Jovens pelo mundo, vozes pela mudança

Oportunidade para jovens abordarem questões sociais

Postado em: 11-04-2024 às 09h05
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Jovens pelo mundo, vozes pela mudança
Os vídeos vencedores serão exibidos na Cerimônia de Premiação PLURAL+, realizada na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, e em diversos festivais, cinemas e redes de televisão ao redor do mundo. | Foto: PLURAL Plus

A Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e a Agência da ONU para as Migrações (OIM) deram início ao período de submissões para o Festival de Vídeo para a Juventude PLURAL+ de 2024. Jovens de até 25 anos de todo o mundo têm até 31 de maio para enviar curtas-metragens abordando questões sociais.

Os vídeos vencedores serão exibidos na cerimônia de premiação, realizada no final do ano na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Além disso, serão apresentados em diversos festivais, cinemas e redes de televisão em todo o mundo, incluindo escolas e conferências.O evento é um festival que incentiva os jovens a explorar temas como migração, diversidade, inclusão social e prevenção da xenofobia, proporcionando uma plataforma para expressarem suas perspectivas criativas.

Desde sua criação em 2009, o evento recebeu cerca de 4 mil curtas-metragens de mais de 100 países, demonstrando um interesse crescente e uma participação significativa ao longo dos anos. Os vídeos vencedores têm sido amplamente exibidos e transmitidos, alcançando mais de dois milhões de visualizações online.

Continua após a publicidade

Em 2021, jovens brasileiros foram reconhecidos no festival por um filme que abordava o impacto da COVID-19 na comunidade surda, destacando a relevância e o alcance global das narrativas apresentadas.

O Festival reconhece os jovens como agentes de mudança social e os estimula a promover o respeito pela diversidade, especialmente em um mundo marcado por divisões culturais e intolerância.

Os vídeos inscritos devem ter no máximo cinco minutos de duração e podem ser de qualquer gênero, desde que transmitam uma mensagem construtiva sobre as questões abordadas. Legendas em inglês são obrigatórias para vídeos em outros idiomas.

Os participantes são divididos em três categorias de idade, e um júri internacional selecionará três vencedores em cada categoria. Além disso, reconhecimentos especiais serão concedidos a filmes que abordem questões como combate à xenofobia e à discriminação, bem como ações inclusivas sobre migração climática.

Para participar, os interessados podem acessar o formulário de inscrição no site do Festival PLURAL+ até 31 de maio de 2024. Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.

Veja Também