira (14), o Concerto Sacro, com obras de FranzSchubert, no Teatro Goiânia. O espetáculo, sob regência de Weber Assis, e Michella Adorno, no piano, vai interpretar Missa n°2 em Sol, Salmo 23, Salve Regina e o Magnificat.

Continua após a publicidade

Franz Peter Schubert foi um compositor austríaco do fim da era clássica, com um estilo marcante, inovador e poético do romanticismo. Escreveu cerca de 600 canções, bem como óperas, sinfonias, incluindo a Sinfonia Incompleta, sonatas – dentre outros trabalhos.

O compositor viveu apenas 31 anos, e, para além de um círculo restrito de conhecedores, não teve reconhecimento público. Mas o interesse pela sua música aumentou significativamente nas décadas que se seguiram à sua morte. O contributo para colocar Schubert no panteão dos grandes compositores da história da música europeia foi dado por outros grandes compositores do século 19, que foram seus admiradores, como Felix Mendelssohn, Robert Schumann, Franz Liszt ou Johannes Brahms. 

Atualmente, o seu estilo é considerado por muitos como imaginativo, lírico e melódico, sendo considerado um dos maiores compositores do século 19, marcando a passagem do estilo clássico para o romântico.

História

O Coro Sinfônico Jovem de Goiás foi fundado em Junho de 2014, e é formado por 48 cantores. O grupo já foi regido por importantes regentes do Estado, do País e do exterior, como o maestro inglês Neil Thomson, a maestrina francesa Sofi Jeannin e os brasileiros Emílio de César e Isaac Karabtchevsky. 

Apesar de seu pouco tempo de formação, o coro, sob a direção artística e regência do maestro Weber Assis, já possui uma trajetória de destaque. Neste ano, fez sua primeira turnê internacional com 11 apresentações na Suíça, em Genebra e em Vevey. O concerto de abertura da turnê foi na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Coro Sinfônico Jovem de Goiás é um dos grupos ligados à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, e, junto a ela, vem realizando uma série de obras sinfônicas como: Requiem de Verdi, Requiem de Brahms, Paixão Segundo São Mateus e São João de Bach, Fantasia Choral de Beethoven, Carmina Burana, Segunda Sinfonia de Mahler, além da montagem das óperas L’Orfeo, de Claudio Monteverdi, Die Zauberflöte, de Mozart, e Il Pagliacci, de Leoncavallo.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Concerto Sacro’ com Coro Sinfônico Jovem de Goiás

Quando: quarta-feira (14)

Onde: Teatro Goiânia (Rua 23, esquina com Avenida Tocantins, nº 252, Setor Central – Goiânia)

Horário: 20h

Entrada gratuita

Veja Também