Aplicativo gratuito mapeia museus de Goiânia e Aparecida

App ‘Fala Sério, aqui tem museu!’ promove diversas iniciativas ligadas ao acesso democrático das instituições culturais goianas

Postado em: 15-04-2024 às 12h10
Por: Letícia Renata
Imagem Ilustrando a Notícia: Aplicativo gratuito mapeia museus de Goiânia e Aparecida
O aplicativo conta ainda com 24 instituições que oferecem Tour 360¬°, possibilitando uma jornada virtual pelo mundo dos museus | Foto: Divulgação

Com o objetivo de  facilitar o acesso e estimular a aproximação da população goiana com as instituições culturais tanto da capital como de Aparecida de Goiânia, foi lançado o aplicativo inédito e gratuito ‘Fala Sério, aqui tem museu!’, pensado especialmente para públicos infanto-juvenil, famílias e escolas, como um instrumento de apoio para que todos possam conhecer e se relacionar com os patrimônios locais.  

Criado em 2015, atualizado em 2020 e relançado em 2023, a iniciativa tecnológica pertence à museóloga Bárbara Freire, diretora da Calíope Projetos e Ações Patrimoniais

Segundo Barbará, os usuários podem acessar nove plataformas diferentes dentro do app, que incluem uma interface dos Museus em Goiás, um Google Maps dos museus, Passaporte Especial de Viajante da Cultura (mapa das instituições culturais e patrimônios culturais locais direcionado às crianças), Museus Virtuais, Exposições Digitais, Apps de Museus e, ainda, o projeto ‘Sábado tem museu’, ação educativa aberta ao público, com sua página de inscrição.

Continua após a publicidade

Além disso, o app traz informações sobre bibliotecas, parques próximos aos museus e edificações do estilo Art Déco representativas da formação da capital de Goiás, proporcionando possíveis roteiros para além das quatro paredes das instituições. 

Apesar de não serem comumente referenciadas por seus museus, Goiânia e Aparecida de Goiânia possuem mais de 105 locais abertos para visitação – todos disponíveis no Fala Sério. O aplicativo conta ainda com 24 instituições que oferecem Tour 360¬°, possibilitando uma jornada virtual pelo mundo dos museus. “Incluímos as várias tipologias de acervo e continentes no mapeamento dos museus virtuais, cibermuseus e exposições digitais para maior representatividade cultural mundial”, reitera a museóloga.

Acessível a todos

O aplicativo ‘Fala Sério, aqui tem museu!’ é gratuito. Atualmente, ele pode ser acessado no site (pwa4.app.vc/fala_serio/home) ou ainda pelo Instagram (@falaserioapp) e, em breve, estará disponível para ser baixado no Google Play.

Um dos pontos mais importantes no desenvolvimento do projeto, segundo Bárbara, foi a busca de estratégias e produtos para acessibilidade e democratização tanto do acesso às informações sobre as instituições quanto do ingresso a essas instituições e patrimônios culturais ligados a elas.

Foram levadas em consideração a acessibilidade aos códigos culturais do patrimônio, como as ações educativas abertas ao público do ‘Sábado tem museu’, e a acessibilidade física, com a disponibilização da informação no aplicativo para o público deficiente físico e de baixa mobilidade. Outra preocupação foi a acessibilidade sensorial, com ações direcionadas para o público com deficiência visual e auditiva, como tradução para libras.

Também foi considerada a acessibilidade cognitiva e informacional, com a utilização de linguagem simples e clara, e, por fim, a acessibilidade econômica e social, com a disponibilização do aplicativo e todos os produtos e serviços ligados ao mesmo de forma gratuita.

Veja Também