Arte ganha vida no interior do Estado

GIFF Interiores é um encontro de emoções, culturas e transformações cinematográficas

Postado em: 10-04-2024 às 10h00
Por: Letícia Renata
Imagem Ilustrando a Notícia: Arte ganha vida no interior do Estado
Um mergulho no universo do cinema, com encontros entre produtores e cineastas, e atividades que visam ensinar sobre a sétima arte para toda a população | Foto: Unsplash/Krists Luhaers

Com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema no interior do Estado de Goiás, a primeira edição GIFF Interiores chega aos municípios goianos, com roteiro nesta semana em Nova América, na quinta-feira (11), levando exibição de filmes nacionais que foram destaque no II Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF 2023). A entrada é gratuita e aberta ao público. No início do mês quem também prestigiou o projeto foram os moradores de Matrinchã. 

A exibição acontece na Feira Livre da cidade, a partir das 19h. A programação conta com quatro curtas-metragens: ‘Pensão Alimentícia’, de Silvana Beline, ‘Jussara’, de Camila Ribeiro, ‘Fitoterapia’, de  Eduardo Piotroski e ‘Com Carinho’, de Pablo Félix. 

O projeto marca uma nova etapa na oferta de entretenimento e cultura para municípios com até 6 mil habitantes no Estado. Além do entretenimento, o GIFF Interiores é uma oportunidade de integração cultural e social uma vez que a maior parte da equipe é composta por gestores e moradores das respectivas cidades, e estão sendo remunerados pelo trabalho.

Continua após a publicidade

A iniciativa é realizada pelas produtoras CSD Filmes e Concha Filmes, com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, mecanismo operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). 

O diretor da CSD Filmes e coordenador geral do projeto, Cássio Domingos e a cineasta Vanessa Goveia, explicam que o intuito do projeto é dar oportunidade para que o público de cidades pequenas possam assistir o que nós assistimos aqui na capital. Visando proporcionar a melhor experiência aos moradores locais, os materiais utilizados nas exibições serão levados de Goiânia, como tela, projetor e caixas de som. 

Para Vanessa Goveia, a expectativa dos realizadores é de que o GIFF Interiores alcance novas regiões a cada edição, com a possibilidade de exibição de filmes latinos, além de oficinas e debates com diretores de cinema. “Planejamos o evento para que a população vivencie algo inesquecível. O cinema itinerante desempenha um papel vital na promoção da cultura, educação e empoderamento nos municípios do interior”, ressalta. 

Cássio ainda reforça que a iniciativa enriquece ainda mais a experiência dos participantes e estimula a economia local, fortalecendo também laços comunitários. Outro destaque é o convite feito ao Colégio Estadual Indígena Cacique José Borges, de Nova América, oportunidade para que a comunidade indígena também participe da exibição.

O coordenador de cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Matrinchã, Matheus Brito, destaca que é a primeira vez que um festival de cinema como o GIFF aconteceu no município. “Esse projeto promove a diversidade cultural em nossa cidade por meio do audiovisual, espero que a população aproveite”, reflete. A secretária de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Nova América, Veralúcia Rocha, também lembra que a cidade de 2.300 habitantes nunca recebeu um festival de cinema.  “Será uma experiência inusitada, estamos felizes com essa oportunidade”, afirma.

Produções Cinematográficas 

Pensão Alimentícia 

Sônia, uma mulher de 38 anos, trabalha fazendo doces na Cidade de Goiás. Com duas filhas, uma de oito e outra de dois anos com problemas de saúde, tem que trabalhar em dupla jornada para tentar garantir os remédios e as necessidades básicas da família. Após tentativas jurídicas frustradas de receber a pensão de seu ex-marido, resolve tentar a solução por uma via não convencional.

Fitoterapia

Uma humana não se sente muito bem consigo mesma. Suas colegas de apartamento do reino vegetal, as plantinhas, buscam entender o que está acontecendo com ela.

Jussara

Jussara é a memória viva da vila onde mora, conhecida como conselheira e contadora de histórias, encanta e envolve a todos em sua volta. Um dia se percebe cansada de carregar tantas histórias e decide viver a sua própria.

Com Carinho

É fim de ano, a pequena Miriam, de 11 anos, vai junto ao pai até a estação de trem da cidade em que vive buscar a avó Maria. Elas fazem aniversário no mesmo dia e a família sempre se reúne para a comemoração. No entanto, a menina não esperava que esta vez seria mais especial que as demais.

Veja Também