Emicida traz a transcendência de AmarElo para Goiânia

Rapper e pensador contemporâneo apresentará espetáculo imersivo na Arena Multiplace, compartilhando sua jornada espiritual através da música

Postado em: 11-04-2024 às 10h00
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Emicida traz a transcendência de AmarElo para Goiânia
"É de chorar do início ao fim, mas chorar de alegria”, comenta um fã | Foto: Reprodução/Instagram

No dia 13 de abril, Goiânia receberá a presença do rapper e pensador contemporâneo, Emicida, que estará apresentando sua turnê na Arena Multiplace, às 20h30. O projeto, lançado em 2019 e agora imortalizado em um documentário pela Netflix, adquire uma nova dimensão com AmarElo – A Gira Final, uma emocionante parceria entre a Laboratório Fantasma e a Live Nation Brasil. Em entrevista ao Jornal O Hoje, o artista compartilhou sua inspiração por trás dessa abordagem.

“Eu gosto muito de assistir aqueles documentários dos shows antigos, do festival de jazz de Montreux, esses artistas gigantes se apresentando e fazendo um espetáculo memorável”, disse Emicida. “Eu queria muito que a gente elaborasse um concerto, que a entrega fosse desse nível, assim como a gente vê shows do Marvin Gaye, do John William Coltrane, essa coisa espiritual, que parece que a alma da pessoa sai do corpo”. 

O experimento social, composto por diversas frentes, se consagrou como o trabalho mais premiado do rap brasileiro, ganhando o Grammy Latino em 2020. Esta turnê final não é apenas o encerramento de um projeto, mas a celebração de um estado de espírito que busca a transformação e a inclusão.

Continua após a publicidade

O espetáculo tem cativado fãs ao redor do mundo, com 120 apresentações em 9 países e 55 cidades. A experiência tem se transformado em um verdadeiro culto para os espectadores, com uma troca profunda entre o artista e o público. 

Os relatos dos fãs evidenciam a intensidade emocional vivida durante os shows. Um admirador descreve: “É de chorar do início ao fim, mas chorar de alegria”. Após o retorno da turnê pós-pandemia, o cantor tem sido aclamado pelo público, que tem apelidado os shows de ‘culto’. Um dos presentes compartilha: “Foi um culto. O homem estava inspirado. Foi o melhor show que fui na vida”. Emicida comenta sobre a reação dos fãs: “Maravilhosa, não é? Elas chamam de culto, como se elas estivessem indo na igreja”. 

Ao abordar a dimensão social e cultural de ‘AmarElo’, o cantor enfatiza o papel da música e da arte na promoção da mudança e reflexão na sociedade. “Eu acho que o projeto como um todo trabalha pra baixar certas guardas, ele trabalha pra construir certas pontes, pra abrir certas portas, essas portas da percepção. E aí a partir do momento que essas portas se abrem, a gente alcança esse lugar onde ele não é mais um projeto meu, é nosso. É uma coisa que é muito maior do que necessariamente a sessão que a gente fez no estúdio”. 

A escolha do nome ‘A Gira Final’ não é por acaso. Gira é um ritual coletivo das religiões de matriz africana, onde ocorrem cantos, danças e rezas para conexão espiritual. O cantor busca essa transcendência em suas apresentações, buscando despertar os melhores sentimentos e dar esperança aos seu público. 

A primeira música, ‘Principia’, abre os caminhos com o agogô do candomblé e a participação das Pastoras do Rosário e do Pastor Henrique Vieira. Emicida afirma que a música tem uma característica especial de sincretismo, representando a negritude do Sudeste, principalmente de São Paulo. Para encerrar a jornada do trabalho, o artista recorreu a referências ligadas à religiosidade, como o nome da tour.

Durante a turnê, a experiência será potencializada por elementos visuais, participações especiais e outras surpresas. Músicas como a faixa-título, ‘Ismália’ e ‘Ordem Natural das Coisas’ estarão contempladas no repertório, assim como faixas que marcaram a  sua carreira. As duas apresentações em Belo Horizonte, que deram início à turnê, tiveram seus ingressos esgotados.

Falando sobre sua relação com Goiânia, Emicida expressa sua admiração pela cidade e seu público engajado na música independente. “Eu me sinto muito honrado porque eu tive a oportunidade de participar de vários desses festivais, de participar dessa cena, o Goiânia Noise, o Bananada, junto com essa rapaziada da música independente que estava construindo essa cena aí em Goiânia”.

Com expectativa e gratidão, o cantor aguarda a oportunidade de levar sua jornada espiritual através da música ao público goianiense, prometendo uma experiência inesquecível e transformadora para todos os presentes. Quanto à mensagem que ele espera transmitir com seu show em Goiânia, ele compartilha: “Atrás do vinil do AmarElo, a gente colocou uma frase que eu acho que sintetiza nossa intenção. Amar é a forma mais revolucionária de criar um vínculo, criar um elo. E eu acho que esse não é só o que eu penso, mas é a energia que fica depois que a gente passa com o espetáculo”. 

Os ingressos para o show podem ser adquiridos pelo site.

Veja Também