Banda Francisco, el Hombre emociona público em possível despedida

Após 11 anos de trajetória, grupo anuncia pausa para 'frescor' e renovação musical

Postado em: 12-04-2024 às 09h22
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Banda Francisco, el Hombre emociona público em possível despedida
Entre a emoção do adeus e a esperança do retorno, a banda Francisco, el Hombre encerra uma era com um show memorável no 28º Goiânia Noise Festival. | Foto: Instagram (@franciscoelhombreoficial)

Entre os dias 12 e 14 de abril, o Centro Cultural Oscar Niemeyer será palco de mais de 52 apresentações musicais durante o 28º Goiânia Noise Festival. Nesta sexta-feira (13), dentre as muitas performances agendadas, uma em especial vem carregada de emoção: a banda Francisco, el Hombre pode estar se despedindo de Goiânia.

Em meio ao auge do sucesso, a banda decidiu tirar um “um ano e meio sabático”, como descreveu Mateo Piracés-Ugarte, em entrevista concedida ao Jornal O Hoje. Ele explicou: “A gente está no melhor momento nosso. Sem sombra de dúvida. Eu quero até deixar bem claro, não quero que a galera ache que a gente tá brigado, nem nada. A gente tá no melhor momento em todos os sentidos”.

A decisão de dar um tempo na estrada e nas gravações, segundo o músico, visa trazer um “frescor a mais pra banda”. Ele enfatizou a importância de preservar a harmonia interna do grupo e acredita que essa pausa será fundamental para o futuro da banda. “Quando a gente voltar, a gente vai voltar com um frescor inestimável, que não seria possível sem essa pausa”, afirmou.

Continua após a publicidade

O músico também relembra com nostalgia os primeiros shows da banda, realizados em locais inusitados e com condições improvisadas. “Começamos tocando muito na rota entre Brasília, Anápolis, Goiânia, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão Preto, São Paulo e continuando. Depois descendo para o sul até o Chile”, relata. “Fazendo os primeiros shows, que eram passando o chapéu na rua, tocando em troca de comida”, conta ele. Entre os marcos da carreira da banda, o músico destaca o Skate Rock Sessions no Oscar Niemeyer em Goiânia, evento que abriu portas para apresentações em festivais maiores como o Bananada e o Vaca Amarela.

Ao ser questionado sobre a relevância do festival Goiânia Noise, Mateo expressa sua apreciação pela cena independente e os desafios enfrentados para promovê-la. “Há muita resistência ao surgimento de festivais independentes com uma proposta inclusiva e diversa”, observa. Ele destaca que eventos como este colocam Goiânia no mapa da cena cultural do Brasil. “Nosso papel dentro disso tudo é trazer uma diversidade musical, aproveitar a diversidade do público e apresentar um pouco das rítmicas latino-americanas, assim como ritmos de diferentes lugares do país”.

Com uma trajetória marcada pela mistura de gêneros musicais, energia contagiante e uma abordagem única à música, a banda conquistou o coração de milhares de fãs ao longo de sua jornada de 11 anos. O show desta sexta-feira (13) promete ser um tributo emocionante a essa incrível trajetória, enquanto a banda se prepara para uma merecida pausa e um futuro cheio de novas possibilidades e experiências musicais.

Apesar da pausa iminente, a banda está determinada a encerrar essa fase com bastante energia. “Estamos animados, a gente vai fazer agora esse último ano de shows com um tesão gigante a cada show, porque talvez seja a última vez que a gente toca em Goiânia. Eu espero que a galera vá com um tênis bom para pular, uma roupa leve para suar. Estou ligado que Goiânia é quente. Aproveitem do começo até o final. Se entreguem, cheguem pra suar. A gente espera vocês”, concluiu Mateo.

SERVIÇO

Goiânia Noise – Francisco, el Hombre

Quando: Sexta-Feira (13)

Onde: GO-020 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia

Horário: 23h15

Ingressos: bilheteriadigital.com

Veja Também