Documentário revela a história teatral de Trindade

Produção cinematográfica mergulha na identidade cultural da cidade, destacando o impacto do teatro na comunidade local

Postado em: 17-04-2024 às 10h00
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Documentário revela a história teatral de Trindade
O projeto celebra a arte, cultura e a história local, convidando todos a redescobrir a cidade através do seu legado cênico, e as filmagens serão realizadas neste mês de abril | Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (11), a atriz e produtora cultural Ivone Cruz, deu início às gravações de um projeto cinematográfico inovador. Sob a direção-geral de Rony Guilherme de Deus, o filme em formato de ‘docudrama’ busca explorar a trajetória das artes cênicas na ‘Capital da Fé’.

O projeto, intitulado ‘Teatro e Cultura: Um Olhar Sobre Trindade, Goiás’, promete oferecer aos espectadores uma jornada pela rica história teatral da região. Derivado da tese de mestrado da própria Ivone, o filme é mais do que uma simples produção cinematográfica; é um mergulho na identidade cultural de Trindade.

Trindade foi escolhida como cenário para este projeto por uma série de razões, como explica Ivone. “Primeiro porque eu sou da cidade de Trindade e a cidade de Trindade foi onde eu comecei a fazer teatro, eu tinha por volta de 15, 16 anos”, compartilha . Ela destaca também a importância do teatro na cidade, abrigando o maior grupo de teatro do Estado e um dos maiores do país, além de ressaltar a resistência artística que permeia a região há mais de 34 anos. “Ao explorar as narrativas e as contribuições dessas figuras históricas, o filme irá oferecer uma visão única sobre o impacto do teatro na comunidade local e no seu crescimento cultural”, destaca a idealizadora do projeto.

Continua após a publicidade

A produtora conta que durante as filmagens foi surpreendida pelo trabalho da equipe, especialmente pelo olhar do diretor Rony Guilherme de Deus e do diretor de fotografia José Roberto Salles. Ela ressalta ainda o comprometimento da equipe, que abraçou o projeto desde o início, demonstrando um forte envolvimento e aceitação, e também enfatiza a importância da equipe formada para o projeto, composta por talentos locais e profissionais capacitados, todos engajados em produzir um trabalho de alta qualidade. Essas surpresas aumentaram suas expectativas em relação ao impacto do filme, especialmente considerando a escassez de registros sobre a história do teatro em Goiás. “Eu tenho uma expectativa muito grande que isso vai servir de material para os estudantes universitários”.

Rony, ao falar sobre o processo criativo, explica que a produção vai muito além da simples realização de um filme. Segundo ele, o projeto será de grande contribuição para Goiás. “Estamos sim fazendo arte, porém se trata também de um registro histórico e o legado de um povo. Sabemos de nossa responsabilidade e certamente iremos entregar algo lindo para o povo goiano e para o Brasil”, reforça o diretor. Com o apoio da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás) e do Governo de Goiás, o projeto se beneficia da Lei Paulo Gustavo, garantindo recursos essenciais para sua realização.

Em uma reflexão sobre o papel da arte, especialmente do teatro, na sociedade trindadense, a produtora ressalta a necessidade de um olhar sensível e dedicado para preservar e promover a cultura local. “Eu acho que quando a gente fala de arte, a gente precisa ter um olhar precioso e delicado para este lugar e precisa-se de dedicação”, enfatiza. 

Para ela, a arte é mais do que entretenimento; é uma ferramenta de transformação humana e social. “A arte é especial, é importante na transformação do ser humano. Independente de escolhas profissionais e tudo, a arte, ela vem para colaborar com a evolução humana”, explica.

Além disso, Ivone destaca o papel do Grupo Teatral Desencanto e de seu líder, Amarildo Jacinto Souza, na construção e preservação da história teatral de Trindade. “E não dá para falar do teatro na cidade de Trindade sem mencionar esse grande guerreiro, líder, que é o Amarildo Jacinto Souza”, afirma, reconhecendo a importância do trabalho desses artistas para a comunidade.

“A arte precisa ser divulgada, o teatro precisa ser divulgado e a nossa história precisa ser contada para que novas transformações possam acontecer, novos artistas possam surgir e que a gente possa estar buscando cada dia mais melhorar, evoluir”, conclui Ivone, destacando a importância da continuidade desse legado cultural para o crescimento da comunidade trindadense.

Veja Também