Capacitação em dramaturgia

A dramaturga Fernanda Del Monte Martínez lidera iniciativa para destacar vozes femininas na cena teatral

Postado em: 12-04-2024 às 09h17
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Capacitação em dramaturgia
Módulo 'Dramaturgias Próprias: Corpos e Personagens Femininas em Cena', ministrado por Fernanda, busca explorar narrativas e experiências das mulheres no universo da dramaturgia. | Foto: Divulgação

A dramaturga mexicana Fernanda Del Monte Martínez chega a Aparecida de Goiânia com uma missão clara: capacitar mulheres alunas de dramaturgia. Sua visita, marcada para os dias 16 a 19 de abril, é parte integrante do projeto da Escola Latino-americana de Dramaturgias Emergentes. Com o objetivo de impulsionar a escrita de mulheres para a cena teatral, destacando suas vozes e perspectivas únicas.

O projeto, financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e operacionalizado pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Estado da Cultura, surge como uma resposta à necessidade de promover a diversidade e a representatividade no cenário teatral brasileiro e latino-americano. O edital nº15/2023 – Ações Formativas em Goiás possibilitou a realização dessa iniciativa inovadora.

Desde o mês de março, a Escola vem oferecendo uma série de módulos formativos mediados por dramaturgas brasileiras e de outros três países latino-americanos. Ao todo, serão cinco módulos, culminando em julho com o encerramento das atividades.O módulo ministrado por Fernanda, intitulado ‘Dramaturgias Próprias: Corpos e Personagens Femininas em Cena’, reflete o compromisso do programa em explorar e valorizar as narrativas e experiências das mulheres no universo da dramaturgia.

Continua após a publicidade

Ao focar em temas como identidade, corpo e protagonismo feminino, a oficina busca proporcionar às participantes ferramentas para expressar suas próprias histórias e visões de mundo por meio do teatro.

A dramaturga e atriz Takaiúna é quem coordena esse projeto. Segundo a artista, Goiás entra para a história do teatro brasileiro como sendo o território onde é criada a primeira escola de dramaturgas. “A escola é voltada para o processo de formação de mulheres, artistas da cena, que desejam contar suas próprias histórias”, comenta a idealizadora da Escola.

Sobre Fernanda del Monte Martínez

Fernanda é uma escritora, diretora teatral, dramaturga e pesquisadora com mais de vinte anos de experiência. Mestre em Dramaturgia pela Universidad Nacional de las Artes (UNA) e Doutora em Teoria Crítica pelo 17, Instituto de Estudos Críticos, ela é reconhecida por obras como ‘Palabras Escurridas’ e ‘Territórios Textuais no teatro pós-dramático’. Atualmente, coordena a área de Arte, Performatividade e Tecnologia no 17, Instituto de Estudos Críticos, além de co-dirigir a Licenciatura de Cinema e TV do CENTRO e lecionar narrativas transmídia e dramaturgia na Licenciatura em Computação Criativa. Com mais de quinze obras produzidas, suas criações alcançaram reconhecimento internacional e receberam apoio de instituições como Fonca, Conselho de Artes e Letras de Québec e Iberescena. Em 2018, sua obra ‘Reflexos dela’ foi destaque na 11ª Conferência Internacional Mundial de Mulheres Dramaturgas em Santiago, Chile.

Veja Também